Publicada no dia 24/04.
Já queria ter abordado, mas na semana passada mais uma vez o vereador Rodrigo Rodrigues fez um pronunciamento contundente em relação aos impactos da expansão urbana desenfreada em Canela. Algo que estes dias trouxe aqui sobre alguns números ele citou em tribuna como 873 novos cartões SUS apenas nos três primeiros meses de 2025, sendo que cerca de 100 correspondem a nascimentos e o restante de transferências, o que indica uma média de quase 10 novos moradores por dia na cidade.
Áreas irregulares
Rodrigo Rodrigues fez um alerta, pois existem 3 mil residências em áreas irregulares, o que demonstra, segundo ele, a ausência de políticas efetivas no campo habitacional. Essa realidade preocupa, principalmente, pela sobrecarga que pode gerar em áreas essenciais como a assistência social, a educação e a saúde, que, nas palavras do vereador, “correm risco de colapso” se medidas concretas não forem tomadas com urgência.
Habitação popular
Faz tempo que bato nessa tecla com publicações de matérias e faço citações neste espaço, sobre a falta de atenção de todas as gestões até então em Canela com habitação. Diante de tantos problemas, já deveríamos ter projetos grandes como o Minha Casa, Minha Vida. A administração do prefeito Constantino Orsolin iniciou os Loteamentos, com o kit casas. Isso é bom, mas muito pouco ainda. Canela tem que parar de fazer puxadinhos, jeitinhos e sim projetos concretos que vão praticamente resolver os problemas.
A frase de Rodrigo Rodrigues
“É hora de agir sobre a causa, não mais na consequência dos problemas. Sem medo de errar, grande parte dos desafios de Canela é ligada à falta de planejamento urbano. É necessário trazer corpos técnicos capazes de dar respostas à situação. A pergunta que temos sempre que fazer é onde estaremos daqui a 15 anos se nada de concreto for feito”. Concordo com cada letra que ele citou.
Secretarias necessárias
Quando fala em habitação, não podemos deixar de lembrar que este setor é um departamento inserido na Secretaria de Assistência Social. Diante deste que é um dos principais gargalos a serem resolvidos em Canela, é extremamente necessária uma Secretaria Municipal de Habitação a partir de 2026, já que o orçamento já será de responsabilidade da atual gestão. Esporte e Cultura devem ser criadas. Outra que é preciso em Canela a de Agricultura.
Secretarias Gramado
Já Gramado vem de anos com diversas Secretarias, mas necessárias. Também na minha avaliação para cuidar de um problema semelhante a que tem Canela é o setor de habitação. A Prefeitura vem regularizando alguns imóveis, mas isso na questão de documentação. É extremamente a necessidade de projeto de habitação popular e nessa carona uma Secretaria específica, já que assim como Canela é vinculada a Assistência Social.
Operação tapa-buracos
A Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura de Canela está realizando uma operação tapa-buracos no bairro Santa Terezinha nesta semana. Conforme o secretário adjunto da pasta, César Prux da Silva, ontem, quarta-feira (23), foram realizados dois metros de recapeamento asfáltico nas rua Santa Terezinha e Gravataí. Nos próximos dias, a equipe realizará manutenção na outra parte da rua Santa Terezinha, a partir do n°847.

Primeiro teste do Gramadense
O Centro Esportivo Gramadense (CEG), que está em fase de preparação para a Divisão de Acesso realizou na semana passada um jogo treino, diante do Caxias no estádio Centenário e perdeu pelo placar de 3 a 1. A equipe Grená está na disputa da Série C do Brasileirão. Tanto Gramadense quanto os donos da casa movimentaram bastante a equipe, fazendo trocas. Pelo que pude saber, apesar do placar foi um bom desempenho dos comandados do técnico Carlos Moraes, por ser o primeiro compromisso da temporada.
