Coluna publicada no dia 18/08.

O Parque do Lago, em Canela, está em um dos seus melhores momentos. O espaço, que sempre foi um cartão-postal da cidade, hoje conta com a dedicação diária de servidores que zelam pela limpeza e conservação do local. O resultado desse esforço é visível: gramados roçados, trilhas limpas, áreas organizadas e um ambiente agradável para o lazer e o convívio das famílias.
Descaso da população
Apesar do cuidado do Poder Público, ainda persiste um problema que só pode ser resolvido com a participação de todos: a falta de consciência de parte da população. Neste último fim de semana, imagens registraram o descaso de alguns frequentadores que simplesmente deixaram seu lixo espalhado pelo parque. Um ato inaceitável, especialmente em um espaço que possui lixeiras em diversos pontos.
Desrespeito
Jogar lixo em locais públicos agride o meio ambiente e desrespeita o trabalho daqueles que se esforçam diariamente para manter o parque em boas condições. É preciso reforçar que cidadania não se resume ao pagamento de impostos. Viver em sociedade exige responsabilidade, respeito e cuidado com os espaços coletivos.
Tem lixeiras
Se não houvesse lixeiras, o mínimo esperado seria que cada pessoa levasse consigo seus resíduos, guardando-os no carro ou levando-os até casa. Não é uma tarefa impossível. O que falta, muitas vezes, é consciência — ou até mesmo vontade de colaborar.
Cuidar é dever também do povo
É justo cobrar do Poder Público investimentos em manutenção, segurança e estrutura. Mas é injusto exigir excelência quando parte da população insiste em agir de forma irresponsável. A preservação do Parque do Lago, assim como de qualquer espaço público, depende de todos nós. Cabe a cada cidadão escolher se deseja ser parte do problema ou da solução.
Ídolo Balzaretti
Um dos grandes ídolos históricos do Centro Esportivo Gramadense (CEG), Flávio Balzaretti, faleceu na sexta-feira (15), aos 83 anos. Foi um dos primeiros atletas do clube a se profissionalizar. Atacante rápido pelo lado esquerdo atuou no Grêmio, Inter e Juventude nas décadas de 60 e 70. Teve que abandonar a carreira precocemente aos 25 anos, por uma grave lesão. O Gramadense o homenageou em anos anteriores, assim como outro grande ídolo o goleiro Dirceu Hugo Daros, que reside atualmente em Novo Hamburgo. Tem matéria nesta edição.
Gramadense na final do Gauchão
O gramadense Gustavo Corrêa, que começou a sua carreira como técnico do Centro Esportivo Gramadense (CEG), desde a base até o profissional, levou o Grêmio para mais uma final do Gauchão Sub-15. No sábado (16), atuando no CT Hélio Dourado o Tricolor venceu o Juventude pelo placar de 1 a 0. Na partida de ida, já havia superado o alviverde em Caxias do Sul por 4 a 1. Desde abril do ano passado no Grêmio, Gustavo conquistou o Gauchão Sub-15, superando o Lageado nos dois jogos das finais. O primeiro, 2 a 1, de virada, fora de casa. Em Eldorado, o placar foi de 2 a 0. O Grêmio aguarda o adversário da decisão que será entre Inter e Novo Hamburgo. No primeiro jogo no Estádio do Vale, vitória colorada por 1 a 0. A partida decisiva foi realizada no final da tarde de hoje, segunda-feira (18), no CT Morada dos Quero-Queros, mas até a finalização da coluna a partida não havia sido encerrada.

Novo Hamburgo e Inter-SM no Gauchão 2026
Os novos integrantes da elite do futebol gaúcho foram definidos na tarde de ontem, domingo (17). O Inter-SM venceu o Veranópolis por 1 a 0 no Presidente Vargas, pelo jogo de volta das semifinais da Divisão de Acesso, garantindo uma vaga no Gauchão 2026 e na final. No estádio Cristo Rei, Aimoré e Novo Hamburgo empataram em 0 a 0, no Clássico do Vale. No primeiro jogo no Estádio do Vale, o Noia havia vencido pelo placar de 3 a 1. O Anilado eliminou o gramadense na fase de quartas de final da competição. No primeiro jogo na Vila Olímpica, empate sem gols e na volta vitória do Noia por 5 a 1. Inter-SM e Novo Hamburgo decidirão o título da Divisão de Acesso. O primeiro jogo será domingo (24), às 15h, no Estádio do Vale, enquanto o duelo de volta será no domingo (31), às 15h, no estádio Presidente Vargas.