Coluna publicada no dia 08/10
Vou começar por aqui citando um exemplo do quanto é desafiador ser desportista, estar à frente de clubes e buscar apoio para ampliar as oportunidades. Quero citar um exemplo de Canela. O jovem canelense Arthur Guerra, um dos grandes destaques do CFA Rico, foi convidado para participar de uma semana de avaliação no Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, ainda neste mês. O professor Augusto Rico também foi convidado a participar dos treinos do clube, em um intercâmbio de aprendizado que permitirá trazer novas metodologias e experiências para o trabalho realizado em Canela.
Oportunidade
Essa é uma oportunidade histórica, tanto para o atleta quanto para o projeto — mas os custos da viagem são altos. Esse é o momento que a força da comunidade faz toda a diferença. O CFA Rico conta com o apoio das famílias, amigos e moradores de Canela e região para ajudar a tornar possível essa viagem, que representa muito mais do que um simples deslocamento: é o passo de um menino em direção ao seu sonho, e o reflexo de todo o esforço coletivo de quem acredita na educação pelo esporte. As contribuições podem ser feitas via PIX: 51.463.199/0001-25.
A frase de Augusto Rico
“O CFA Rico é um projeto construído com o coração, com o apoio das famílias e da nossa comunidade. Cada treino, cada viagem, cada conquista só acontecem porque as pessoas abraçam essa causa. O Arthur vai representar todos nós em Belo Horizonte, e toda ajuda é muito importante”, ressaltou o professor Augusto Rico.
Está na edição
Reportagem nesta edição retrata o quanto o esporte, mas no caso do CFA Rico o futebol pode transformar vidas e a necessidade de auxiliar para ampliar oportunidades. Dois garotos da escolinha passaram por avaliações na Chapecoense e nos próximos dias deve ser divulgado o resultado. Aí que destaco te na cidade, projetos sociais esportivos. Segue sugestão para que o poder púbico realize parcerias com escolinhas privadas, adquirindo vagas para quer mais crianças e adolescentes tenham oportunidades, umas espécies de contraturno escolar, podendo ser inserido no turno integral das escolas municipais por exemplo, já que sabemos que falta muito para que o programa contemple literalmente a sua integralidade.
Concerto musical na Igreja Luterana de Canela
Mais uma edição da Série Música de Câmara IECLB – Canela, promovida pela Sonarte – Eventos e Projetos Culturais ocorrerá sábado (11) a partir das 18h, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), reunindo jovens talentos da música erudita e uma convidada especial ao piano. O evento contará com a participação das musicistas Laren Leimann (violino), Maisha Matzenbacher Junqueira (piano) e Sophia Willrich (viola). A apresentação terá ainda a presença especial da pianista Luciana Malacarne, convidada para dividir o palco com as jovens instrumentistas.
Nomes da música
O programa do concerto promete uma seleção de obras de grandes nomes da música clássica, como Mozart, Kreisler e Rebecca Clarke, entre outros compositores. A proposta da Série Música de Câmara é aproximar o público da música instrumental, valorizando a formação de novos artistas e o acesso à cultura por meio de apresentações gratuitas ou de entrada simbólica em espaços religiosos e culturais da região. A iniciativa faz parte do trabalho contínuo da Sonarte, que busca fomentar a música de concerto na Serra Gaúcha.