Coluna publicada no dia 30/12.

Encerramos mais um ano e se finda o primeiro desta nova legislatura da Câmara de Vereadores de Canela. Tivemos muitos estreantes. No MDB, Nene Abreu e Cabo Antônio. Já o PDT, Rodrigo Rodrigues e Grazi Hoffmann e o PSDB com Lucas Dias e Adir Denardi. O presidente do legislativo Felipe Caputo (PSDB), não é tão novidade assim, pois na legislatura passada assumiu uma cadeira na Câmara como suplente, mas desta vez foi eleito diretamente. Os demais já vêm de outras caminhadas com mais tempo de Casa como Roberto Danany, Leandro Gralha e Alberi Dias, ambos do MDB e Jone Wulff pelo PSD. Cada um menos ou mais experiente procurou contribuir da melhor forma com seus acertos e erros, mas sempre propondo o debate dentro do que preconiza o processo democrático. Gostei deste primeiro ano da Câmara de Canela.
Análise de cada um
Na última sessão da Câmara de Vereadores neste ano, diversos parlamentares fizeram um panorama daquilo que realizaram ou que foi debatido durante o ano, seja no legislativo ou o que escutaram da população.
Rodrigo Rodrigues
Classificou como “muito positiva”. Um dos pontos citados que a Comissão formada pelo legislativo canelense para fiscalizar e buscar sugestões da população sobre os trabalhos da Aegea/Corsan. O relatório entregue ao Ministério Público (MP) possui 2 mil páginas e que a promotoria já está pedindo pontuações para a empresa privada.
Lucas Dias
Relatou que “vale a pena” a função de estar como vereador. Relacionou os diversos locais que visitou e ouviu as demandas da população. Destacou projetos de sua autoria ou em conjunto com outros colegas como os PL’s da Abordagem, Fiação e da Pichação (junto com Grazi e Rodrigo).
Nene Abreu
Outro novato na Câmara que se manifestou sobre este ano foi Nene Abreu. “Muito motivante e vontade ferrenha de trabalhar”. Visivelmente emocionado destacou o aprendizado durante o ano, as divergências de ideias, mas pelo mesmo propósito de fazer o melhor por Canela e agradeceu toda equipe de trabalho do legislativo canelense, assessores e colegas vereadores.
Projeto aprovado na finaleira
Nene Abreu destacou a aprovação na última sessão de 2025, de um Projeto de Lei do Poder Executivo que atende de forma ampla a indicação apresentada por ele no dia 26 de agosto, voltada à criação de um programa de parcerias para a revitalização de espaços públicos municipais. A indicação cria um programa semelhante ao modelo de adoção de praças, incentivando a participação dos moradores, entidades e da iniciativa privada na melhoria de áreas públicas, com ações como jardinagem, limpeza, pequenos reparos e instalação de equipamentos de lazer, sem custos elevados ao Poder Público. O Projeto de Lei aprovado institui o Programa Amigos de Canela, destinado a incentivar doações para a revitalização de espaços públicos municipais, estabelecendo contrapartidas institucionais aos apoiadores, fortalecendo o cuidado com os espaços urbanos e a preservação ambiental. Inclusive foi destacado pela reportagem do Jornal Integração naquela oportunidade sobre esta indicação que se tornou projeto.
Praça João Wender

Está neste tópico a imagem e foi o local onde estivemos entrevistando Nene Abreu que foi a praça João Wender, localizada na avenida João Pessoa. Ali, se moradores e empresários do entorno aproveitar o espaço e adotar, pode render frutos positivos para a região. Com a praça estruturada, vai atrair mais frequentadores e respectivamente irão consumir no comércio da região. Vale a tentativa.
Grazi Hoffmann
Durante o ano, o gabinete da vereadora Grazi Hoffmann atendeu e encaminhou mais de 200 demandas da população de diferentes setores. O mandato apresentou 21 emendas parlamentares, 23 moções e o mesmo número de indicações, além da aprovação de um Projeto de Lei Complementar que regulamenta obras com impacto na mobilidade urbana em períodos de alta demanda turística, garantindo mais segurança e planejamento. Também foram elaborados anteprojetos e Projetos de Lei sobre chimarródromos municipais, Programa Empresa Amiga da Escola, Lei de Maus-Tratos contra Animais e a criação do Conselho Municipal e do Fundo da Causa Animal. Entre os projetos aprovados estão iniciativas sobre transparência em filas de licenciamento, Semana de Combate à Violência contra a Mulher, divulgação dos Conselhos Municipais, Dia Municipal da Pessoa Surda e combate à pichação.
R$ 300 mil para a Saúde

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado (Sintrahg), o presidente Rodrigo Callais e o vice Silvano Antônio da Silva, o Narizinho entregaram semana passada ao prefeito Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi e o secretário da Saúde, Jeferson Moschen um documento oficializando o repasse de R$ 300 mil, por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Daiane Santos (PCdoB). O recurso é destinado para o custeio da Atenção Primária da Saúde e conforme Jeferson, será aplicado na estruturação de serviços que integram a Vigilância da Saúde do Trabalhador (Visat).











