Neste domingo, dia 15, Gramado completa 70 anos de emancipação político-administrativa. O Jornal Integração acompanha esta linda história há quase 23 anos e testemunhou o município se transformando no que é hoje. São 70 anos em que muitos deram o melhor de si para fazer um belo município, mas foram nestes últimos 23 anos que a transformação foi mais rápida. Numa comparação quase tosca, diria: quando chegamos aqui, a viagem até Canela e de volta demorava o tempo que um automóvel desempenha. Hoje? A estrada entre Gramado e Canela se transformou em uma avenida, um shopping. A Borges ainda era só a Borges.
Lembro que, nos primeiros anos do Integração, a prefeitura ainda buscava empresas do setor calçadista, pensando na mão de obra que havia sido formada e deixada pela Ortopé. Até algumas vieram, mas já não era mais hora para isso. O setor de serviços paga um pouco mais, mas também exige mais, é verdade. Fim de semana é dia de são pega para o turismo.
E vêm novos desafios. Gramado não pode piscar o olho. Penso que, daqui em diante, a evolução será cada vez mais rápida. Apenas com os projetos já no radar, uma nova transformação está por vir. E o grande desafio é a mão de obra para tudo isso. Já temos empreendimentos que não conseguem completar os times. É preciso pensar e agir em habitação.
Amanhã, publicaremos um Caderno Especial contando um pouco desta linda história de Gramado. Também vamos publicar um vídeo documentário com os principais episódios destes 70 anos
Acessos a Vila Oliva serão feitos pelo Estado
No encontro do ‘ecossistema do turismo regional’, que reuniu 21 municípios e foi promovido pela Sicredi Pioneira na última segunda-feira, em Nova Petrópolis, participaram dois secretários municipais de Caxias do Sul para falar sobre os aeroportos do município, e o diretor do aeroporto de Canela, Odone Bizz. Em relação a este último, não há novidades, pois tudo foi atualizado há poucos dias.
Sobre o Hugo Cantergiani, o aeroporto municipal de Caxias que utilizamos atualmente, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, informou que há 10 milhões do orçamento municipal destinados a investimentos em infraestrutura em 2025, especialmente no terminal de passageiros. Ele destacou as mudanças que o empreendimento sofreu quando o Salgado Filho fechou devido à enchente de maio.
Já a secretária de Planejamento, Margarete Bender, falou sobre o aeroporto que está sendo construído em Vila Oliva. Segundo ela, os projetos ambientais e de instalação estão aprovados, e há recursos disponíveis para a construção das pistas (170 milhões), mas faltam detalhes na Secretaria de Aviação Civil para que os editais de contratação possam ser lançados. Sua expectativa é de que isso aconteça a qualquer momento. Margarete destacou que as estradas de acesso ao novo aeroporto estão sendo estadualizadas e, assim, o DAER fica responsável pelo asfaltamento e manutenção. São três vias principais: a que liga à Rota do Sol e Caxias do Sul; a que liga a Gramado; e a que leva a São Chico, por Lajeado Grande.
A título de curiosidade, a área total desapropriada para o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha é de 445 hectares, e a pista de pouso e decolagem terá 2.200 metros de comprimento por 30 metros de largura.

Sandro Schmidt, vice-presidente do Sindilojas, o presidente da Sicredi, Tiago Schmidt, Hilário Krauspenhar (SKY Hotéis) e Guido Thiele, presidente do Sindilojas Hortênsias, no evento da Cooperativa, segunda-feira em Nova Petrópolis

O gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, e presidente do Contur, Daniel Hillebrand, aproveitou a ocasião para atualizar a conversa com o seu vice e sucessor no Contur, secretário de Turismo de São Chico, Rafael Castello Costa

Margarete Bender disse que o Estado vai cuidar dos acessos para o aeroporto de Vila Oliva e que a licitação para a construção das pistas está na iminência