Coluna publicada no dia 13/05.
Passado um ano da catástrofe climática que assolou a maioria dos municípios gaúchos, ainda estamos em reconstrução. Foi muito estrago. O que foi feito até o momento, em grande parte, foi emergencial, paliativo. Mas e agora, já estamos preparados?
Na semana passada, conversei com o coordenador da Defesa Civil de Canela, Marcelo Fogaça, e gostei do que ouvi. Existe a intenção de estruturar este setor, com aquisição de equipamentos e veículos.
Capacitação da Defesa Civil
Nesta semana, o próprio Marcelo encaminhou informações sobre uma capacitação da qual a Defesa Civil da região deve participar. Uma comitiva, que inclui Canela e Gramado, foi convidada para conhecer a estrutura de Santa Catarina, especificamente em Blumenau. O convite se estende aos coordenadores, prefeitos e vices.
Referência
Além de Santa Catarina, o Rio de Janeiro também é referência nacional na questão da prevenção de desastres e na busca por mitigar seus efeitos. Marcelo mencionou que o Rio Grande do Sul está bem conceituado com o sistema de alerta via SMS e WhatsApp – este último lançado recentemente. Mas, é claro, ainda há muito a ser feito.
Alerta pelo WhatsApp: como vai funcionar?
A iniciativa visa centralizar e facilitar o acesso às informações emergenciais, disponibilizando, em tempo real, os mesmos conteúdos que são publicados nas redes sociais do órgão. O novo canal no WhatsApp oferece uma forma prática e direta para que os cidadãos fiquem atualizados sobre alertas meteorológicos, orientações de segurança, avisos de evacuação e demais comunicados importantes relacionados a situações de risco e desastres naturais. Para entrar no grupo, basta acessar este link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VbAHjAn2f3EQlWU7nz2E
Como é no Rio de Janeiro
Em alguns locais do Rio de Janeiro, especialmente em áreas de risco, existe um sistema de sirenes instaladas em pontos estratégicos de determinados bairros. Quando ocorre alguma ameaça, essas sirenes são acionadas. Cidades como Petrópolis, na região serrana, já contam com locais estratégicos para abrigar moradores em caso de emergência. Existe uma estrutura pré-montada para isso.
Multas em Canela
A fiscalização está intensa no trânsito em Canela. Para quem gosta de utilizar o celular enquanto dirige pelas ruas da cidade, cerca de 500 multas já foram emitidas contra motoristas infratores. As informações foram divulgadas ontem, segunda-feira (12), pelo secretário de Trânsito, Transportes e Fiscalização de Canela, Adriel Buss, durante a abertura da programação do Maio Amarelo. A campanha visa conscientizar a comunidade sobre os principais riscos no trânsito, além de promover a prevenção.
Frase do secretário
“Essas autuações são de extrema importância para a prevenção de acidentes no trânsito, tendo em vista que, no Brasil, atualmente, 54 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano.”
Programação Maio Amarelo
A abertura da programação do Maio Amarelo ocorreu no Espaço Sicredi, em Canela. Dando continuidade, na quinta-feira (15) e sexta (16), a empresa Uniserra/Ambev oferecerá palestras para seus trabalhadores, enquanto a Escola Municipal de Educação Infantil Lucimara Basei, do bairro São Lucas, receberá as atividades no dia 19.
Vale o alerta
Muitas pessoas podem ficar indignadas, mas o fato de reprimir com veemência quem utiliza o celular enquanto dirige é louvável. Falando por mim, sou muito fácil de errar se estou fazendo duas coisas ao mesmo tempo. Se tento, me atrapalho. Nem tento utilizar o celular, pois sei que posso correr risco. Mas não é uma sangria desatada: aqui, como tudo é muito próximo, dá para estacionar o veículo ou esperar chegar ao destino, ainda mais se tratando de Canela/Gramado.
Mas, claro, às vezes a ansiedade em resolver alguma questão pelo celular faz com que as pessoas acabem usando o aparelho ao volante. E isso atrapalha. Muitas vezes aconteceu comigo de estar atrás de um veículo e o motorista estar parado, trancando o trânsito, simplesmente por estar distraído no celular.