Coluna publicada no dia 09/06.
Na contramão das dificuldades estruturais do esporte local, Canela acaba de lançar uma iniciativa ousada: a Supercopa dos Campeões de Futsal. O torneio, divulgado oficialmente na semana passada pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), será disputado entre os dias 1º e 29 de agosto, sempre às sextas-feiras, e promete movimentar o cenário esportivo da região. A competição reunirá oito equipes, entre elas o campeão e o vice da primeira divisão de Canela, além dos campeões de ligas municipais de cidades vizinhas, que estão sendo convidadas a participar. A proposta é simples, mas eficaz: criar um evento de alto nível técnico, com times fortes e tradicionais no futebol regional, valorizando o esporte amador e promovendo integração entre municípios.
Buscar a criatividade
Mais do que um torneio, a Supercopa representa um posicionamento proativo do DMEL. Mesmo diante das conhecidas limitações estruturais do esporte em Canela — como a precariedade de campos, ginásio, falta de materiais e escassez de investimentos — o Departamento mostra que é possível agir com criatividade e determinação, em vez de esperar passivamente por melhorias.
Esse tipo de atitude é louvável. Não se trata apenas de organizar jogos, mas de plantar sementes para um futuro esportivo mais sólido e participativo. Ao proporcionar uma competição de alto nível, Canela atrai olhares de atletas, dirigentes e torcedores, reforçando a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento social, cultural e de lazer.
Um novo ciclo
Também é válido destacar que, iniciativas como essa, ajudam a criar identidade esportiva para a cidade e servem de exemplo para outros municípios da região. O envolvimento de cidades vizinhas reforça o espírito de união e competitividade saudável, que deve ser a essência de qualquer campeonato. Que a Supercopa dos Campeões seja apenas o início de um novo ciclo no esporte canelense — um ciclo onde se valorize mais a atitude do que a estrutura, mais a vontade de fazer do que as limitações de sempre. Afinal, como demonstra essa iniciativa, é possível fazer muito com pouco, desde que haja vontade, visão e compromisso com a comunidade.
Conhece muito
Está publicada nessa edição entrevista com o extensionista rural e chefe do escritório da Emater de Canela, Alexandre Meneguzzo. Também pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos. Vale conferir. Foi uma aula. Alexandre conhece muito do riscado. Até brinquei com ele, quem é estudante de Agronomia e acompanhou a entrevista já pode colocar como concluída uma disciplina. Muitos o chamam de mestre e eu concordo.
Novidade na Festa Colonial
A Festa Colonial de Canela terá uma novidade. Pela primeira vez teremos os Jogos Rurais com competição de bocha que homenageará José Alzemiro Moraes (in memoriam), carinhosamente conhecido como Mirinho, e sua esposa Marina Moraes (in memoriam), figuras lembradas com reconhecimento por toda a comunidade canelense. O casal foi vitimado pela catástrofe climática em maio do ano passado, soterrados em sua residência na localidade de Rancho Grande. Esta novidade foi anunciada pela Prefeitura de Canela na sexta-feira (6). Outra, foi dita hoje, segunda-feira (9), por Alexandre Meneguzzo. Ele mencionou que além dos Jogos Rurais, a cancha de bocha estará disponível para moradores e turistas aproveitarem o espaço para jogar e também conhecer e aprender sobre o esporte.
Papo de Responsa no Marista
Hoje, segunda-feira (9), os estudantes das turmas 81 e 82 do 8º ano da Escola Marista Maria Imaculada, em Canela, participaram do programa Papo de Responsa realizado pela Polícia Civil. A atividade contou com a presença dos policiais Silvia Berro e Maurício Viegas, que dialogaram com os alunos sobre temas sensíveis e fundamentais para a convivência escolar e cidadã. Os policiais conversaram com os 33 alunos da turma 81 e os 40 alunos da turma 82 sobre bullying, cyberbullying, o uso de apelidos de forma ofensiva e o racismo, reforçando a importância do respeito às diferenças, da empatia e da responsabilidade nas relações interpessoais e no uso das redes sociais.
