Todo político pensa em progredir, entra como assessor, vereador, depois vice e quer ser prefeito, deputado, Governador, presidente da República. Tem que ser assim. Pais capitalista e livre permite sonhar. Como sabemos a democracia custa caro, mas permite aquilo do que quase nunca nos damos conta, mas é o que nos mantém vivos e alegres: sonhar. Sonhar é algo que só povo livre pode. Os demais têm um único sonho: o de ser livre um dia. Estas coisas que parecem triviais, mas não são, vez que outra caem no esquecimento.
Ascenção
Subir na vida, no entanto, atrai a ciumeira e a especulação. Na vida privada a primeira coisa que bisbilhotam na vida de quem se dá bem é se não é traficante. ‘Aquele negócio não pode ser o financiador de tudo isso’.
Na vida política o cara vira ladrão, comprador de voto e tudo mais. Não tem vida fácil para bem-sucedidos.
Inimigo na trincheira
O caso Rafael Ronsoni é um daqueles que chama muita atenção em Gramado, e que serve de exemplo. Saiu julgamento sobre dois processos que enfrenta, na semana passada, dia 14. Um deles data de 2011 e o outro de 2013. Antes mesmo do Jornal saber da sentença seus companheiros de partido começaram a bisbilhotar sobre se o Integração daria a matéria. Muitos mesmo, estavam de olho. Só companheiros, no entanto. Nenhum membro de outro partido chamou o colunista, só pessoas próximas.
Não há porque não publicar
Um processo, quase sempre, já é público. Portanto não faz sentido não repercutir. A sentença completa pode ser lida por quem quiser. O Jornal Integração nunca se omitiu em dar publicidade a estes fatos, nem quando envolviam, ou envolvem, os prefeitos, ex-prefeitos ou quem quer que seja. No caso em tela, as condenações contra Rafael Ronsoni referem a eventos ocorridos em 2011 e 2013, e foi o mais votado desta eleição, mais do que dobrando o número de votos em relação a 2020. A urna em que menos foi votado foram nove votos. E, em nenhum dos casos, consta que tenha se favorecido pecuniariamente, o que o Juízo coloca são questões de formalidade, de legalidade. Tipo, mandava brita para alguém particular, não cobrava em dinheiro, mas sugeria que lhe votassem. Na sentença não consta fato novo, logo, trata-se de questões que a sociedade já conhecia e mesmo assim, entende que ele é merecedor dos votos. Então, quem sou eu?
Segundo Turno
Neste domingo ocorre o segundo turno da eleição para aqueles municípios com mais de duzentos mil votos. No RS são cinco municípios: Porto Alegre; Canoas; Santa Maria; Pelotas e a nossa vizinha Caxias do Sul.
Palpiteiro
Em Porto Alegre vence o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que concorre com a Maria do Rosário (PT). Em Canoas vence o candidato do PL, Airton Souza, que concorre com Jairo Jorge (PSD). Em Pelotas vence Marroni (PT), contra o candidato do PL, Marciano Perondi. Em Santa Maria vence Rodrigo Decimo (PSDB), contra Valdeci Oliveira (PT).
Em Caxias do Sul o atual prefeito Adiló se reelege em cima do Scalco, do PL. O vice de Adiló é o Néspolo, que foi secretário de Turismo e presidente da GramadoTur aqui em Gramado, durante o mandato do Fedoca (2017/2019).
Participação
Gramado e Canela estão participando da fotografia das autoridades do Estado. Canela até recentemente tinha o Adjunto da Casa Civil, com Gilberto Cezar e Gramado está com o Secretário de Comunicação, o Caio Tomazelli e o diretor da Secretaria de Turismo, Rafael Carniel de Almeida. Caio pode ser colocado como um dos homens fortes do Governador Eduardo Leite, sempre próximo, acompanhando e orientado a parte de comunicação, tão relevantes nos governos.
Novo Joaquina
A prefeitura está convidando a população para conhecer o projeto de revitalização do Lago Joaquina Rita Bier. O evento será na próxima quarta-feira, dia 30, às 14 horas, no Auditório da Prefeitura. Aparentemente nem a água será mais a mesma.
El Fuego, 30 anos
Quero deixar meus parabéns ao empresário Julinho Cavichion e sua família pelos 30 anos do El Fuego, comemorados quarta-feira, 23 de outubro. É um dos empreendimentos da família também gestora da rede Mammamia e até recentemente do Chocolate Caracol.
Na foto, Julinho, a esposa Patrícia e os filhos Lorenzo e Pablo.