Uma denúncia chegou até a redação do Jornal Integração, de moradores da Rota Panorâmica, principalmente na Linha São João e arredores onde estava ocorrendo algazarras, rachas e consumo de bebidas alcoólicas na rodovia. Publicado na edição e em contato realizado pela nossa reportagem a Brigada Militar (BM), prontamente os policiais no final de semana passado, fizeram uma vistoria na via. Barreiras foram formadas e alguns flagrantes constatados, como dirigir sem carteira de habilitação e motocicletas recolhidas, entre outras irregularidades.
A força da Brigada Militar
Este caso é mais um exemplo onde tem polícia, independente do tamanho do delito que alguém está pensando em fazer, já desiste ao enxergar a viatura e os policiais com a farda da Brigada Militar. Neste caso específico, alguns irresponsáveis foram surpreendidos pelos brigadianos que estavam lá para cumprir o seu dever de garantir segurança para quem transita na região. Aliás…com a presença da BM, uma pessoa que reside na região mencionou: quem dirige um determinado carro rebaixado de cor laranja, não se encorajou de transitar pela via e foi visto parado na frente do Cemitério de Canela na tarde de sábado (13).
Pesquisa salarial
O Sinditur Serra Gaúcha, sindicato que representa os proprietários de hotéis e restaurantes estará realizando uma pesquisa salarial para avaliação de mercado. Um dos principais objetivos é apurar e analisar as práticas do mercado geral de mão de obra para as áreas hoteleira, gastronômica e entretenimento na Região das Hortênsias. A pesquisa conforme comunicado é a cada dois anos. Lembrando que o salário base do trabalhador da hotelaria e gastronomia de Gramado é de apenas R$ 1.715, já Canela é R$ 1.723,58, o que é muito baixo pelo custo elevadíssimo de vida que é na região. Se falta mão de obra, uma simples solução é pagar mais aos colaboradores, pois os valores em muitos lugares que são cobrados para fazer turismo, independente da área estão muito elevados.
Baita dupla

Duas jovens lideranças vêm se destacando com seus trabalhos e merece ser destacado. Ana Carolina Benetti, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e Rodrigo Callais, que preside o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia de Gramado, estão fazendo valer com que os associados participem da vida sindical. A principal delas é o fortalecimento da classe trabalhadora na garantia dos seus direitos, além de benefícios médicos e orientações jurídicas, entre outros. Além destas funções, ambos estão ganhando visibilidade estadual. Ana Carolina é coordenadora Regional Vale do Rio Sinos Serra e recentemente assumiu cargo como 2ª Secretária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). Já Callais, é vice-presidente da Federação dos Empregados em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RS e secretário Estadual de Políticas para a Juventude Trabalhadora da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). Fala-se muito em renovação na política, tanto Canela quanto Gramado merece ambos participando efetivamente com funções tanto em alguma Câmara de Vereadores ou Prefeitura.