O ano de 2023 foi um ano como qualquer outro para a sociedade. Uns perdem, outros ganham. São os movimentos da vida humana. E isso tem que ser entendido, aceito e respeitado. As dores precisam ser enfrentadas e as vitórias celebradas. Assim, a virada de ano significa apenas um momento para reflexões, eis que tudo segue adiante, conforme o plano do Criador.
Mas isso não quer dizer que devemos nos conformar com o que acontece ao nosso redor. Pelo contrário, devemos ser agentes de mudança, buscando sempre melhorar a nós mesmos e ao mundo. Devemos fazer bons planos, pensar coisas boas e agir com bondade. Isso pode ajudar a melhorar nossa performance e produção em 2024.
O ano novo é uma oportunidade para renovar as energias, traçar metas e buscar a felicidade. É um momento de agradecer pelo que temos, pelo que somos e pelo que podemos ser. É um momento de sonhar, de criar e de realizar. É um momento de esperança, de fé e de amor.
Que em 2024 possamos viver cada dia com intensidade, com alegria e com gratidão. Que possamos superar os obstáculos, aproveitar as oportunidades e celebrar as conquistas. Que possamos ser mais humanos, mais solidários e mais felizes.
Feliz 2024!
Solidariedade
Quero me solidarizar com todas as famílias que perderam membros durante este ano. Algumas melhor compreendidas, já que sabemos desde sempre que somos finitos, outras, no entanto, muito prematuras e inesperadas, causando muita dor e sofrimento aos que ficam. Lamento muito pelas suas dores e desejo que Deus os tranquilizem e fortaleçam.
Celebração

Particularmente vivo um momento ímpar de felicidade e realização. 2023 ficará marcado pela chegada do meu neto Matteo Capeletti, em 26 de agosto. Matteo é luz, é esperança, é renovação e muita alegria. Matteo nos completa e é um sinal claro de Deus sobre tudo o que está dito nos dois tópicos anteriores desta coluna.
Aos seus pais, Marcelo e Diuliane, meu reconhecimento: são os melhores pais que o Matteo poderia imaginar. Eu e a Ivanir tentaremos ser os melhores avós! A dinda Katy, e o Rafa, com certeza darão o seu melhor como tios. Matteo faz bem a todos! Com a publicação desta foto desejo muita convivência em família a todas da audiência do Jornal Integração.
Veículo comunitário
Aqui no Jornal Integração tivemos um ano muito produtivo. Ajudamos muita gente e nos mantivemos fiéis ao nosso propósito de promover a integração entre Gramado e Canela, com solidariedade e desenvolvimento organizado. Ainda precisamos explicar a alguns que é um projeto comunitário, não filantrópico, mas não podemos nos queixar, pois de modo geral estamos sendo muito bem compreendidos.
Extraordinário
2023 foi o ano em que completamos vinte anos de jornada, em 06 de março, dia em que fizemos um jantar com muitas homenagens na Recreio Gramadense, com show de Thedy Corrêa (Nenhum de Nós). Além deste realizamos mais quatro eventos importantes, dois para o Seleção JI, com mais de 500 jantares cada um, o Jantar das Supermulheres e a novidade do ano, o Congresso para Vereadores e Assessores, cuja segunda edição está prevista para abril. E preparamos muita coisa para 2024. A peteca não pode cair.
Somos todos digitais
Há alguns anos escrevi sobre esta questão. E cada vez mais isso se torna realidade. Alguns relutam um pouquinho mais, mas quando veem, também estão envolvidos e dependentes da tecnologia. E mais do que dependentes, usufruindo-a. Em 2023, quando achávamos que já estava sendo explorada ao máximo é que mais e mais oportunidade surgiram. A Inteligência Artificial remonta aos anos 40, é verdade, mas a forma de utilização vem sendo aprimorada a cada dia. Portanto, minha sugestão aos leitores e toda a audiência do Integração é que não resistam.
O que esperar de 2024
De modo geral aposto em um ano mais tranquilo do que foi 2023, 22, 21 e 20. A pandemia sucedida por uma eleição presidencial nos prejudicou economicamente. Como a pandemia fica cada vez mais distante, e as guerras se acomodam, acredito que a economia mundial tende a se ajeitar. No Brasil, mesmo com um governo gastador, com 40 ministérios rasgando dinheiro, a aceitação ao que se tem gera calmaria. Por isso tudo é que teremos uma economia ativa em 2024. Claro, se não surgirem novos episódios.
Eleições de 2024
Temos que ter em mente as eleições municipais que ocorrerão em 5 de outubro. Em geral, elas afetam menos a economia, mas como estamos em um ambiente turístico, o movimento pode ser afetado naquela semana. Fora isso, o ano eleitoral municipal não tem gerado dificuldades extras. Pelo contrário, os agentes políticos tendem a dar respostas mais rápidas do que em outros anos.
Sociedade

Com a foto deste homem, eu gostaria de homenagear todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, se esforçam para melhorar a vida dos outros. Nestes momentos especiais, como o Natal e o Ano Novo, percebemos melhor quantas pessoas dedicam parte do seu tempo e dinheiro para levar um pouco de alegria a quem tem menos. Recentemente, fui até a casa do Sr. Pedro Góis para retirar os panetones que ele me vendeu. Sua garagem estava repleta deles. Pilhas de solidariedade!
A generosidade e a compaixão são valores que nos unem como seres humanos. É inspirador ver quantas pessoas dedicam seu tempo e recursos para ajudar os outros. O Sr. Pedro Góis é um exemplo de alguém que faz a diferença na vida das pessoas. Sua garagem cheia de panetones é um testemunho da sua generosidade e solidariedade. Que possamos seguir o exemplo dele e fazer a nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor.
Sobre seu carro novo (BYD Song), 100% elétrico, ele nem iria me falar, se não pergunto. Parabéns Pedro, e todos, que Deus lhes dê em dobro o que fazem pelos outros.