Coluna publicada no dia 04/06
O prefeito Gilberto Cezar anunciou no evento que marcou os 100 dias de gestão, data de 11 de abril, sobre a construção do Ginásio Municipal de Canela em um terreno localizado atrás do Posto de Saúde do Canelinha. A decisão é acertada e estratégica. Por que retorno o assunto? Pois tem quem prefira a Celulose. Mas em conversa naquele período com o prefeito ele relatou que Canela perderia um importante espaço público esportivo, não teria mais o campo e a ideia é revitalizar o local. A área no bairro Canelinha reúne mobilidade urbana, fácil acesso e vai transformar a região.
Ali é o local e pronto
Ouvindo ali e acolá com alguns desportistas, muitas opiniões sobre onde deve ser. Com citei acima, tem que queria na Celulose, outros gostariam no bairro Santa Terezinha, Santa Marta, Saiqui e até no Centro de Feiras. Mas neste caso, a decisão tem que ser de governo. Não deve fazer reuniões ou audiências públicas para debater o local, tem que ser ali mesmo, onde é a intenção do prefeito Gilberto Cezar. Já conheço o cenário, vai ter reunião, aí não se decide, depois marca uma reunião para ter outra reunião e assim por diante e o tempo vai passando e nada é feito.
Tem que ser decisão de governo, não da população
Às vezes quando se busca por consenso muitas vezes atrasa ou inviabiliza projetos importantes, é preciso reconhecer quando uma decisão técnica e objetiva deve prevalecer sobre o excesso de consultas públicas. Embora eu seja um dos maiores defensores da participação popular, há situações em que a liderança do governo deve exercer seu papel de decidir, com base em critérios técnicos e estratégicos, e não em disputas de opinião que raramente levam a um acordo efetivo.
Uma nova Canela
O ginásio deve ir além de uma quadra simples — é fundamental que tenha uma estrutura moderna, com quadra oficial, arquibancadas confortáveis e espaços dedicados a projetos sociais. Deve também permitir a realização de competições de porte estadual, nacional e até internacional, servindo como um verdadeiro centro de excelência esportiva e de convivência comunitária. Que o novo ginásio seja inspirado em exemplos bem-sucedidos, como o Perinão, em Gramado, oferecendo não só espaço para o esporte, mas também para a cidadania. Um equipamento assim transforma vidas, especialmente de crianças e jovens que encontrarão ali uma alternativa saudável e construtiva de futuro.
Campeões no carteado
Tem campeão no carteado de Canela. Na noite de terça-feira (3), na sede da Associação dos Funcionários da CEEE (AFCEEE), o Canelinha se sagrou campeão do Campeonato Municipal de Canastra em Duplas de Canela. Na final o Canelinha venceu por 5.130 x 4.560 a dupla Valdomiro e Palito, que ficou com o segundo lugar. No outro confronto da noite, a equipe São Luiz venceu a equipe As Comadres por 5.160 x 4.950, garantindo o 3º lugar. Um dos campeões é meu amigo Maique da equipe do Canelinha. Desportista acostumado com o futsal e o futebol, e está mandando bem também com a carta na mão.

Flamengo mais fácil do que o Fluminense para o Inter
Apesar de ambos representarem desafios consideráveis, o Flamengo pela Libertadores como uma oportunidade menos “perigosa” – e talvez até mais benéfica – do que um possível embate com o Fluminense pela Copa do Brasil. Enfrentar o Flamengo é, indiscutivelmente, um desafio. Um dos elencos mais caros da América do Sul, recheado de estrelas e com ambição de título em todas as competições. Mas justamente por isso, uma eventual eliminação do Inter para o rubro-negro não seria vista com tanta cobrança interna ou externa. Ser derrotado por um dos grandes favoritos da Libertadores não gera crise.
Por outro lado, se o Inter conseguir passar pelo Flamengo, o impacto é enorme. A classificação cria casca, moral, embala o elenco e, o mais importante: elimina um concorrente direto ao título. Em termos de projeção e confiança, superar um gigante como o Flamengo em um duelo de mata-mata é transformador. Apesar da derrota para o Fluminense, recentemente pelo Brasileirão, elenco do Inter é mais consistente. No entanto, o fator Renato Portaluppi não pode ser ignorado. O técnico, com passagens marcantes por competições eliminatórias, conhece bem o peso de um torneio mata-mata e sabe preparar suas equipes para esse tipo de disputa. Além disso, tem um retrospecto amplamente favorável contra o Internacional