InícioColunistasDe Tudo Um PoucoO descaso de parte da população

O descaso de parte da população

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 29/04

[email protected]

O descaso de parte da população

O morador de qualquer localidade paga seus impostos e quer — e o poder público tem a obrigação — de dar um retorno, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Porém, nós também temos os nossos deveres e não devemos jogar tudo no colo das prefeituras, citando aqui mais proximamente as cidades de Canela e Gramado. Falo isso, pois temos questões relacionadas a animais abandonados, em que o poder público precisa disponibilizar recursos para abrigar esses animais, adquirir rações e efetuar as castrações. Isso é somente um exemplo.

Outro reflete no Sistema Único de Saúde (SUS). Todos sabemos das dificuldades, conforme a especialidade, de conseguir uma consulta médica nos Postos de Saúde ou exames. E, quando se consegue, às vezes o paciente não comparece. Isso gera desperdício de dinheiro público, que vai para o ralo e tira a vaga de quem realmente precisa.

Irresponsabilidade com o lixo

Também nesta questão é necessário compartilhar responsabilidades entre as pessoas e o poder público. Neste caso, coloco mais culpa nos moradores. Quantos separam e colocam o lixo na rua corretamente? Por exemplo, colocar o lixo seco na lixeira no dia programado para esse fim. Outra questão é não jogar lixo em locais inapropriados, como sofás e utensílios eletrônicos.

Locais onde são jogados

Algumas pessoas que moram na cidade, para se desfazer desse tipo de lixo, como móveis e eletrônicos, vão até áreas mais isoladas, como a zona rural. Um morador da localidade da Linha São João, em Canela, citou que em alguns pontos estão sendo jogados lixos dos mais variados tipos. Ele, que circula pelo interior, constatou também ocorrências em Chapadão e, em Gramado, na Linha 28. Para esses metidos a engraçadinhos, é bom abrir o olho, né, proprietário da caminhonete S10 que jogou lixo na Linha São João e que ainda xingou um idoso que foi lá repreendê-lo! A turma está atenta!

Lixo verde não é problema

A grande demanda no atendimento para recolher o lixo verde não pode ser considerada algo extremamente urgente. O morador pode deixar, por exemplo, o corte de gramado dentro de um saco no pátio ou reutilizá-lo como adubo. Então, calma: saber administrar seu lixo é uma questão de responsabilidade e cidadania.

Comissão para fiscalizar a Corsan/Aegea

A vereadora Graziela Hoffmann (PDT) protocolou hoje, terça-feira (29), um requerimento na Câmara Municipal para que seja criada uma Comissão Especial para fiscalizar a atuação da Corsan/Aegea em Canela. “Temos recebido muitas reclamações sobre falta de água, vazamentos e buracos nas ruas — situação intolerável para os contribuintes, que pagam suas contas em dia e merecem ter regularidade no fornecimento do serviço”, justificou a parlamentar.

A proposta, conforme Grazi, é reunir relatos dos moradores, fotos e todas as evidências para montar um relatório oficial, que será encaminhado à direção da empresa privada, à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), ao Executivo Municipal e, se necessário, ao Ministério Público.

Novo caminhão-pipa no incêndio

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos recebeu ontem, segunda-feira (28), um caminhão pipa que teve um investimento da Prefeitura de Gramado de R$ 679 mil e com capacidade para 10 mil litros de água. O objetivo principal é a utilização de água potável, com foco especial nas comunidades do interior que ainda não contam com a rede de abastecimento da Corsan.

O equipamento já foi utilizado, infelizmente, para auxiliar o Corpo de Bombeiros em um incêndio que destruiu completamente, na manhã de hoje, terça-feira (29), o restaurante Toda Hora, na rua São Pedro, em frente ao Colégio Santos Dumont. Veio em boa hora o caminhão, que já foi ativo em seu primeiro dia de trabalho.

Tiago Manique/JIH

Foragidos na cadeia

A Polícia Civil, por meio da Seção de Investigação da Delegacia de Polícia de Gramado, prendeu ontem, segunda-feira (28), e hoje, terça-feira (29), dois foragidos da Justiça, em ações distintas realizadas no município. As prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão preventiva e definitiva, relacionados aos crimes de tráfico de drogas e roubo, respectivamente. A delegada Fernanda Aranha enaltece a atuação coordenada da equipe de investigação e reforça o compromisso da Polícia Civil com a segurança da comunidade e com o enfrentamento à criminalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido