Embaralhado

Tempo de leitura: < 1 minuto

A entrada do PL na disputa pela prefeitura de Canela aumenta a temperatura do pleito. A decisão de Erni e Carmem veio no sábado, influenciada pelo que aconteceu na sexta em Porto Alegre quando ambos almoçaram lá, em um encontro de direita, junto com o ex-presidente Bolsonaro, que os incentivou a concorrer.

Publicação

Sábado o pré-candidato a prefeito decidiu tornar pública sua decisão e chamou o Jornal Integração para fazer isso. E de fato foi a notícia do final de semana. Postamos sobre a convenção do PSDB e do PDT, mas a que mais obteve reações foi a do Erni, o que é natural, pois foi uma novidade, que até nem era esperada, enquanto a do Gilberto Cezar foi apenas uma confirmação do que já estava previsto e preanunciado.

Diplomacia

Entre os comentários de boas-vindas à candidatura do PL, um chama atenção. Vem do pré-candidato do MDB Marcelo Savi. “Marcelo Savi; Parabéns DEUS ABENÇOE nesta caminhada”. Bem legal a atitude do emedebista, principalmente porque ele aguardava a Carmem Cramer para sua vice e além disso não acontecer tem mais um concorrente.

MDB faz 40%

Agora, se é verdade que o MDB faz 40% dos votos, sem fazer campanha, pode residir aí a boa reação de Marcelo. Em mantendo a média da sua votação desde a eleição de 2004, quanto mais candidatos, melhor para ele, pois, lá pelas tantas, este percentual pode ser suficiente para ganhar a eleição.

PP, PL e PT

A princípio teremos três candidaturas além das duas que aparentemente tem potencial para polarização. Logo, nesta conta do MDB, se estes três juntos fizerem 10% dos votos, quem se elege é ele.

Marcelo não tem vice

Enquanto isso a saída do PL como possível aliado do MDB muda o rumo da busca por um vice. Até meio desta tarde não havia nada decidido. Pode ocorrer de o MDB vir com chapa pura. A ex-vice prefeita, Lesli Oliveira, é uma possibilidade. O vereador Jonne também está no estudo. O PSD tem sua convenção, quarta, dia 31 e até lá, esta questão deverá estar decidida.

Dupla de “G”

A dupla GG foi confirmada nas convenções de sábado do PDT e PSDB. Gilberto Cezar e Gilberto Tegner estão confirmados. O Jornal Integração esteve lá e conversou com os dois. Quem não viu, vai lá no Face do JI e assiste. Vale muito a pena.

Coligação tem seis partidos

Na conversa que tivemos com o Gilberto Cezar ele deixou entender que há negociação aberta para mais adesões à sua coligação. Antes de conversar com ele, entrevistamos o deputado Federal, Lucas Redecker. Este falou que “em alguns municípios”, PSDB e PT estarão coligados. Seria possível o PT vir para a coligação onde já está o Republicanos, por exemplo. A princípio PT/PCdoB/PV prometem montar chapa própria.

Renan e Lauro

Em Gramado, a segunda força política corre para completar a lista de 10 candidatos a vereador e azeitar a candidatura a prefeito, com Renan Sartori e Lauro Lovato. O empresário Lauro está um pouco assustado com a ideia de concorrer e o MDB se vira para mantê-lo na chapa. Perguntei ontem ao presidente Cícero da possibilidade de retirar a candidatura, o que rechaçou de pronto “nós teremos candidatos, isso já está decidido”, disse. Ademais, Nestor e Luia serão confirmados pelo PP a concorrer à reeleição, o PL deverá vir com o Carvalho e a Iria, e o PT com Júlio Dorneles, sem vice definido. As convenções destes partidos serão: PL, amanhã, dia 30, PP, dia 03, MDB dia 04 e PT dia 04. Caminha, portanto, para termos 04 candidatos em Gramado.

Boas campanhas

Além desta conta do MDB, o PP e o PL vêm com políticos experientes para a campanha e aparentemente irão tentar uma forma de cair na graça do eleitorado e surpreender. Embora tenham políticos tradicionais, velhos conhecidos do eleitorado, PP e PL têm também alguns componentes que remetem à renovação e que podem vir a encantar o eleitor que está nesta busca. Erni Schäfer foi o coordenador das duas campanhas vitoriosas de Cléo Port, em 2004 e 2012 e foi também candidato a prefeito, ainda pelo PP, em 2016, mas tem a Carmem, sua vice, esta sim, uma novidade absoluta. Da outra parte o PP tem o Cléo, duas vezes prefeito da cidade, que é o marido da candidata Cristina Moura, e que ela chamou de “gurú”. Ela própria, no entanto, é novidade absoluta. Além dela, seu vice é novidade como candidato, mas não da vida pública. Ou seja, as duas candidaturas misturam membros tradicionais e com experiência em campanha, com algumas peças novas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido