Coluna publicada no dia 30/05.
Quando se observa o que está acontecendo em Gramado no campo esportivo, especialmente com a recente criação da Taça Scur Gramado de Futsal, é inevitável pensar: por que Canela ainda não trilha esse mesmo caminho? A resposta pode estar na infraestrutura, ou melhor, na falta dela.
Canela ainda não possui um ginásio de esportes adequado, uma lacuna gritante para uma cidade com tanto potencial humano e social. Gramado apresentou mais uma competição, a Taça Scur de Futsal e certamente mais novidades teremos em outras modalidades esportivas ainda neste ano.

Aproveitar as oportunidades
Mas é justamente aí que se encontra a oportunidade. Gramado tem mostrado que o esporte pode — e deve — ser uma ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento. A atuação da Secretaria de Esporte e Lazer, liderada por Lucas Roldo, é exemplo disso.
Não apenas pela organização de uma competição regional de alto nível, mas pela integração com projetos sociais, valorização dos atletas locais e pelo incentivo à formalização e estruturação de clubes e associações esportivas.
Vontade de fazer
Em Canela, o primeiro passo precisa ser dado com coragem política e vontade de agir. Algo que nenhum gestor teve até agora em toda a história da cidade. Como já citei aqui nesta semana, o prefeito Gilberto Cezar anunciou o espaço destinado, atrás do Posto de Saúde do bairro Canelinha.
Acredito que vai ocorrer, está no programa de governo e para 2026, existe a expectativa da criação da Secretaria de Esporte e Lazer. A construção de um ginásio é fundamental.
Mas o esporte não pode esperar obras para começar a acontecer. Há muita coisa que já pode ser feita com estrutura precária, desde que haja projeto, diálogo e vontade de fazer a diferença.
Chama o Nestor, Luia, Pedro Bala e Lucas Roldo
É hora de abrir o debate com lideranças. Conversar com quem está fazendo acontecer em Gramado – como o próprio Lucas Roldo, e também com nomes como o prefeito Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi ou o ex-prefeito Pedro Bala, todos profundamente envolvidos no desenvolvimento esportivo – pode trazer luz e inspiração.
Mais do que copiar um modelo, Canela precisa adaptar o bom exemplo à sua realidade, plantando agora as sementes de um futuro mais justo e ativo para seus jovens.
Clichê verdadeiro
O esporte tem o poder de transformar vidas. Ele tira crianças da rua, fortalece vínculos familiares, melhora a saúde da população e ainda movimenta a economia através do turismo esportivo.
Ignorar esse potencial é negligenciar uma poderosa ferramenta de política pública eficiente e de baixo custo. Se Gramado consegue, Canela também pode. Basta começar. E o momento é agora, aliás já passou.
Atendimento alterado da Aegea/Corsan
Desde quarta-feira (28), até domingo (1º de junho), os atendimentos digitais da companhia ficarão temporariamente indisponíveis no site www.corsan.com.br/cliente, no aplicativo Corsan e no Whats App (51) 99704.6644.
A empresa justifica, pois está preparando uma modernização do sistema comercial, a empresa se prepara para o lançamento da nova agência virtual e do novo aplicativo, que entram em vigor a partir de junho.
Até o próximo domingo, solicitações urgentes serão atendidas no Call Center 0800 646 6444 (com ligações gratuitas) ou na agência mais próxima ao cliente. Serviços como a segunda via da fatura e consulta à situação de desabastecimento de água podem ser verificadas em www.corsan.com.br/cliente.