Ajuste de Conduta

Tempo de leitura: < 1 minuto

Estava prevista para ontem, no fim da tarde, a reunião entre o Ministério Público e o prefeito Constantino para um possível entendimento entre as partes a firmatura de um Termo de Ajuste de Conduta em relação a alguns pontos da administração pública (matéria nesta edição). No acordo o MP sugere resumidamente uma reestruturação com treinamento de pessoal na Secretaria de Meio Ambiente, um Plano de Saneamento, revisão do Plano Diretor e o que mais me chamou atenção, a revisão daquelas licenças concedidas pelo Meio Ambiente durante o período do Jackson Müller, que tiveram a participação das empresas ligadas a ele. Este ponto me preocupou um pouco quando li o termo proposto pelo promotor Max Guazzelli, mas na entrevista de segunda-feira fiquei mais tranquilo. Isso porque obviamente já há projetos concluídos e em pleno funcionamento, como o Skyglass, só para ficar no mais famoso, e outros tantos em construção. Quanto isso iria influenciar nestes projetos. Porém, falando com Max, isso se esclareceu e parece tranquilo e sim, necessário, pelo menos dar uma conferida para ver se todos os itens foram seguidos e cumpridos, o que é provável que sim.

Presença em Gramado

A necessidade de revisão, ampla e urgente, do Plano Diretor parece unanimidade entre os envolvidos, especialmente o setor da construção civil e as autoridades. Durante a audiência Pública do Plano Diretor de Gramado, terça-feira em Gramado, o secretário do Meio Ambiente, Alfredo Schafer e a presidente da Câmara, Emília Fulcher, se fizeram presentes.

São mais seis anos de administração

Escrevi nestes dias que o prefeito elegeria até um poste para sua sucessão, ao que alguns leitores me interpelaram sobre se de fato eu acredito nisso. Ainda quarta à noite, um amigo me disse que é antigo apoiador de Constantino Orsolin, mas que não pretende repetir a dose em 2024. Quando no entanto eu provoquei o primeiro raciocínio a respeito do pleito, já começou a repensar. O primeiro fato que leva a decidir quem apoiaremos só acontece lá no início da campanha, quando se conhece os concorrentes. Afinal de contas é entre um desses que a gente terá de escolher. E antes da campanha não se tem isso. Mas foi quando começamos a imaginar a influência na qualidade de vida que traz o asfalto na frente de casa e na quantidade de ruas preteadas nesta gestão é que o interlocutor começou a concordar comigo. E, antes que entendam mal, não estou fazendo campanha pela sucessão, apenas analisando o quadro político. O outro próximo fator a ser avaliado é a estrutura partidária de cada um. Quem vai fazer campanha, os militantes que cada partido consegue conquistar. E aí sabemos da força do MDB, que, embora esteja convalescendo no momento, quando chegar a hora se multiplica e se regenera na velocidade da luz.

Gilberto Cezar

Na minha visão seria o sucessor natural do prefeito Constantino. Ainda que estejam em partidos diferentes a dobradinha com o prefeito vai completar 8 anos e não é incomum esse tipo de parceria (coligação). Em Caxias, Zé Ivo (MDB) elegeu Alceu Barbosa Velho do PDT como sucessor e em Bento Gonçalves o agora deputado estadual eleito, Guilherme Pasin, ajudou um tucano, Diogo Siqueira, a lhe suceder após seus dois mandatos pelo PP.

Chapa pura

Porém, não é o que está parecendo. Ao contrário, o MDB deve vir com candidato próprio em 2024 e não vai abrir mão disso. Ainda que a Operação Carita tenha desmontado a estrutura inicialmente montada para a sucessão, dá tempo de reestruturar. Mas quem será? Como diz-se que o Constantino elege até um poste, o leque de interessados aumenta, e as brigas internas também, mas no frigir dos ovos, lá em 2024 o ‘Tininho” vai decidir quem é esse ‘poste’ e deu!

Pesquisas duvidosas

Depois da lambança generalizada do primeiro turno as empresas de pesquisa se veem obrigadas a ficarem mais próximas à realidade, ou não, pois nunca se saberá. Mas, o Data Folha, ou Data Falha, por exemplo, que errava claramente de propósito para influenciar o eleitor no primeiro turno, dando quase 15% de diferença entre Bolsonaro e Lula, agora aproxima os dois candidatos, dando no máximo 4 pontos de vantagem ao petista. Logo, se imaginarmos que seguem errando propositadamente, colocando seu candidato preferido, o ex-presidiário Lula, na frente, pode-se deduzir que a esta altura Bolsonaro já esteja com a reeleição garantida. Mais uma vez, no entanto, como insistem em por o de vermelho na frente, e como sabemos que isso acaba influenciando os votos mais fracos de convicção, nunca saberemos o que estão fazendo agora.

Responsabilização

O Congresso Nacional se movimenta no sentido de responsabilizar de alguma maneira essas empresas que erram, como foi no primeiro turno, com mais de 15%, quando afirmam que a margem de erro é de apenas 2,3%. Não sei se encontrarão um meio correto para isso, mas algo precisa ser feito. Na minha visão poderiam acabar com a divulgação de pesquisa. Acabar com isso de vez já que a fiscalização é praticamente impossível.

Resultados distintos

As pesquisas publicadas esta semana, quarta-feira e ontem, davam uma paridade muito grande entre os dois candidatos a presidente da República. O Data ‘Falha’/Ipec, deu 45% a 49% no geral e 52 a 48 dos válidos, claro, com o corrupto preferido deles na frente. Já esta outra da imagem aí, dá leve vantagem ao Bolsonaro. De todo o modo, todas as pesquisas atuais dão empate técnico entre os dois concorrentes. De qualquer forma iremos às urnas no dia 30 para votar naquele candidato que mais se identifica conosco, independente do que dizem as pesquisas.

Leite e Onyx empatados

Aqui no RS também as pesquisas que estão sendo publicadas dão empate técnico entre os dois concorrentes ao Palácio Piratini. De todo modo, ao meu ver, a eleição estadual acaba perdendo até a atenção, já que qualquer um dos dois dará conta da gestão.

Censura

TSE proibiu esta semana os jornalistas da Jovem Pan a utilizar os termos: Ladrão; ex-presidiário; descondenado; corrupto e chefe de organização criminosa. Além disso o departamento jurídico da Jovem Pan orientou os profissionais a não criticar os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Há quem diga, ainda que com medo, que estão proibidos de falar a verdade.

Troca de programas

Percebeu-se uma acentuação exagerada nos xingamentos mútuos entre os candidatos Lula e Bolsonaro no segundo turno. Como a campanha petista está “mais perto” do judiciário eleitoral, tem conseguido importantes vitórias por ali. Pordecisões desta semana do TSE, quase metade das chamadas de campanha que Bolsornaro ainda tem na TV, 180 de 400, até o dia 30, serão utilizadas pela campanha de Lula como direito de resposta. Mas tudo bem, Bolsonaro também conseguiu 14 direitos de reposta. 184 a 14! Aí depende de cada eleitor sobre como reagir a tudo o que estamos vendo.

Contra Lula nada pode

Nem mesmo as falas repetidas durante os últimos anos pelo próprio Lula e de ministros do STF podem ser utilizadas pela campanha de Bolsonaro. Há poucos dias o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello ainda explicava que Lula não foi inocentado, mas sim, que o STF entendeu que ele deveria apenas ser julgado em outra comarca.

O fato é que todos nós temos suficientemente informação para definir o voto e não serão estas manobras de véspera que nos influenciarão. Afinal de contas, não foi só o ministro Barroso que viu as malas de dinheiro (51 milhões em um só apartamento – Geddel Vieira Lima), dinheiro nas cuecas, o mensalão e a Lava Jato. Todos vimos os presos e imagina-los voltando à cena do crime, acho que basta para embasar o voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido