InícioColunistasDe Tudo Um PoucoSacolas plásticas: Gilnei Benetti tentou resolver quando era vereador

Sacolas plásticas: Gilnei Benetti tentou resolver quando era vereador

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 02/09.

Tiago Manique

[email protected]

A proposta da Lei das Sacolas Plásticas não é novidade em Gramado. No final da década de 90, quando o então vereador Gilnei Benetti (PT), fez diversas tentativas de minimizar este problema. A proposta que o parlamentar apresentou é um pouco diferente desta que ontem, segunda-feira (1º), foi revogada na Câmara Municipal. Gilnei apresentou um projeto que visava regulamentar o uso de sacolas plásticas no município, incentivando a substituição por alternativas biodegradáveis. Não teve o respaldo dos colegas vereadores na época e foi reprovado. Essa iniciativa foi parte de um movimento crescente no Brasil e em várias partes do mundo para reduzir o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de plásticos, especialmente os de uso único, como as sacolas. A lei atual, não proibia, mas os estabelecimentos comerciais deveriam cobrar por unidades de sacolas plásticas aos clientes.

Se tivesse aprovado lá atrás…

Hoje ninguém em Gramado estaria debatendo esta questão das sacolas plásticas. Estaria tudo resolvido. Aliás, ninguém torcendo o nariz se as sacolas fossem as biodegradáveis. Este material o impacto ambiental é inferior. O comércio estaria adaptado normalmente. Claro o custo é um pouco maior, mas como em todos os momentos temos que fazer é nos adaptar as tendências. Por exemplo, hoje não consegue estacionar livremente de forma gratuita, isso é somente um dos exemplos. Teve grito no início sim, mas depois tudo se ajeitou. Para algumas situações as pessoas são tão fáceis de adaptação e outras, principalmente quando a causa é ambiental parecem realmente não querer.

“Pequeneza política”

Lembro que esta pauta das sacolas em 2007, quando Gilnei tentou novamente, mas não teve o projeto aprovado. Recém ingresso no jornalismo me recordo de uma das primeiras matérias que fiz. Entrevistei o então vereador e este enunciado no tópico acima foi o título da matéria, de um trecho da frase do parlamentar naquele período.

Debate não pode parar

Fico temeroso que caia no esquecimento este tema. O debate não pode parar. Sugiro que a legislatura atual ou até o executivo busque de outra forma. Quem sabe conversar com Gilnei Benetti, para saber como foi o projeto e as tentativas na época que não teve andamento. Quem sabe as sacolas biodegradáveis seja o caminho? Por que não?

Retrocesso

O debate poderia ter sido melhor debatido e buscado melhores soluções. Mas acredito ser um retrocesso a revogação da Lei das Sacolas Plásticas em Gramado. Poderia ter sido de outra forma a condução. Toda a grande mudança gera com certeza contrariedade. Mas é necessário nos adaptar aos dias de hoje. Coisas que hoje são simples ou deveriam ser, lá atrás certamente gerou contrariedade. Um dos exemplos é a separação correta do lixo: seco do orgânico e coleta seletiva que falando de Canela está muito na frente de Gramado neste processo.

Sacolas plásticas x biodegradáveis

A principal diferença é a matéria-prima e o tempo de degradação: as sacolas plásticas convencionais são feitas de derivados do petróleo, levam séculos para se decompor e geram microplásticos prejudiciais, enquanto as sacolas plásticas biodegradáveis são feitas de materiais de origem vegetal, como amido, e se decompõem em meses ou poucos anos em condições adequadas, tornando-se biomassa, água e CO2. Querendo conseguem mudar.

Encontro regional

Canela sediou recentemente na Câmara de Vereadores o Encontro Regional do PT, reunindo lideranças do partido da Região das Hortênsias e Vale do Paranhana. Segundo Glayton Tizzato, que é o coordenador Regional do PT da Região do Vale do Paranhana/Hortênsias, é um encontro realizado todo o mês, em uma das cidades da região, que são Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Riozinho, Rolante, Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Gramado e Canela. A direção partidária do PT de Canela, fez a recepção das outras cidades, onde foram abordados vários temas, como: Conjunturas Municipais de cada município, Conjuntura Estadual e Conjuntura Nacional. O foco foi avaliar e preparar as diretrizes para 2026.

PT Regional/Divulgação

Âmbito municipal

Conversei com o presidente do PT de Canela, Júlio Nogueira, sobre o município, ele destacou que a sigla está à disposição da atual administração para auxiliar no que for preciso com contatos e buscar implantar projetos do Governo Federal no município. Júlio revelou que o papel do partido não é somente de buscar emendas para a cidade, mas sim uma participação ativa de debater a cidade, independente de siglas que estão governando.

Governo para as pessoas

Atos como este relatado por Júlio mostra a grandeza que faz parte do processo democrático. Pensar em um todo, no coletivo e não no partido. Estes tempos o presidente Lula falou que foi eleito para governar o Brasil e não para prefeitos e governadores que votaram nele. Independente da sigla. Prova disso, que seguido Lula está em São Paulo entregando obras, anunciando medidas em um estado que o governador é Tarcísio de Freitas, que pode ser um de seus oponentes ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido