Entrevista com Tolão
Nesta quarta-feira, durante o programa Manhã com Informação, entrevistamos o secretário de Educação de Canela, Gilberto Tegner, o Tolão. Eu farei uma matéria sobre o que falamos a respeito da Secretaria para publicar na próxima edição. Hoje quero fazer referência aos assuntos políticos que também abordamos nessa conversa.
Começo enfatizando dois detalhes: o primeiro é que existe uma sintonia muito boa entre o Tolão e o Constantino e o segundo é que Tolão quer ser prefeito de Canela. Ele já buscou isso e vai buscar novamente, resta saber se em 2020 ou 2024. Pela interpretação da coluna, ficou muito claro que Tolão gostaria de manter a parceria com o atual governo, mesmo como secretário, mas se for de vice melhor ainda. Claro que vai depender do seu partido querer o mesmo. Caso o PDT opte por encabeçar chapa ano que vem, fará isso sabendo que o embate eleitoral será ainda mais difícil que o último. Exponho algumas frases ditas durante a entrevista:
“Eu tenho pretensões e o partido investe no meu nome. Eu sou leal ao partido, mas eu também faço parte de um projeto e respeito esse projeto”.
“O PDT vai ter que construir sim um protagonismo e vai buscar esse protagonismo com negociações, com respeito, logicamente que a preferência de conversa é sim com o atual governo”.
“O estar pronto para a eleição pode ser estar pronto para ser parceiro na eleição”.
“O prefeito não quer falar de sucessão em 2019, mas ali na frente haverá um momento que vamos ter que conversar”.
“Para a continuidade de um projeto, é lógico que a preferência é do prefeito Constantino e se houver um acordo com o prefeito Constantino é a pessoa pra quem eu abro mão e posso, inclusive, nem fazer parte da chapa se assim o PDT entender, apesar que eu tenho sim interesse em ser candidato”.
“E lá no PDT tem uma coisa, é tudo no voto, por mais que eu diga que abro mão isso vai depender de um acordo entre PDT, MDB, PSDB”.
“O PSDB tem o vice-prefeito e eu não posso desconsiderar a figura do Gilberto Cezar”.
“Canela vive um momento histórico que pode ser rompido se a gente não tiver maturidade política”.
“Pode haver uma ruptura total que eu não quero que aconteça e eu estou cansado de juntar os cacos. Minha vida política inteira foi de tentar unir”.
Pelas trilhas de Canela
Nossa cidade é um destino de peso na mente dos trilheiros gaúchos. O evento realizado pela equipe Mato ou Morro, que teve sua 7ª edição semana passada, está consolidado entre os principais e mais visados do estado no segmento off road. Ítalo Veeck, que é um dos organizadores da aventura, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana para expor algumas informações e alguns números que confirmam a grandiosidade do evento.
Durante a sessão ele revelou o desejo da equipe em incluir a trilha e o desafio off road no calendário de eventos de Canela para estar na lista oficial do município. É legítimo o pedido e esta coluna faz coro para que isso aconteça o mais breve possível.
Viação Canelense
Na sessão desta semana, o vereador Leandro Gralha (MDB) fez duras críticas ao serviço de transporte municipal feito pela Viação Canelense. “Até quando essa porcaria desse serviço vai continuar na nossa cidade? Prefeito, o senhor tem que tomar alguma providência. Há anos a gente vem reclamando, reclamando, e o serviço de péssima qualidade. É só andar de ônibus pra ver que aquilo ali é uma porcaria de um serviço. E na colônia? Aquele povo lá embaixo está esquecido. Deixo aqui o meu repúdio a esse serviço e pedir que se faça uma licitação para termos um transporte de melhor qualidade”, pronunciou.
Recolhimento de lixo
Leitor do Integração enviou vídeo para a redação do jornal reclamando do recolhimento de lixo na rua Francisco Albuquerque Montenegro, no bairro São Luiz. Ele se queixa que os garis não levam todas as sacolas da lixeira. O vídeo foi gravado na volta do meio-dia desta terça-feira e está postado lá na página do jornal no Facebook. O recolhimento de lixo, inclusive, foi assunto abordado pelos vereadores na tribuna da Câmara essa semana.
MDB faz encontro amanhã
Amanhã à tarde, no diretório do MDB (Amarelão), ocorrerá a convenção do partido para escolha dos novos líderes. Vilmar Santos deve ser escolhido para presidir o partido em Canela e Osmar Bonetto, atual presidente, deve assumir como vice de Vilmar. O encontro começa às 13h e se estende até as 16h30.