InícioColunistasDireto da RedaçãoVocê não vale nada, mas eu gosto de você

Você não vale nada, mas eu gosto de você

Tempo de leitura: < 1 minuto
coluna direto da redação

Cada ação gera uma reação. A retirada dos projetos mais importantes do Governo pelo prefeito em exercício por alguns dias, poderia ser estratégia de companheiros se ajudando, se resguardando. Não é o que ocorreu com o que fez Gilberto Cezar nas férias do Constantino, retirando o projeto da permuta do Centro de Feiras e o que criava duas Secretarias.

O que me pareceu é que o vice-prefeito aproveitou a oportunidade para desfazer a imagem junto a sociedade de que é um inútil, que não faz nada, nunca assumiu compromisso, nunca teve coragem de assumir uma responsabilidade. Até ali tudo bem. Como pretende ser prefeito logo ali, fazer essa demonstração é algo necessário, provavelmente. Mas não acho que tenha sido oportuno. Como partícipe do governo, de duas gestões consecutivas, mostrou um completo desalinhamento com o governo. Mostrou um desacordo com o Plano de Governo que assumiu junto com o MDB. E se mostrou desleal, infiel. Se fosse para retirar o projeto, deveria ser em acordo com o prefeito titular, ou deixasse que o Constantino o fizesse na sua volta, que será logo ali, dia 06.

Caindo de maduro

O que fez o vice-prefeito foi um xeque-mate. A relação MDB X PSDB já não era das melhores. Até na Câmara os dois votos já não eram contabilizados de pronto para o governo, e um deles, do suplente Caputo, já era mais de oposição do que governista. Logo, na sua volta, Constantino vai ter de tomar uma atitude. Coisas que vinha adiando, minimizando, agora terá de estancar de vez. Se não fizer isso vai passar vergonha. Trata-se dos dois projetos prioritário do governo que foram retirados pelo vice.

Tá igual fruta madura

Se ninguém colher, apodrece. Se o prefeito não tomar uma atitude bem firme em relação ao PSDB, perde de vez o controle. Seus vereadores na Câmara estão sem motivação para fazer a devida defesa e trazem até maior número de mazelas à tribuna do que a própria oposição. Desde o afastamento de Vilmar Santos o MDB está naufragando. Aquele partido mobilizado, organizado e unido que levou Constantino ao terceiro mandato de prefeito em 2020 com 80% dos votos válidos está em ruínas. Se a reconstrução não iniciar dia 06, primeiro dia da volta do prefeito, talvez não aja mais tempo.

Precocidade

O que se pode imaginar como reação do prefeito, dia 06. Rompe de vez com o PSDB, que para todos os meios e fins é parte do governo, colocando o próprio vice na geladeira até o fim do mandato e devolvendo o secretário Alfredo Schafer para a Câmara de Vereadores. Alfredo está atritado com os tucanos e sairia da sigla de qualquer forma, mas lá na Câmara o Caputo também perde a latinha e terá de esperar até a próxima eleição para pleitear uma nova oportunidade. Além disso, ao que disse Gilberto Cezar, os tucanos só tem 4, ou 5 cargos de CCs.

Oposição não

Alfredo passou a semana em Brasília, ele e o secretário da Fazenda, Luciano Melo. Schafer disse à coluna quarta-feira que não tem porquê ser oposição. Até porque sua relação com o PSDB “já está indo para o saco”. Afirmou que colocou o cargo à disposição do prefeito e que não tem nenhum problema em voltar à Câmara, afastando assim, o suplente Caputo, que está rebelado com o Governo. Sua ida à Câmara seria exclusivamente para afastar o suplente Caputo, já que está bem na Secretaria do Meio Ambiente, e passou até a ser uma espécie de trunfo do governo, podendo assumir outros cargos, como a Secretaria do Turismo.

Féria coletivas

Em entrevista aqui no Integração o vice-prefeito em exercício, Gilberto Cezar, disse que quando chegou na Prefeitura constatou que, além do prefeito que estava substituindo, muito mais gente estava de férias e/ou viajando. Encontrou a Prefeitura quase vazia. Socorro!

Vergonha

Em entrevista aqui no Integração Gilberto Cezar justificou a retirada dos projetos da criação de duas Secretarias e da permuta do Centro de Feiras, sem conversar com o prefeito Constantino, dizendo que foi para evitar ainda maior vergonha, como uma possível ação judicial imediata, suspendendo a tramitação, ou mesmo após a aprovação dos projetos pela Câmara. Sobre o projeto da criação de Secretarias e contratação de CCs disse que já se posiciona contrário há bastante tempo, eis que ouve as ruas, a população. “Precisa uma reorganização Administrativa estrutural, Secretaria por Secretaria, atribuição e função, para que entregue resultado a comunidade. É muito fácil tu vestir um paletó, encher de assessor puxa-saco em volta e não ouvir a comunidade”, resumiu. Sobre o projeto da permuta disse: “Já existia uma recomendação do Ministério Público que terminaria o prazo ontem (27 de março), inclusive ontem era o último dia para retirar o projeto, então a retirada evitou que se transformasse em uma ação civil pública”, esclareceu. Como o prefeito havia retirado a urgência do projeto junto ao legislativo e, portanto, não seria votado antes da sua volta das férias, dia 06 de abril, questionei sobre o porquê de fazer a retirada antes da volta de Constantino ao que respondeu de pronto: “Porque passar mais vergonha”.

Pré-candidato  

Ainda é cedo para falar de eleição. Mas, todos sabemos que Gilberto Cezar não pode mais concorrer a vice e que Constantino tem garantido, inclusive em entrevista ao Integração, que o MDB vai ter cabeça de chapa, logo…

Gilberto Cezar até aqui era visto como alguém sem muita atitude. Dizem que se esquivava de assinar qualquer coisa quando assumia para substituir o prefeito, o que deve ter ocorrido mais de 30 vezes nestes seis anos. Também é fato que nunca assumiu cargo de executivo no município, como uma Secretaria, algo assim para mostrar sua capacidade.

Agora, desta vez, deixa sua marca. Resta ver como será interpretado pela sociedade. Mas a retirada dos projetos da Câmara e a assinatura do edital de licitação para construção do quartel dos Bombeiros são fatos marcantes. E teve até a entrega da caixa d’água no Saiqui, onde gravou e publicou um vídeo dizendo: “Meu trabalho é sério”.

Páscoa em Canela

O que mais chama atenção é a secretária Carla Reis, Turismo, sair de férias neste período. Momento tão turbulento onde os empresários tiveram que tomar a frente e fazer algum movimento para a Páscoa. Assim fica difícil recuperar o entusiasmo e atrair parcerias neste momento de recuperação, tanto da economia que vive o período pós recesso de janeiro e fevereiro, quanto da própria Secretaria após Operação Caritas. Agora, como toda a cidade, os vereadores e demais secretários dão como certa a saída dela da Secretaria, certamente ela não encontrou de fato entusiasmo e apoio para se sentir forte, criativa e proativa.

Transporte universitário

O presidente da Câmara, Jefferson Oliveira, que é motorista da Saúde, que transporta os pacientes que precisam de atendimento especializado, em Caxias do Sul e Porto Alegre, por exemplo, tem uma sugestão para resolver a questão dos estudantes de cursos profissionalizantes fora de Canela. Seria a Prefeitura contratar o transporte através de licitação direta e não mais pelas Associações, que eternamente tem problemas de prestação de contas. Segundo disse, a Secretaria transporta em média 45 pessoas por dia, com 4 carros entres vans e micro-ônibus ao custo mensal que gira entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Daqui a pouco seria uma saída. O que não podemos permitir é que nossos jovens fiquem prejudicados, muitas vezes tendo até que abdicar de buscar uma formação por não ter esse recurso.

PL vem aí

O empresário Erni Schäfer, que concorreu a prefeito em 2016 pelo PP, está montando o PL no município. Nos próximos dias deve iniciar as filiações. Dissidentes de outros partidos como PP, PDT e MDB estão no aguardo. Falei ontem com Schäfer. Ele disse que não tem como assumir qualquer cargo público agora e nem mesmo concorrer na eleição do ano que vem por causa dos negócios, mas que o PL pretende eleger vereadores e concorrer à Prefeitura com candidato próprio, ou apoiar alguém que tenha “projeto e condições” para tocar o município. “Queremos eleger uma bancada legal (vereadores) e para majoritária ainda não temos definição”, comentou. De nomes de futuros filiados citou o ginecologista Fernando Valle, ex-vereador e secretário municipal pelo PP.

Perguntinha:

Você acha que Constantino vai revolucionar a Prefeitura quando voltar das férias, dia 06 de abril?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido