Coluna publicada no dia 09/12.
Serviços essenciais na minha avaliação jamais deveria estar na mão do sistema privado. Por exemplo, energia e água. Um dos pontos destacados nesta semana veio da Câmara de Vereadores de Canela. Durante sessão na noite desta segunda-feira (8), a vereadora Grazi Hoffmann (PDT), fez duras críticas para a RGE. Mostrou provas de conversas sua diretamente com uma pessoa da supervisão da empresa, via WhatsApp e que até respondia as mensagens, mas que agora está ficando sem respostas. O motivo que a concessionária ignora pedidos de poda, que causam falta de luz. Quando os galhos encostam nos fios elétricos, por lei a obrigação é da RGE, pelas questões de segurança técnica. Ela anunciou que vai convocar a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agergs), agência reguladora para intervir, pois a situação está insustentável.
E o povo?
Se a RGE ignora literalmente os pedidos de uma autoridade do município, no caso, a vereadora Grazi, imagina quando a população encaminha suas reclamações. Infelizmente isso é algo que ocorre, principalmente quando um sistema privado assume algo público. Tu não tens mais com quem reclamar diretamente. Fica difícil o contato. É diferente quando o morador quer reivindicar algo público, vai onde? Procura a Câmara, Prefeitura ou algum político.
Outra situação
A vereadora também citou sobre o estacionamento rotativo. Sugeriu o modelo de Nova Petrópolis, onde o excedente de tempo é debitado da conta do usuário em vez de virar multa imediata. Curiosidade que a empresa que possui a concessão, no caso a Rek Parking é a mesma de Canela. Também é a que explora os serviços em Gramado. Inclusive já possui uma reunião com a empresa para debater sobre esse assunto. Grazi revelou ainda que a empresa foi notificada por tótens que não estavam funcionando.
Demanda por obras
Os parlamentares utilizaram seus espaços para falar sobre as demandas nas estradas da zona rural. Todos foram unânimes aos destacar o empenho da equipe da Secretaria de Obras para solucionar os problemas e atender as demandas. O vereador Cabo Antônio (MDB), agradeceu sobre conserto da Estrada dos Amoreiras, uma solicitação que, segundo o parlamentar estava há 13 anos aguardando uma solução. Nene Abreu (MDB), que milita bastante na área rural de Canela, também citou de agendamentos já programados para o Morro da Catarina.
Atenção para intervenções
Para viabilizar a expansão da rede coletora de esgoto em Canela, a Aegea/Corsan realizará bloqueios temporários em vias específicas do município, nesta semana, para a detonação de rochas por equipes especializadas. A intervenção ocorrerá nas ruas Patrício Zini Sobrinho, na esquina com a Paulino Zini, e na própria Paulino Zini. Nesse período, será necessária a interrupção do trânsito para que a intervenção possa ser realizada. As atividades serão executadas entre 7h e 18h, se as condições climáticas forem favoráveis. A Aegea/Corsan recomenda que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao circularem pelas áreas em obras e observem a sinalização para utilização das rotas alternativas.












