Embaralhado

Tempo de leitura: < 1 minuto

A entrada do PL na disputa pela prefeitura de Canela aumenta a temperatura do pleito. A decisão de Erni e Carmem veio no sábado, influenciada pelo que aconteceu na sexta em Porto Alegre quando ambos almoçaram lá, em um encontro de direita, junto com o ex-presidente Bolsonaro, que os incentivou a concorrer.

Publicação

Sábado o pré-candidato a prefeito decidiu tornar pública sua decisão e chamou o Jornal Integração para fazer isso. E de fato foi a notícia do final de semana. Postamos sobre a convenção do PSDB e do PDT, mas a que mais obteve reações foi a do Erni, o que é natural, pois foi uma novidade, que até nem era esperada, enquanto a do Gilberto Cezar foi apenas uma confirmação do que já estava previsto e preanunciado.

Diplomacia

Entre os comentários de boas-vindas à candidatura do PL, um chama atenção. Vem do pré-candidato do MDB Marcelo Savi. “Marcelo Savi; Parabéns DEUS ABENÇOE nesta caminhada”. Bem legal a atitude do emedebista, principalmente porque ele aguardava a Carmem Cramer para sua vice e além disso não acontecer tem mais um concorrente.

MDB faz 40%

Agora, se é verdade que o MDB faz 40% dos votos, sem fazer campanha, pode residir aí a boa reação de Marcelo. Em mantendo a média da sua votação desde a eleição de 2004, quanto mais candidatos, melhor para ele, pois, lá pelas tantas, este percentual pode ser suficiente para ganhar a eleição.

PP, PL e PT

A princípio teremos três candidaturas além das duas que aparentemente tem potencial para polarização. Logo, nesta conta do MDB, se estes três juntos fizerem 10% dos votos, quem se elege é ele.

Marcelo não tem vice

Enquanto isso a saída do PL como possível aliado do MDB muda o rumo da busca por um vice. Até meio desta tarde não havia nada decidido. Pode ocorrer de o MDB vir com chapa pura. A ex-vice prefeita, Lesli Oliveira, é uma possibilidade. O vereador Jonne também está no estudo. O PSD tem sua convenção, quarta, dia 31 e até lá, esta questão deverá estar decidida.

Dupla de “G”

A dupla GG foi confirmada nas convenções de sábado do PDT e PSDB. Gilberto Cezar e Gilberto Tegner estão confirmados. O Jornal Integração esteve lá e conversou com os dois. Quem não viu, vai lá no Face do JI e assiste. Vale muito a pena.

Coligação tem seis partidos

Na conversa que tivemos com o Gilberto Cezar ele deixou entender que há negociação aberta para mais adesões à sua coligação. Antes de conversar com ele, entrevistamos o deputado Federal, Lucas Redecker. Este falou que “em alguns municípios”, PSDB e PT estarão coligados. Seria possível o PT vir para a coligação onde já está o Republicanos, por exemplo. A princípio PT/PCdoB/PV prometem montar chapa própria.

Renan e Lauro

Em Gramado, a segunda força política corre para completar a lista de 10 candidatos a vereador e azeitar a candidatura a prefeito, com Renan Sartori e Lauro Lovato. O empresário Lauro está um pouco assustado com a ideia de concorrer e o MDB se vira para mantê-lo na chapa. Perguntei ontem ao presidente Cícero da possibilidade de retirar a candidatura, o que rechaçou de pronto “nós teremos candidatos, isso já está decidido”, disse. Ademais, Nestor e Luia serão confirmados pelo PP a concorrer à reeleição, o PL deverá vir com o Carvalho e a Iria, e o PT com Júlio Dorneles, sem vice definido. As convenções destes partidos serão: PL, amanhã, dia 30, PP, dia 03, MDB dia 04 e PT dia 04. Caminha, portanto, para termos 04 candidatos em Gramado.

Boas campanhas

Além desta conta do MDB, o PP e o PL vêm com políticos experientes para a campanha e aparentemente irão tentar uma forma de cair na graça do eleitorado e surpreender. Embora tenham políticos tradicionais, velhos conhecidos do eleitorado, PP e PL têm também alguns componentes que remetem à renovação e que podem vir a encantar o eleitor que está nesta busca. Erni Schäfer foi o coordenador das duas campanhas vitoriosas de Cléo Port, em 2004 e 2012 e foi também candidato a prefeito, ainda pelo PP, em 2016, mas tem a Carmem, sua vice, esta sim, uma novidade absoluta. Da outra parte o PP tem o Cléo, duas vezes prefeito da cidade, que é o marido da candidata Cristina Moura, e que ela chamou de “gurú”. Ela própria, no entanto, é novidade absoluta. Além dela, seu vice é novidade como candidato, mas não da vida pública. Ou seja, as duas candidaturas misturam membros tradicionais e com experiência em campanha, com algumas peças novas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido