
Ré-tomada
Alguém precisa avisar que o turismo é o carro chefe da economia de Canela. Em que pese a secretaria responsável pelo setor tenha passado por uma investigação policial, nada justifica o abandono em plena Páscoa. Temporada que marca a ‘ré-tomada’ da economia na nossa região, pós recessão natural de janeiro, fevereiro e boa parte de março. Aí chega o momento, o prefeito decide que nada fará, pois todos (os municípios) aprenderam que colocar um ‘coelhinho’ é bonito e traz visitantes, de forma que Canela não é mais diferencial neste ponto (visão do prefeito exposta em coletiva de imprensa no mesmo dia em que também aproveitou para chamar atenção do empresariado que precisa participar mais, na sua visão). Aí os empresários se reúnem, decidem ajudar e o que acontece? Sai todo mundo de férias. O prefeito está de férias, a secretária de Turismo está de férias e o substituto, Alfredo Schafer, viaja, uma semana em Brasília e outra em São Paulo, de onde volta hoje.
Todos precisam e merecem férias, mas tudo tem hora. E chefe nunca pode esquecer essa condição. Pois, mesmo que tudo estivesse pronto, tudo estivesse funcionando muito bem, é preciso estar à frente, mostrando entusiasmo e disponibilidade, imagina em um momento como esse, pós Caritas, o quanto seria importante aparecer alguém diferenciado.
Marcelo Trator Savi
Costumo chamar o prefeito de Gamado de Nestor Trator Tissot pela sua força de vontade e dedicação às obras. O secretário de Obras de Canela também tem sido um diferencial, poderia até se dizer um achado. A principal característica sua, no entanto, é algo que poderia e deveria estar presente também nos demais secretários, especialmente naqueles que lidam com o turismo, a boa vontade, a disponibilidade, a atenção, a reação quando chamado. Como todos sabemos Savi está na linha de sucessão do prefeito Constantino, já para a eleição do ano que vem, mas também sabemos que não é o único que se coloca, ou é colocado, nesta condição e seria hora para todos disputarem o posto apresentando resultado para que a comunidade pudesse ter opções quando a hora chegar.
Sem centro, sem eventos, sem congressos
Quem ainda não se manifestou a respeito do projeto de permuta do Centro de Feiras pela construção de um Centro de Eventos e Convenções no Parque do Palácio já não precisa mais fazer isso. Acho que aqueles que defendem o projeto, como eu, precisam aceitar a derrota, inclusive o prefeito. Não acredito que recoloque o projeto de volta na Câmara. Seria um desgaste desnecessário.
Talvez no futuro
Talvez no futuro, mas que futuro? “Nós do PDT’ são radicalmente contra. São os que entendem que ali existe uma gramínea em extinção que precisa ser protegida e estão dispostos a investir 200 mil reais por mês para a manutenção do Parque e ainda acham pouco (dito pelo vereador Jerônimo na Câmara de Vereadores). O prefeiturável Gilberto Cezar, atual vice, é contra. O prefeiturável do MDB, sucessor do Constantino, Marcelo Savi, é contra. Logo, o próximo prefeito, seja quem for, também não vai mexer nisso. Tem até quem nem vê necessidade de Canela ter um empreendimento desses. Então, algo mais?
E quem banca?
E quem banca já se retirou. Quem tem grana, e neste caso só entra na conversa quem tem muita, não se envolve em polêmica. Investir esse dinheiro todo na referida permuta ou em qualquer outro terreno da na mesma. Logo, os investidores já se retiraram. Até porque Canela ainda tem muitas áreas para excelentes empreendimentos.
O sucessor
Ontem pela manhã entrevistamos o Marcelo Savi ao vivo aqui no Integração. Falamos sobre os mais diversos assuntos e ele despacha muito bem, demonstra alto conhecimento, principalmente das atividades da sua secretaria, Obras e Agricultura. O cara é muito entusiasmado. Tem mais energia do que o resto da turma toda junta.
Concorrentes
Ainda é bastante cedo, mas o desenho atual é que a disputa eleitoral do ano que vem seja mesmo entre Gilberto Cezar e Marcelo Savi. Ambos têm apoio popular. Mas só um terá o apoio do atual prefeito. Até um tempo eu defendia que o MDB apoiasse o Gilberto, mas depois das cenas do último capítulo acho que isso já foi pro saco. Resta ver como serão os arranjos com os demais partidos.


Ele está de volta
Hoje reassume a prefeitura o prefeito Constantino Orsolin. A comunidade não disfarça a curiosidade sobre o que ele vai fazer em relação a atitude de confronto do vice Gilberto Cezar, retirando seus projetos prediletos da Câmara de Vereadores.

O risco ficou torto
A cidade está em alvoroço porque o ‘pintor’ não conseguiu fazer uma linha reta para separar as pistas na Don Pedro II. Incrivelmente foi umas das fotos mais comentadas na página do Facebook do Jornal esta semana. Claro que o pessoal se divertiu também, mas tem muitos que se sentiram ofendidos e pularam em cima da prefeitura, que nem é a autora da obra. Escolhi um dos comentários, com o qual me identifico e compartilho com os leitores da coluna. Autor, Kéwen Rech: “Só acho que eles nunca irão agradar todo mundo. Se não mexem nas ruas reclamam e se mexem são motivo de chacotas… Não estou aqui defendendo e nem julgando, qualquer motorista irá ver essa linha, ok? A não ser que vocês querem que eles desenhem!! Para ter um cidade melhor tem que ter umas pessoas melhores…. Até porque quem faz a cidade não é o prefeito e sim a população”.