Coluna publicada no dia 13/08.

Está nesta edição entrevista que fizemos com o diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (DMEL), Marcelo Drehmer. Ele fez um panorama geral sobre o esporte canelense: competições em andamento e as que estão para iniciar. Falou abertamente sobre os episódios lamentáveis de agressão ao servidor do DMEL, durante o Municipal Série Prata. Citou da necessidade de os municípios da região trabalhar em conjunto quanto as punições, naquelas que ultrapassam o que preconiza o esporte. O material também está publicado em vídeo no Facebook do Jornal Integração.
Gilberto Cezar anuncia 25 casas do Minha Casa, Minha Vida
O município de Canela recebeu hoje, terça-feira (13), que a cidade foi habilitada pelo Ministério das Cidades para a aquisição de 25 unidades habitacionais por meio do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. A confirmação veio com a publicação no Diário Oficial da União, oficializando o cadastro do projeto encaminhado pela Prefeitura.

O que disse o prefeito
Conversei hoje de tarde com o prefeito Gilberto Cezar, e segundo ele o projeto visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que vivem em condições precárias ou em submoradias. “Esse é um compromisso que assumimos com a comunidade. Sabemos que há um problema grave de falta de moradia digna e vamos trabalhar para mudar essa realidade”, destacou o prefeito.
Critérios para escolha
O prefeito relatou que as 25 casas serão destinadas a famílias que se enquadram nos critérios do programa, com prioridade para aquelas em maior risco social. O município agora avança para a fase de protocolo e execução do projeto, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal. “Serão adotados critérios do edital”, pontuou. Em contato com a reportagem do Jornal Integração, o prefeito explicou que este projeto em específico foi protocolado neste ano. “Protocolamos e já recebemos a habilitação do Ministério das Cidades. Até agora, em 2025, Canela foi a única cidade contemplada da região. Resultado das nossas idas e vindas a Brasília. Muitas conquistas jamais vistas por aqui. É só o começo”, finalizou.
Vai ter fila
Assim que publicamos no nosso site e respectivamente no Facebook do Jornal Integração, muitas pessoas já estão se questionando como proceder para receber este benefício. Quem pode? Quem não pode? Outras marcando nomes no Face para obter mais informações. Isso mostra a carência de moradias, como de costume coloco aqui neste espaço. Mas já é um começo. Ainda não tem um ano de governo, mas já obteve algo que nenhuma outra gestão conseguiu implantar: o Minha Casa, Minha Vida em Canela. Pela demanda de 25 casas, sem precisar números, mas teremos cerca de 100 pessoas contempladas. Ainda é pouco? Sim! Mas é um bom início. Quem sabe em breve poderemos ter projetos de 100 ou mais casas. Mas se a média de 25 casas por ano e colocando 4 anos desta gestão, já teremos 400 pessoas mudando radicalmente para melhorar suas vidas.