InícioColunistasDe Tudo Um PoucoA intolerância e o ódio que assusta em Canela e Gramado

A intolerância e o ódio que assusta em Canela e Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 01/07.

[email protected]

Vivemos tempos em que a divergência de ideias, em vez de enriquecer o debate, muitas vezes se transforma em agressão. O respeito às opiniões contrárias, que deveria ser base da convivência democrática, parece ter se perdido em meio a um cenário cada vez mais contaminado pelo ódio e pela polarização. Essa realidade, infelizmente, também se reflete em nossas comunidades locais, como Canela e Gramado. Basta dar uma passeada pelas redes sociais de alguns gramadenses e canelenses.

Ataques nas redes sociai

As redes sociais, que nasceram para aproximação e expressão, têm sido palco de ataques e julgamentos precipitados. Basta a publicação de uma opinião, uma notícia ou até mesmo uma informação técnica, para que comentários inflamados tomem conta dos espaços virtuais. Muitas vezes, sem sequer buscar entender o conteúdo ou o contexto, alguns preferem destilar sua raiva e desrespeito, motivados por paixões políticas ou ideológicas.

Aqui não é diferente

Recentemente algumas pessoas sem querer entender a publicação, fomos hostilizados em uma postagem publicitária de forma enigmática na página do Jornal Integração no Facebook. Outras postagens ganham esta dinâmica também. Como a de ontem, neste espaço onde relatei sobre o debate dos candidatos a presidente do PT do Rio Grande do Sul, em Gramado, como que todos aqui na região devessem pensar igual. Discordar e sugerir, faz parte do processo democrático, mas quando carregada de ódio é inaceitável.

Hostilidade preocupante

Essa hostilidade crescente preocupa, pois mina a possibilidade de diálogo construtivo. Quando opiniões contrárias não são toleradas, o debate saudável é substituído por gritos e ofensas. E o que é ainda mais alarmante: muitos desses comportamentos são estimulados por figuras públicas — lideranças que, em vez de promoverem a escuta e o equilíbrio, incentivam o extremismo e a divisão.

Pensar diferente é saudável

Respeitar o pensamento diferente não significa concordar com ele. Significa reconhecer o direito do outro de pensar diferente e, a partir disso, buscar pontos de encontro ou, ao menos, a convivência pacífica. Não há democracia sem pluralidade, diversidade.

A importância do Refis

Buscar manter as contas com o município em dia ou tentar renegociar tem seus resultados na prática. Conforme justificativa da vereadora Grazi Hoffmann (PDT), durante sessão na Câmara de Vereadores de Canela, citou sobre o repasse de R$ 750 mil para garantir o transporte de estudantes universitários e técnicos no segundo semestre, que foi necessário diálogo, responsabilidade e o Programa de Renegociação de Dívidas (Refis).

Parque do Palácio

Mesmo que legalmente não é ainda da Prefeitura de Canela, o vereador Rodrigo Rodrigues (PDT) foi assertivo ao comemorar que o possível repasse do Parque do Palácio para Canela, reivindicação antiga da comunidade. O espaço encontra-se abandonado, segundo o vereador, por omissão de gestões anteriores. “Não cortaram grama, não limparam banheiros porque não quiseram. O custo para isso é pífio”. Concordo plenamente.

Sucateamento

O vereador Cabo Antônio (MDB) citou sobre o estado das escolas e bens públicos. Segundo ele, 99% da rede elétrica escolar não suporta a instalação de ar-condicionado, o que exige investimentos prévios em infraestrutura. Também questionou o abandono de espaços como o Teatrão, o Centro de Feiras e a Casa de Pedra. Para ser justo, este abandono foi ocasionado pela gestão anterior. Não quero partidarizar o debate, mas foi durante o governo do MDB, do ex-prefeito Constantino Orsolin que estes três equipamentos públicos ficaram em péssimas situações. O que eu concordo é buscar parcerias com a iniciativa privada. Mas que seja bom para o povo, não somente ao privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido