InícioColunistasDe Tudo Um PoucoProjetos sociais: o caminho eficaz no combate à criminalidade

Projetos sociais: o caminho eficaz no combate à criminalidade

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 24/06.

[email protected]

Diante do avanço da criminalidade em diversas regiões do país, inclusive na nossa, torna-se urgente discutir medidas que vão além do trabalho policial. Combater o crime organizado, o tráfico de drogas e a violência urbana exige ações firmes por parte das forças de segurança, mas é nos projetos sociais que encontramos o antídoto mais eficaz e duradouro. Investir em ações voltadas às crianças e adolescentes é apostar em um futuro com menos prisões e mais oportunidades.

Esporte, cultura e educação

Não há política pública mais inteligente do que prevenir. Esporte, cultura e educação na minha avaliação formam o tripé que pode transformar a realidade de diversas comunidades. Quando um jovem encontra um espaço onde se sente acolhido, valorizado e desafiado a crescer, o caminho do crime diminui. O sentimento de pertencimento e de perspectiva constrói autoestima, disciplina e sonhos.

O que é feito em Gramado

Em Gramado, temos bons exemplos. A parceria entre a Prefeitura e o Centro Esportivo Gramadense (CEG) proporciona aos jovens a prática de esportes no turno inverso ao da escola, preenchendo o tempo ocioso com atividades saudáveis. Esse modelo, que integra modalidades esportivas diversas, também abre portas para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes. Na área da cultura, projetos de dança, oficinas de cinema e outras atividades artísticas também cumprem papel fundamental.

O que é feito em Canela

Canela, por sua vez, ainda precisa avançar mais nesse caminho. Porém, já temos experiências valiosas, como o trabalho desenvolvido pelo Centro Social Padre Franco, no bairro Santa Marta. Ali, crianças e adolescentes recebem acompanhamento, carinho e formação, em uma verdadeira rede de proteção social. O programa de turno integral nas escolas municipais também é um avanço importante, garantindo mais tempo de aprendizado, cuidados e inserção social.

Outras ações

Não podemos deixar de destacar iniciativas como os Bombeiros Mirins (Corpo de Bombeiros), o Proerd (Brigada Militar) e o Papo de Responsa (Polícia Civil). Esses projetos, com atuação direta de instituições de segurança, promovem conscientização e prevenção de forma lúdica e educativa, formando cidadãos mais preparados para fazer boas escolhas.

Episódios de violência

Recentemente, tivemos episódios preocupantes de violência em nossa região. A principal raiz disso segue sendo o tráfico de drogas, que alimenta disputas, mortes, medo e destruição de famílias. A operação realizada pela Polícia Civil de Canela hoje, com foco no crime organizado, foi um passo importante. O trabalho policial precisa ser firme e contínuo. Mas se quisermos, de fato, mudar o cenário a longo prazo, o combate à criminalidade deve começar muito antes de uma abordagem policial: começa na escola, no campo de futebol, no palco de dança, no acolhimento e no exemplo.

Investimentos

Investir em projetos sociais não é caridade, é estratégia. É construir segurança pública de verdade — começando pelas bases. Se a sociedade como um todo se comprometer com isso, os resultados virão. E não apenas em números de ocorrências reduzidas, mas em vidas salvas, sonhos realizados e comunidades em paz.

Papo de Responsa

Minha amiga e leitora, Márcia Rosi Nega a fotógrafa oficial do projeto Papo de Responsa da Polícia Civil de Canela enviou material informando que ontem, segunda-feira (23), mais uma edição de palestras foi realizada. Desta vez, os alunos contemplados foram da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gentil Bonato, na cidade de Gramado. O palestrante foi o policial civil Maurício Mota Viegas, que dialogou com alunos do quarto ano do ensino fundamental sobre respeito, uso indevido das redes sociais, bullying, cyberbullying e ato infracional. A palestra ocorreu a pedido da instituição escolar.

Márcia Rosi Nega/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido