Coluna publicada no dia 27/06.
Tiago Manique
A informação confirmada pelo prefeito Gilberto Cezar de que o Governo do Estado encaminhará o projeto de doação do Parque do Palácio ao município de Canela representa, sem dúvida, a primeira grande conquista desta nova gestão. É uma vitória institucional e simbólica. Um espaço de valor inestimável, que quase foi entregue à especulação imobiliária privada, agora poderá ser preservado e utilizado com responsabilidade pelo poder público, em benefício direto da população canelense.
Tudo nosso, do povo!
O Parque do Palácio, além de sua beleza e importância histórica, é um símbolo de pertencimento. E patrimônio público, quando bem administrado, não precisa ser vendido. Precisa ser valorizado, restaurado e colocado a serviço da coletividade. É justamente esse o espírito que deve nortear a condução de bens como a Casa de Pedra, o Centro de Feiras e o Teatrão — espaços que, assim como o parque, são parte do legado da cidade.
Parceria para todos os lados
Não se trata aqui de fechar as portas a parcerias ou concessões, desde que sejam claras, responsáveis e transparentes. Parcerias público-privadas podem, sim, ser benéficas. Mas é preciso que estejam pautadas por critérios objetivos e que atendam, antes de tudo, aos interesses da comunidade. Quando há respeito às regras e ao bem coletivo, o poder público e a iniciativa privada podem caminhar juntos. O que não se pode admitir é entregar o que é do povo sem garantias mínimas de retorno social.
Prioridade é a população
Outro ponto essencial, pode parecer distante para muitas pessoas, mas ações como esta de recuperação de patrimônio público é um modelo de valorizar a comunidade. De fazer sentir pertencer aquilo que é da cidade. O turismo é, sem dúvida, o motor econômico da região, mas ele só prospera quando quem mora aqui é valorizado. Um cidadão bem assistido e motivado cuidará ainda melhor dos visitantes, fazendo com que o turismo continue a ser um pilar sólido e humano da nossa economia.
Desafios e correções
Como toda nova gestão, esta também enfrentará desafios, críticas e ajustes. Isso faz parte do processo democrático. No entanto, se houver diálogo real — não apenas institucional, mas cotidiano, com escuta ativa e descentralização das decisões — o caminho será mais equilibrado. O exercício do poder precisa ter empatia, humildade e, principalmente, visão coletiva.
Confraria de amigos
Não é que meu amigo Tik, ele mesmo, morador de uma cidade do Vietnã, está incomodado, pois em sua cidade existe uma entidade em que mais parece uma confraria de amigos do que para servir seus associados e simpatizantes. Ninguém pode fazer nada lá. É uma espécie de Coreia do Norte, perpetuação no poder e só as elites na volta. Manda e desmanda. Não progride, fica ali as mesmas figuras carimbadas por muito tempo. Não evolui em nada, somente atraso e estrutura sucateada. Em breve o Tik quer visitar a região e verificar como são as coisas por aqui.
A falsidade dos extremistas
Políticos da extrema direita e alguns da direita, comemorando que “derrotaram” o governo, com a derrubada do decreto do IOF, dizendo que os brasileiros não aguentam mais impostos. Mas são os mesmos que se recusam a votarem para quem recebe até R$ 5 mil, fique isento de pagar o importo de renda e se negam a taxar os super ricos e milionários. E tem povão que aplaude isso tudo.
Canastra Gramado
A Sociedade Bela Vista, na localidade de Nova Renânia, sediará hoje, sexta-feira (27), a segunda rodada do Campeonato Municipal de Canastra. As partidas iniciam às 19h, e após os jogos haverá jantar por adesão aos participantes e público. A primeira rodada foi realizada no dia 13 de junho, na Linha Furna, marcando o início da disputa que conta com a participação de 40 duplas de diferentes localidades do município. A terceira e última rodada da fase classificatória está marcada para o dia 4 de julho, na Linha Araripe.
Os números da Super Copa
A Secretaria de Esporte e Lazer e a SER Gramado divulgaram ontem, quinta-feira (26), números que mostram que vale o investimento no esporte. Durante oito dias de competição, o Perinão, recebeu mais de 8 mil torcedores. Alguns dados abaixo:
2,7 milhões de visualizações nas transmissões ao vivo – maior audiência da história da competição
Mais de 10 milhões de contas alcançadas no Instagram, com engajamento superior a todas as edições anteriores
Mais de 145 horas de jogos transmitidos ao vivo pela mídia estadual e nacional
165 reportagens publicadas em 24 veículos de imprensa, garantindo ampla cobertura nacional
Projeção para a competição em 2026
Pensando no futuro, os organizadores já trabalham na ampliação do torneio em 2026. A proposta inclui o aumento do número de equipes para 10 participantes. E, de forma inédita, a Super Copa Gramado de Futsal abrirá oficialmente o calendário da Liga Nacional de Futsal até 2028, reforçando ainda mais sua importância no cenário esportivo brasileiro.