Coluna publicada no dia 19/09.

O Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, é uma data marcada pela valorização das tradições do Rio Grande do Sul. Os desfiles, a música, a dança, a indumentária, os costumes e a cultura preservada pelos CTG’s e entidades tradicionalistas representam um patrimônio imaterial de valor inestimável, transmitido de geração em geração. É o momento de celebrar a identidade de um povo que aprendeu a se orgulhar de suas raízes.
Vamos refletir?
Mas a data também deve ser de reflexão. O orgulho da tradição não pode se confundir com a ideia de superioridade. Ser gaúcho não significa ser melhor, maior ou mais importante do que os demais brasileiros. Somos todos parte de uma mesma nação, formada pela diversidade cultural que nos enriquece e nos torna únicos. Reconhecer isso é um exercício de maturidade.
Será que aprendemos?
Nos últimos anos, vivemos situações que evidenciam essa igualdade. Durante a pandemia, assim como em meio às recentes catástrofes climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul, vimos brasileiros de todos os cantos estenderem a mão em solidariedade. O apoio veio sem distinção de cultura, religião, região ou orientação sexual. O que prevaleceu foi o senso de humanidade e de coletividade.
Respeitar as tradições
Celebrar o Dia do Gaúcho, portanto, é também reconhecer que a cultura regional ganha ainda mais sentido quando dialoga com o todo. É respeitar e valorizar as tradições sem perder de vista a humildade e a empatia. O orgulho de ser gaúcho deve estar no compromisso de manter viva a memória cultural, mas também na capacidade de contribuir para um Brasil plural, solidário e igualitário.
Virtudes e defeitos
Ser gaúcho é parte de quem somos, mas antes de tudo, somos seres humanos — com virtudes e defeitos, como qualquer povo deste país continental. E é nessa consciência que se encontra a verdadeira grandeza.
Vereadores Jovens
A próxima semana promete movimento na Câmara Municipal de Gramado. Além da Sessão Ordinária dos vereadores, que acontece na segunda-feira (22), às 18h, o plenário será aberto mais cedo, às 15h, para receber a sexta sessão ordinária dos Vereadores Jovens de Gramado. Nesta sessão, os estudantes apresentarão pedidos de informação, providências e indicações ao Executivo Municipal, trazendo propostas para melhorias nas escolas e bairros que representam.
Como conseguir mudas de árvores
A Semana da Árvore em Gramado realizou uma ação na quarta-feira (17) em frente à Prefeitura, foram doadas 220 mudas de árvores nativas para a comunidade. Ontem, quinta-feira (18), aconteceu um plantio coletivo com a participação de alunos da escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas. Para aqueles que desejam contribuir e plantar uma árvore em sua residência, a doação de mudas continua. O Setor de Arborização, localizado na rua Serafim Benetti, 1200, bairro Floresta (anexo à Usina de Gestão de Resíduos), realiza a distribuição toda sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

Série Ouro de Canela
O Campeonato de Futsal Série Ouro (de Canela, terá início na próxima segunda-feira, (22), reunindo nove equipes em busca do título máximo do futsal canelense. As partidas serão realizadas no ginásio Carlinhos da Vila, sempre a partir das 20h. A rodada de abertura contará com os seguintes confrontos: UJSM x Hortênsias Futsal, Galera da Estevão x Guará Futsal, MB Sports x AAJA e Monterrey x Corinthians.