Coluna publicada no dia 10/06.
Eu e meu colega Leonardo Santos, o Léozinho, estivemos hoje, terça-feira (10), pela manhã durante a entregue oficial da primeira etapa da adutora de Canela/Gramado, com cerimônia realizada no bairro Distrito Industrial, em Canela. A obra, aguardada há anos, representa uma promessa concreta para solucionar um dos problemas mais persistentes da região: a falta de água, especialmente em períodos de alta demanda turística.

Obras em andamento
A conclusão desta parte da obra da adutora é importante, mas ainda há muito trabalho pela frente. Obras complementares continuam em andamento e, inevitavelmente, causam transtornos à população, como cortes em vias, poeira e desvios no tráfego. Posso me enganar, mas fiquei otimista. A estrutura entregue hoje é um avanço — e, mais importante, há compromisso público de continuidade e finalização.
Críticas ao setor
Costumo ser crítico quando serviços públicos essenciais, como o saneamento, passam para mãos privadas. Por isso, considerei fundamental conversar diretamente com representantes da Aegea/Corsan. Senti segurança nas declarações do superintendente de Relações Institucional da empresa. Ele trouxe esclarecimentos técnicos e também abordou preocupações recorrentes da comunidade.
Obras rotineiras
Lutero foi direto ao afirmar que as obras rotineiras de saneamento, como troca de tubulações em bairros e ruas, não têm relação com a construção da adutora. Essa distinção é importante para compreender os transtornos enfrentados. Outro ponto abordado foi a qualidade da restauração das vias após a realização de obras. São frequentes as reclamações de moradores sobre desníveis, buracos ou pavimentações malfeitas. Lutero reconheceu a falha de algumas empresas terceirizadas, mas foi claro: a responsabilidade final é da Corsan. Não cabe às Prefeituras assumir ou corrigir problemas deixados pelas empreiteiras. No entanto, é normal e esperado que os municípios façam cobranças e alertas quando essas falhas ocorrem.
Seguimos atentos
É importante manter a vigilância e o diálogo. A população precisa continuar cobrando qualidade, tanto no fornecimento de água quanto na execução de obras. Ao mesmo tempo, deve reconhecer os avanços concretos, como essa nova etapa da adutora. Quando há transparência e disposição em ouvir críticas, todos ganham. Seguiremos atentos e esperançosos.
Representante de Canela
Nem o prefeito Gilberto Cezar, vice Tolão, secretário de Obras Velhinho Pinto, enfim, ninguém representou a Prefeitura de Canela na entrega ocorrida em território canelense. O prefeito de Gramado Nestor Tissot estava por lá. Mas Canela esteve representada por dois moradores, eu e o Léo. A justificativa sobre a ausência das autoridades consta nesta edição.
Vacina liberada
Devido ao aumento de pessoas com sintomas gripais em todo o RS, a Prefeitura de Canela recebeu um novo lote de vacinas contra a Influenza e retomará a aplicação para toda a população. A aplicação dos imunizantes iniciou hoje, terça-feira (10), até encerrar o estoque. As salas de vacinação atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Para realizar a imunização, crianças precisam apresentar carteira de vacinação acompanhada do cartão SUS ou CPF. Para as demais pessoas é solicitado somente o cartão SUS ou CPF.
