InícioColunistasDe Tudo Um PoucoOs números da saúde em Canela

Os números da saúde em Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

[email protected]

São resultados interessantes que merecem acompanhamento. O secretário de Saúde, Jean Spall, recebeu a vereadora Graziela Hoffmann e Rodrigo Rodrigues, ambos do PDT, que buscaram informações sobre o que está sendo realizado no setor da Saúde em Canela.

Durante a conversa, os vereadores receberam dados como o número de novos cartões SUS emitidos neste ano em Canela. Em janeiro, foram 283 transferências e 36 nascimentos; em fevereiro, 223 transferências e 46 nascimentos; e em março, 246 transferências e 39 nascimentos — totalizando um número significativo de novos residentes que passam a utilizar os equipamentos públicos de saúde. O número apresentado foi de 873 novos cartões SUS apenas no primeiro trimestre de 2025, um dado expressivo de novos moradores que passam a usufruir dos serviços públicos de saúde.

Desafiador para todos

Se mantida essa média até o final deste ano, teremos 3.492 novas carteiras SUS — teoricamente, esse será o número de novos moradores. Claro que é preciso atentar para uma prática infelizmente comum em diversas cidades do país: na busca por um melhor atendimento no setor, pessoas que moram em outros municípios se cadastram como residentes para obter algum tipo de benefício.

Despesas aumentam

Enquanto isso, não é apenas na Saúde que as despesas aumentam. Com a chegada dessas famílias, há também um acréscimo nos serviços em todas as áreas, como na Educação, por exemplo, onde certamente será necessário ampliar vagas nas escolas. O município precisa arcar com essas demandas e dar conta do recado, colocando cada vez mais recursos adicionais, já que o que vem dos Governos Estadual e Federal não cobre o necessário para a manutenção dos serviços.

E moradia para o povo?

Esse crescimento reflete também em um problema histórico — e ainda não resolvido — em Canela: a habitação popular. Onde essas pessoas poderão morar de forma digna? Não podemos ainda fazer cobranças duras à atual gestão quanto a isso, mas é urgente resolver esse problema. Aliás, sempre digo que os valores cobrados nos aluguéis em Canela e Gramado são exorbitantes — caso de polícia.

Papo de Responsa na Escola Luísa Corrêa

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Luísa Corrêa, em Canela, recebeu a equipe do projeto “Papo de Responsa”, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, para um importante momento de diálogo com os estudantes. A atividade envolveu cerca de 140 alunos dos 6º aos 9º anos e teve como foco a abordagem de temas fundamentais para a convivência escolar e social: bullying, cyberbullying, violência e igualdade de gênero. As conversas foram conduzidas pelos policiais civis Sílvia Berro e Maurício Viegas.

Márcia Rosi da Rosa – Nega / Divulgação

Saúde do trabalhador

Este mês está relacionado ao Abril Verde, mais precisamente ao dia 28, data que celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Canela realizou seu evento nesta semana; na próxima, será a vez de Gramado. Essa reflexão é importante e precisa ser regionalizada, pois, cada cidade e tipo de trabalho tem características diferentes em relação à saúde do trabalhador. Regiões onde a metalurgia é predominante na economia apresentam mazelas distintas das daqui, onde predominam hotelaria, turismo e gastronomia.

A saúde do trabalhador não é tão difícil de resolver — a redução da carga horária, como está sendo debatido (quem sabe o modelo 5×2) e melhores salários já são um caminho. Isso pode ser um começo. Mas, claro, é preciso um debate com todos os setores envolvidos, com muito diálogo para encontrar um denominador comum. Nem céu, nem inferno: tudo com muito equilíbrio, pois cada região e profissão tem suas particularidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido