Fazia tempo que Canela e Gramado não tinham uma projeção de eleições municipais com tanta pluralidade e diversidade de candidatos, partidos e ideias. Cada um com suas convicções acredita ser a melhor opção para as cidades. Nomes conhecidos, outros buscando seu espaço. Claro que ainda podem encurtar as opções de candidatos, pois todos ainda são ‘pré’, mas as convenções municipais realizadas até aqui mostram que os partidos com suas coligações estão dispostos a fazer uma das maiores eleições de Canela e Gramado dos últimos tempos.
Final de semana agitado
O final de semana foi agitado no cenário político. Na sexta-feira (2), a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) confirmou os nomes de Andrei Mendes e Júlio Nogueira como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Esta, em termos de partidos e nomes, está se apresentando como a grande novidade da eleição de Canela. Já no sábado (3), o MDB apresentou Marcelo Savi e Luciano Melo como pré-candidatos a prefeito e vice, buscando a sucessão do atual prefeito Constantino Orsolin. Também no sábado, mas em Gramado, o Progressistas, o que já era esperado, bateu o martelo para a candidatura à reeleição de Nestor Tissot e Luia Barbacovi. No domingo (4), Gramado teve outras duas convenções. Também na Câmara de Vereadores, o MDB confirmou como pré-candidato a prefeito o vereador Renan Sartori e vice Lauro Lovatto. Já na AABB, a Federação Brasil da Esperança (PT e PCdoB) homologou Júlio Dornelles como pré-candidato a prefeito e Gilnei Benetti como vice.
Outros nomes confirmados
Antes das convenções do final de semana, outros partidos já haviam realizado as homologações dos pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Em Canela, o PL tem os nomes de Erni Schäfer e Carmem Cramer; o Progressistas de Cristina Moura e Moisés de Souza; e o PSDB de Gilberto Cézar e Gilberto Tegner, o Tolão (PDT). Já em Gramado, o PL terá Coronel Carvalho e Luci Lodenkamper.
Professor Daniel em todas
O vereador Professor Daniel (PSDB) esteve com a agenda lotada visitando as convenções de Gramado no final de semana. No sábado, estava no Progressistas e no domingo esteve no MDB e na Federação Brasil da Esperança (PT e PCdoB). A política da boa vizinhança e a busca por diálogos com todos, já que os tucanos, de momento, optaram pela independência, liberando seus filiados e candidatos a vereador a escolher quem acreditam ser o melhor para Gramado.
Expectativa de mudanças?
Pelas conversas aqui e acolá e pelas convenções que participei, vejo em Canela o cenário praticamente definido no número de candidatos a prefeito. Ainda que sejam denominados como ‘pré’, tudo indica que os nomes na mesa serão (por ordem alfabética): Andrei Mendes (PCdoB), Cristina Moura (Progressistas), Erni Schäfer (PL), Gilberto Cézar (PSDB) e Marcelo Savi (MDB). Já em Gramado, também por ordem alfabética: Coronel Carvalho (PL), Júlio Dornelles (PT), Nestor Tissot (Progressistas) e Renan Sartori (MDB). Mas no pleito eleitoral gramadense, estou com uma pulga atrás da orelha. Ainda resta esperança por parte do MDB de Gramado em convencer o PSDB e o PL a compor. Esta busca vai até os acréscimos.
Ligação para desistir
Uma figura histórica do MDB tentou fazer com que Júlio Dornelles desistisse de seguir com o projeto para sua candidatura a prefeito de Gramado. O telefone do petista tocou já na noite de sábado, poucas horas antes da convenção da Federação Brasil da Esperança (PT e PCdoB), mas foi negado o pedido. Mas, como eu disse, os emedebistas irão até o final para aumentar a composição política.
União de petistas, comunistas e progressistas
Nas convenções que participei no final de semana, até o momento em que estive presente, pude ver a união de partidários canelenses nas convenções gramadenses e vice-versa. Na sexta-feira, durante a Convenção da Federação Brasil da Esperança de Canela, integrantes do PT e PCdoB de Gramado estiveram no encontro. A cortesia se fez presente no domingo, quando os partidos de esquerda de Gramado realizaram a convenção, e teve a participação de petistas e comunistas canelenses. Já o Progressistas de Gramado teve a presença em sua convenção de diversos dirigentes do partido de Canela.