InícioColunistasDireto da RedaçãoOrnamentação de Páscoa

Ornamentação de Páscoa

Tempo de leitura: < 1 minuto

A tentativa da secretária Carla Reis em economizar não foi bem sucedida. Na intenção de reaproveitar parte da decoração de outros anos, a levou a fazer duas licitações, uma para revitalização deste material e outra para a contratação do que faltasse, novo. Aí, uma delas (das licitações) deu sem interessados e atrasou todo o projeto.

Duas coisas

Além de que licitar em separada ser um risco muito alto, pois se vencessem duas empresas diferentes, montar conjuntamente, ao mesmo tempo e em plena harmonia seria muito difícil. Poderia ocorrer de ter duas concorrentes ali se engalfinhando. Porém, teve sim um outro elemento decisivo nisso que é o tempo. Essas licitações precisam serem feitas com bastante antecedência, no mínimo três ou quatro meses. Pois o vencedor terá de fabricar as peças. Além de ser bastante burocrático o setor público, quando os prazos encurtam é um Deus nos acuda.

Caritas

Além da pouca produção, um dos grandes problemas causados por uma investigação sem limites e organização, dia para começar e terminar, como é a tal da Caritas, é exatamente o que estamos sentindo com a Páscoa. Ninguém tem coragem de dizer isso, mas é a realidade. O afastamento sumário do ex-secretário Ângelo Sanches causou isso tudo. Processos públicos, como sabemos, já são demorados e complexos, e claro, num caso desses, atrapalha tudo, mais ainda. E sempre estoura na ponta mais fraca, naqueles que mais precisam. O prejuízo ao comércio é incalculável e discreto. O empresário pensa que os motivos para o seu fraco movimento são outros, tipo a pandemia, a baixa temporada e etc., quando na verdade é a máquina pública que manca pela dita investigação, aos moldes em que esta se dá, sem prazo para terminar e interrompendo o fluxo normal das mais diversas Secretarias. Aí tem-se até dificuldade em encontrar que esteja disposto a arriscar seu nome.

Carla Reis

Ela mesma aceitou sem nenhuma experiência como secretária, e embora esteja dando o seu melhor, só com o tempo é que muita coisa se aprende. Padece o Município, reflexo direto da Caritas, que no final das contas, pelo menos até hoje, sequer indiciou o ex-secretário.

Volta para a Câmara

Ao que tudo indica, Carla Reis deverá voltar à Câmara de Vereadores. Desde quando assumiu ela mesma afirmava que foi para isso que concorreu. A aptidão e vocação dela é para a cultura, que é só um pedaço da Secretaria, muito mais ampla e complexa.

Ângelo não voltaria

Mesmo que convidado o ex-secretário Sanches não voltaria para a pasta. Ele se considera injustiçado e abandonado, embora a bajulação durante o tempo em que tinha a caneta na mão. E, claro, quem não lembra como era Canela antes da tal da Caritas? Quem está com saudade levanta o dedo. Mas com certeza quem tem salário acima de R$ 20 mil, estabilidade e vota no Lula, não tem o que lamentar.

Néspolo e o PDT (FOTO)

O pré-candidato a deputado estadual Edson Néspolo esteve em Canela nesta semana, onde recebeu o apoio dos correligionários locais. Néspolo espera uma boa votação na Região das Hortênsias pela sua passagem como diretor presidente da GramadoTur no governo Fedoca. Seu reduto eleitoral, no entanto, é Caxias do Sul, onde fez mais de 33 mil votos como candidato a prefeito.

Caso Alberi

Apareceu alguém, um cidadão canelense, disposto a assinar a denúncia, baseada na investigação da Polícia Civil, contra o vereador Alberi Dias (MDB). Assim, durante a sessão da próxima segunda-feira, será avaliada pelos vereadores e, por votação, decidirão se a aceitam ou não. Se sim, é formada uma Comissão Processante para fazer a tramitação que terá prazo de 90 dias para, em votação novamente, decidir se será cassado ou não. 

Volta ou não volta? (FOTO)

Os 60 dias de afastamento se encerram segunda-feira (4). Ocorre que há um item que causa dúvida no despacho do Juiz, se ele pode ou não voltar às funções de vereador a partir de então, caso não seja prorrogado este prazo. Pois, observem na imagem, o Juiz, nas condições para sua soltura à época, coloca no Nº 1 afastamento das funções públicas pelo prazo de 60 dias, prazo este que está vencendo. Mas no item 2º, sem colocar prazo, proíbe a aproximação das atividades que envolvam a administração pública, Prefeitura e Câmara. Logo, não poderia Alberi ser vereador sem se aproximar da Câmara. A coluna falou com a defesa de Alberi ontem, quando o advogado Dr. Tiago Bottene disse que em conversa com Alberi, decidiram aguardar, considerando “quase certo” que o Juiz Vancarlo Anacleto irá se manifestar a respeito. Caso contrário, semana que vem a defesa deverá fazer um pedido de informações ao magistrado sobre a dúvida.

Lula quer mais

Como Deltan Dalagnol publicou que arrecadou com seus fãs valor bem maior do que os R$ 75 mil de que precisa para pagar a condenação ao Lula, este, disse esta semana que pretende recorrer para aumentar o valor. Lembremos que daquela denúncia pública em rede nacional, onde apresentou o nome do petista como investigado, restou o mesmo condenado, em três instâncias. Imagina se tivesse a investigação não encontrado nada contra ele, qual seria o valor da condenação? Se a moda pega?

Coerência

Vários vereadores se manifestaram na sessão de segunda-feira sobre a questão dos alagamentos em Canela, em temporais. Todos, além de destacar o problema, enfatizaram, também, a necessidade de a população de conscientizar e ajudar a cuidar para que os canais da água não entupam. O principal fator é o tal do lixo ensacado. Se colocado na rua em momento impróprio, vem a pancada de chuva o os arrasta para os bueiros. Há, no entanto, muitos problemas sim que foram gerados pelas administrações passadas, pois segundo os vereadores algumas ruas sequer tem cano de esgoto pluvial.

Aqui pertinho

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), foi afastado por seis meses do cargo junto com outros cinco investigados, incluindo os secretários municipais da Saúde e de Planejamento, na operação Copa Livre, que foi deflagrada ao amanhecer desta quinta-feira pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Os mandados atingiram 24 pessoas físicas e 15 empresas em endereços comerciais e residenciais, em instituições e órgãos públicos de Canoas e Porto Alegre, além de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Santana do Parnaíba (SP), Nova Iguaçu (RJ), Niterói (RJ) e Contagem (MG). Sete dessas empresas foram proibidas de contratar com o poder público.

Texto: Cláudio Scherer | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido