Terça (8), o Projeto Engrenagem Criativa mostrou o novo Mapa do Imóvel, na Avenida das Hortênsias, 4201. Ficou um espaço maravilhoso, muito detalhado, bem ao estilo de Gramado. Destaque para o casal Marco Tondolo e Carolina Pedroso que conduz a empresa: jovens, talentosos e lindos, claro. Sabem montar um time vencedor. Parabéns e que as conquistas continuem. Quem quiser assistir a live está na página do Jornal Integração do Facebook.
Vindima e Gramado In Concert
Eventos que mantém a baixa temporada com o mínimo de movimento, com potencial de crescimento a ponto de aos poucos encobrir estes primeiros dois meses do ano. Ainda que a preferência da época sejam as praias, há turistas suficientes para manter a região “fria” bem cheia, também. Gramado faz muito bem e o destaque desta vez fica para a Rosa Helena, secretária de Turismo e presidente da GramadoTur, que pensou os dois eventos. Trabalhando dá!
Encontro de Rural

É amanhã em Nova Petrópolis, com 166 inscritas. A reunião é na Rua Coberta e Praça das Flores, mas certamente as relíquias serão vistas por toda a região. Vai ter até passeio, saindo às 14h em direção a Picada Café, pela BR 116.
Aeroporto da Serra
Mais um passo importante antes de decolar. Esta semana foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Caxias do Sul e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para elaboração de estudos e análise estratégica do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. Todos os detalhes, como a estrada de Caxias a Vila Oliva e da Vila Oliva até Gramado. O prefeito Nestor esteve lá acompanhando e o senador Luis Carlos Heinze segue sendo o capitão… Ele voltou a afirmar a importância do aeroporto para a região, que há recursos federais para a construção, mas que estes acessos dependerão de investimento privado.
UCS completa 55 anos
A Universidade de Caxias do Sul completou 55 anos ontem, 10 de fevereiro. Uma história em andamento, sendo escrita por cada vez mais pessoas – acadêmicos, egressos (mais de 117 mil já formados pela instituição), professores, pesquisadores e trabalhadores da educação. Uma trajetória de dedicação ao ensino, à produção e à difusão do conhecimento, conectados ao desenvolvimento social. A marca da UCS está presente tanto no dia a dia quanto na memória regional.
Dados econômicos de Caxias do Sul
Apesar de o último mês do ano se encerrar em queda, a economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 5,5% em 2021. A indústria, apesar das dificuldades enfrentadas com o desabastecimento de alguns insumos e alta de preços, apresentou o melhor resultado do período, crescendo 19,8%. O comércio (-8,7%) e os serviços (-12%), porém, sofreram mais os impactos das restrições causadas pela pandemia e fecharam o ano em queda.
Empregos – O ano de 2021 se encerrou com um total de 153.142 postos de trabalho em Caxias do Sul, um estoque muito próximo do registrado em 2017. De janeiro a dezembro do ano passado, foram criadas 7.969 vagas, um crescimento de 5,5% sobre 2020. Indústria e serviços foram os setores que mais contrataram no período.
Comércio internacional – Outro dado apresentado pela CIC Caxias foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 10,2%, enquanto as importações cresceram 0,5% em 2021. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse uma queda de 38,6% no ano passado. Em 2021, os principais destinos das exportações caxienses foram Estados Unidos, Chile, Panamá, Congo, Argentina, Uruguai, México e Peru. E os principais países de origem das importações foram China, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Japão.
Integração da Região
As obras para concluir a BR-285, no trecho entre São José dos Ausentes e a divisa com o estado de Santa Catarina, já têm início confirmadas. Em reunião com o superintendente regional do DNIT-RS, Hiratan Pinheiro da Silva, e o diretor da Planaterra, empresa responsável pelo projeto e pela execução, Gerson Dias, nesta quinta-feira, 10, o deputado Carlos Búrigo (MDB) recebeu a confirmação de que os estudos e o projeto estão caminhando para a fase final, e os trabalhos no local estão programados para começarem ainda no primeiro semestre de 2022.
A obra tão importante e complexa, com a pavimentação dos 8km e a construção de uma extensa ponte, irá mudar a realidade das comunidades impactadas. Além do acesso direto à Serra catarinense, a conclusão da 285 permitirá a criação de um corredor bi oceânico, impulsionando a economia de diversas regiões, fomentando o turismo e melhorando a infraestrutura logística.
“Acompanho todo o processo desde 1997, quando fui prefeito dos Ausentes, e hoje comemoramos esse grande passo. É mais uma conquista alcançada a muitas mãos”, ressaltou Búrigo.
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]