InícioColunistasDireto da RedaçãoO 'Novo' jogo político de Canela

O ‘Novo’ jogo político de Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto
coluna direto da redação

“Gilberto Cezar não abandona a população de Canela”

Recebemos nesta semana uma matéria do PSDB de Canela com essa manchete. Em anexo veio uma foto do ex-vice-prefeito Gilberto Cezar com o secretário estadual Fabrício Peruchin e a “notícia” de que teria solicitado, ou encaminhado, um pedido para perfuração de dois poços artesianos no interior do município. Continha uma fala do político marcado entre aspas: “O que justifica a presente solicitação é a necessidade da população de Canela, que durante os últimos anos tem sofrido com a escassez de água na região, prejudicando, assim, o desenvolvimento local”, comenta Cezar.

Isso é uma incoerência tão grande que, confesso, nestes 30 anos de jornalismo nunca vi nada nem parecido, muito menos igual. Eu já não tenho mais como explicar isso para o povo canelense. Outro dia veio com uma “emenda parlamentar” para algo que não tem nem projeto, agora vem com isso. São prerrogativas do executivo, ali que tem de ser feito projeto e depois buscar os recursos para a execução e não de um simples cidadão como é hoje o Gilberto Cezar. Mas, enfim!

Duplo carbono

Há um grupo de políticos se articulando para oferecer uma terceira via ao eleitorado canelense na eleição de 2024. Formado por dissidentes de diversos partidos, cogita-se que poderia, esta nova sigla, hoje tendente a ser o Novo, contar com sete vereadores a partir da janela de março próximo. Para compreensão do leitor, durante o mês de março do ano eleitoral integrantes do legislativo podem mudar de sigla sem perder o mandato. Seriam eles: Dona Carmen e Alfredo Schaffer, hoje no PSDB; Luciano Melo, Roberto Danani, Jefferson de Oliveira e Carla Reis, hoje no MDB e Jonne Wulf, o Jonne do Jornal, hoje no PDT. Além de ser a maior bancada é número suficiente também para formar maioria em votações já que o número total de vereadores é 11. Possivelmente a chapa majoritária sairia dentre estes seis, pode até ser um casal, tipo Melo e Carla Reis, ou qualquer um deles com ela ou a Dona Carmen de vice.

Nem pilar é tanto

“Estamos todos firmes, cumprindo o acordo”, descreveu um dos membros deste movimento. Segundo essa fonte faz tempo que o grupo se reúne e desde então todos estão firmes conforme acordaram nos primeiros encontros. Há sempre em início de um movimento desses a possibilidade de alguém, ou alguns, fazerem jogo duplo e trair o grupo. Não é o que está acontecendo neste caso, garante a fonte da coluna. Esse integrante do grupo garante que a eleição de 2024 terá este ingrediente, uma candidatura montada por um grupo descontente com o atual governo, especialmente com o MDB, que estaria sendo conduzido como se tivesse um dono e descontentes também dos outros dois partidos, o PSDB, também conduzido como se fosse propriedade do ex-vice-prefeito Gilberto Cezar e o PDT, igualmente conduzido por caciques, ou coronéis.

Secret Service

Esse tipo de movimento sempre acaba vazando. É muita gente para guardar segredo. Ainda assim, alguns movimentos são feitos por debaixo dos cobertores. Mas, quem faz o que gosta com eficiência vez que outra é premiado pelo universo. Esse grupo de vereadores/políticos teve uma reunião na quarta-feira que era para ser secreta. Porém, por coincidência, o repórter do Integração Tiago Manique, que estava por ali por outra pauta, avistou o grupo saindo do local onde estavam reunidos e descobriu tudo. Além dos assuntos locais o grupo já está em contato com lideranças nacionais sobre suas pretensões.

Quebra-cabeça

Uma situação como essa muda completamente o quadro político do município. Senão vejamos: Sem o grupo carbono (terceira via), imaginamos hoje que teríamos o MDB contra o resto, com Gilberto Cezar como cabeça de chapa da oposição. PDT, PSDB e PP até já anunciaram uma união de oposição. Com este novo grupo se consolidando, o que ainda está só na possibilidade, a coisa poderia girar e obrigar o MDB a buscar algum parceiro entre estes três. Pois não é imaginável que este novo grupo se junte ao MDB, que é o maior afetado pela criação da nova sigla e que está se formando exatamente pelas discordâncias que este grupo tem com a atual gestão do partido e em relação ao pré-candidato da sigla, Marcelo Savi. Sair para depois voltar, não é plausível. Já o MDB também não se sujeitaria a se juntar com o grupo dissidente e abrir mão da cabeça de chama, pois o prefeito Constantino tem repetido que o emedebe terá a cabeça de chapa. Na última entrevista ao vivo aqui no Integração o prefeito repetiu que vai fazer o sucessor. Então, temos que aguardar os próximos capítulos.

Enlouquete

Não quero enlouquecer ninguém, mas há um debate que terá de ser feito logo e a nossa querida Canela está no meio disso. Então desde já vale fazer hipóteses e ensaios, por isso a enquete: Você leitor, que aposta faria hoje sobre a eleição de 24? Destes principais nomes descobertos até agora deste possível novo partido que se apresentaria como terceira via, quem seria o cabeça, e quem seria o vice? Relembrando, são todos vereadores ou suplentes eleitos, mesmo que em outros cargos atualmente: Alfredo Schaffer, Carmen Seibt, Carla Reis, Jefferson Oliveira, Luciano Melo, Jonne Wulf e Roberto Danani.

Outra perguntinha malandra que dá para fazer é: Você acha que o prefeito está sabendo deste movimento? 

Em pauta

O prefeito, porém, como já escrevi várias vezes, está no mandato e precisa dar atenção aos principais assuntos do município que não pode parar para pensar em política fora de época. Mas o pior é que uma coisa não dissocia da outra. Destes nomes citados, apenas entre os citados, tem dois secretários municipais, em plena época de escassez de secretários e quando mais duas novas Secretarias estão na iminência de serem criadas. E o voto dos vereadores, se são dissidentes do MDB ou não, também são indispensáveis para o principal plano do Governo, tanto na criação das Secretarias como para a permuta do Centro de Feiras pelo Centro de Convenções e Eventos. O negócio é engolir os sapos, e o choro, e fazer a máquina andar. Quando voltar do Nordeste, onde está para falar das coisas boas do seu governo, Constantino precisa fingir demência e resolver o que ainda tem solução, sem perder o ritmo. É uma curiosidade até sobre como ele vai lidar com tudo isso.

‘Fériados’

Fériados é uma espécie de feriado com a cara de férias. E tem mais pela frente. Sete de Setembro, 12 de Outubro e Finados serão em quintas-feiras. O Natal vai estender o fim de semana mas na outra ponta, pois vai cair em segunda-feira. Tem gente que ter gostado de mais dias de feriado do que de férias até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido