InícioColunistasHomenagem à Pátria

Homenagem à Pátria

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma lástima que o desfile de Gramado não saiu. Tudo bem que o tempo não estava aquelas coisas, mas as crianças que estavam preparadas se frustraram, com certeza. Faltou um pouco de boa vontade, também! A vereadora RosiEcker Schmitt também lamentou o caso na sessão de ontem à noite e sugeriu que o próximo seja planejado em espaço coberto, qual seja a ExpoGramado. É uma boa sugestão na medida que a nossa região apresenta muitos dias úmidos. A ideia foi compartilhada pela vereadora Manu da Costa, de se chover, transferir para lá o desfile.

 

Lista de espera

 

O vereador Volnei da Saúde lamentou mais uma vez na tribuna sobre o atendimento na áreada saúde. Segundo ele há casos em que a fila de espera passa de um ano para cirurgias. Volnei da Saúde também se referiu ao aluguel da Escolinha JullitaTissot (Lago Negro) ao custo de aproximadamente R$ 20 mil ao mês. Segundo ele o local tem 120 vagas e somente 86 estão sendo usadas, enquanto a Prefeitura está pagando um valor “bem alto” em escolinhas particulares e segue com fila de espera com cerca de 150 crianças. Já o vereador Bira falou sobre diversas dificuldades que estaria enfrentando a Escolinha Presidente Getúlio Vargas do Bairro Avenida Central e pediu urgência da Secretaria de Educação na resolução. Faltam professores no educandário.

 

Saúde sem programas

 

O vereador Dr. Ubiratã (Bira) fez um apanhado de como entende a área da Saúde em Gramado atualmente. Segundo ele, em detrimento que o município investe alto, chegando a R$ 24 milhões nos primeiros quatro meses do ano, oferece pouco em troca. Para ele, faltam programas e projetos para diminuir a mortalidade infantil, as cesarianas, para a vacinação, de auxílio a idosos, de combates de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Para ele também é preciso uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e um posto 24 horas. Sugeriu mutirões para diminuir as filas de cirurgias e exames. “Fila zero, agenda livre”, defendeu.

 

Everton Michaelsen

 

O emedebista falou do sorteio das 140 famílias que ocuparão o Loteamento Carazal, feito na noite de sexta-feira, dia 13. Lembrou que havia cerca de 400 pessoas na expectativa. Para ele isso demostra a importância desses loteamentos, principalmente em uma cidade com o aluguel tão caro. Segundo ele se informou na Prefeitura, existem área que poderiam ser utilizadas para o fim, junto ao loteamento Celita e entre o Quilombo e Linha 28. E, conforme disse, há recursos disponíveis para estas famílias construírem pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Nem tudo são flores

 

Na sessão decentralizada para a sede do CTG Manotaço, segunda-feira passada, dia 16, a vereadora Manu da Costa denunciou sobre o processo de seleção dos contemplados. Segundo ela, tem até um jovem solteiro de menos de 30 anos que alcançou uma.

Ontem, o vereador Luia comentou que muitos dos 140 contemplados já estão preocupados, pois estiveram na Caixa e estão com problemas no SPC e SERASA, impossibilitados de obter crédito para construir. “Me parece que esse vai ser um problema muito grande. Não um ou outro caso, são muitos”, concluiu.

 

Manu da Costa

 

A vereadora trouxe à tribuna, ontem, o caso da Escola Estadual Davi Canabarro, Bairro Jardim, uma escola modelo, mas que está com seríssimos problemas estruturais, de longa data. Acho que todos os vereadores e nós do JI já estivemos lá verificando e trazendo o problema à tona, mas a solução não chega. Para a vereadora está na hora de o Município tomar uma atitude. “Peço ao Executivo e aos colegas vereadores em buscar junto ao Estadoa solução, mas enquanto isso não ocorrer o município não pode se furtar”, disse ontem à noite. 

 

Professor Daniel

 

Sobre a Davi Canabarro, o vereador Professor Daniel citou que já está com o assunto encaminhado. Segundo ele há recursos, há rubrica, mas há também entraves burocráticos que estão fazendo a resolução demorar, mas espera que logo logo isso aconteça. Ontem à noite os vereadores aprovaram lei criando a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, proposto pelo vereador Professor Daniel. Assim, após a sanção do prefeito Fedoca, conforme a lei, deverá ocorrer anualmente, iniciando sempre no dia 21 de setembro, por ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

 

Rafael Ronsoni

 

Empossando o vereador Luia segundo secretário da Mesa Diretora o presidente Rafael Ronsoniconcluiu que a Casa segue “firme e forte e com muitos projetos importantes ainda até o final do ano. Nos aguardem, até o final deste mandato”. Ronsoni também se reportou a uma audiência que teve com governador do Estado, Eduardo Leite, juntamente com os vereadores jovens. Com a autoridade máxima do Estado reivindicaram o acesso a Várzea Grande (um trevo descente) e para o Bairro Jardim. “Outros contatos já foram feitos mas não resolveram e agora é direto com o Governador, se ainda não resolver talvez tenhamos que trancar a rodovia”, comentou.

 

Medalha Farroupilha de Gramado

 

Os vereadores aprovaram, também ontem à noite, projeto da vereadora RosiEcker Schmitt, criando a Medalha Farroupilha de Gramado. O objetivo da edil é estimular e homenagear cidadãos com relevante envolvimento com a tradição Gaúcha.

 

Outro projeto sugestão de Rosi

 

A vereadora encaminhou ao Executivo sugestão de projeto obrigando a empresa do transporte coletivo da cidade a criar um meio digital de acesso aos horários previstos de chegada e saída e os itinerários dos ônibus, bem como a exata localização geográfica de cada veículo em trânsito e, ainda, dar a opção ao usuário do transporte coletivo de adquirir, de forma digital, bilhete de vale transporte. A ideia da vereadora é muito boa. Porém, lembro que a empresa não tem nenhuma garantia de tempo, não tem contrato com o Município. Pois, passa governo e entra governo e não se faz uma licitação, dando a ela, através disto, condições de se planejar a curto, médio e longo prazo.

 

Nossa Rua Coberta 

Aproveitando a presença do Secretário de Turismo na sessão de ontem à noite, o vereador e presidente da Câmara, Rafael Ronsoni, soltou o verbo sobre as calçadas da cidade e especialmente sobre a Rua Coberta. Ele mostrou fotos do estado em que se encontra o ponto turístico mais desejado de Gramado e classificou como “vergonha”, seu estado. Se pelo menos tivesse pego um cone novo. Ou jogado um tapete vermelho em cima. Né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido