
Já fazem 25 anos da criação do Convention Bureau, que nasceu dentro da Visão, só mais tarde foi separado e assumiu a função de captador de eventos para a região. Ontem a entidade chamou a imprensa para destacar alguns números deste período, após almoço no Café Bela Vista: Foram 500 eventos captados e quase um bi que estes participantes deixaram por aqui. Além desta captação importante, percebo uma outra importância neste time que tenta vender eventos para a região. Eles têm um mapa muito certinho sobre os nossos espaços disponíveis e, fundamentalmente, o que nos falta. A quantidade de nãos que recebem porque não tem o espaço adequado para tal evento. Na foto, eu, o executivo do Convention Luciano Gonçalves e o empresário Luis Sebastiani.
Carrefour
A rede francesa metida a moralista teve de se retratar, pois sentiu a força do agro brasileiro. Sem fornecedores não existe produto e suas prateleiras e carne, da melhor do mundo que é a brasileira, estavam vazias. É fácil fazer discurso moralista, quero ver na prática.
O Tio Sam
O mundo aguarda Donald Trump assumir, em 20 de janeiro, para ver o rumo das guerras.
O grupo terrorista Hezbollah e Israel já estão com um cessar fogo aprovado e devem parar de trocar tiros até Trump chegar. Rússia e Ucrânia também aguardam ansiosamente, porém estes se atacando mutuamente com mais força desde que o presidente sainte Joe Biden, do Tio Sam, autorizou a Ucrânia a ser mais ofensiva, usando armar por ele fabricadas, com maior potência, obtendo respostas na mesma medida.
Não o pegarão
Mais uma pressão, mais uma ameaça, mas não o pegam. Bolsonaro não tentou golpe algum. Ele só falava em ‘quatro linhas’. Em que pese isso muito indignava os patriotas ele nunca mudou. Foi negligente na questão que levou muitos defensores seus à cadeia, mas não há razão para ser preso.
Doncatto
José Carlos Doncatto é o quarto indicado ao primeiro escalão do novo Governo de Canela. Eu o conheci pela Caixa Federal e por ser o marido da Ana Lídia (diretora da UCS). A Fazenda é uma secretaria iminentemente técnica, que age em cima da proposta do governo. Logo, Doncatto parece o nome certo. Bons nomes até aqui, os quatro indicados. Com o respaldo das urnas, GC monta, aos poucos, um time com plenas condições.
GreNal
O Grêmio precisa de pelo menos mais uma vitória dos três jogos que restam para se garantir na elite do futebol brasileiro. Parece fácil, mas não tem sido assim praqueles lados. O Juventude, nosso vizinho de Caxias do Sul, tem sido forte nesta reta final e está se garantindo. O Inter, matematicamente mantém chances até de ser campeão, mas vai faltar aqueles pontinhos perdidos para times aparentemente mais fracos. Vamos ficar em segundo, terceiro, por pouquíssimo de novo, como ocorreu com o próprio Inter em 2020, quando faltou um gol só, em casa contra o Corinthians no último jogo e ao Grêmio no ano passado, quando faltaram dois pontos só e durante o campeonato perdeu até para times rebaixados. Enfim, o futebol está ficando cada vez mais chato, com toda a centralização.
O Grêmio joga daqui a pouco (21h) com o Cruzeiro, e…
Do apoio ao CTG
O CTG de Canela veio a público, na sessão da Câmara de Vereadores de ontem pedir dinheiro para o Rodeio, no início de janeiro. O Patrão Jeferson Lodeia disse na Tribuna do Povo que todos os anos tem essa correria atrás de verba municipal para este evento. Que a 40 dias gostaria de estar lá só para convidar, mas que tem que estar implorando por grana. Arguiu que lhe foi prometido 100 mil pela secretaria de Turismo mas que isso não lhe ajuda, ou não é suficiente, pois precisa de pelo menos mais 150, somando 250 mil reais. Adicionou que a secretaria de Obras lhe deu as costas argumentando dificuldades extras por ser fim de governo. Argumentou que este governo, nos oito anos, pouco ou quase nada se importou com o Querência. Porém, disse também que recebeu nos últimos 4 anos 748 mil reais para os eventos feitos. Relatou a estrutura extraordinária que oferece, bem além daquilo que seria suficiente para um simples tornei de laço, ultrapassado, portanto o interesse restrito dos tradicionalistas. Citou a ‘rua coberta’ para proteger do solão e da chuva, e a disponibilidade de ambulâncias aos participantes para emergências. Acrescentou, para convencer os vereadores a repassarem dinheiro que o evento leva o nome e gera boas notícias.
Da parte dos vereadores os 4 presentes (os demais assistiram e participaram on-line) todos se sensibilizaram, com mais contundência falou o Presidente Jefferson Oliveira.
Passo a analisar: Analisados os fatores arguidos passo a decidir:
1 – Considerando que o dinheiro e todo do mesmo, sai do bolso do contribuinte para as ações do município em favor do cidadão.
2 – Considerando que os recursos são, ou seriam, para tomar cerveja, comer carne, ouvir música alta e fazer poeira.
3 – Considerando que como dito pelo próprio interessado, o evento é anual e portanto possível de planejar com antecedência.
4 – Considerando que os gaúchos se abstêm de luxo, pelo simples, rústico e muitas vezes difícil, pois essa é, ou foi, a vida do gaudério.
5- Considerando que o município tem que se ocupar com: Saúde; Assistência aos pobres; Educação; Segurança e toda a máquina pública.
6- Considerando que em Gramado evento semelhante tem ajuda de R$ 40 mil.
7- Considerando a importância cultural do referido evento.
Decido
O município de Canela fica moralmente obrigado a dar atenção ao evento e à entidade, aos moldes de outras entidades e eventos privados semelhantes, respeitas as condições financeiras.
Opinião
O Querência tem que pensar em resolver seus próprios problemas. Não pode imaginar que um dia será só pedir que vai levar o dinheiro que for. O município tem que resolver as filas no hospital, nas creches e fazer eventos plurais, que alcancem a população como um todo, ao exemplo do Sonho de Natal. Que pense em fazer um evento na medida do possível, não contando com tamanha verba pública, que vai ser subtraída das funções originárias de um governo. Constantino não resolveu isso e nem o Gilberto Cezar vai, pois não é para isso que foram eleitos. O dia da ‘pauleira’ está no horizonte e a festança está longe de ser prioridade.
Ademais, quero pedir desculpas aos envolvidos por dizer essas coisas que podem parecer duras, mas é melhor uma verdade mesmo dura do que ficar fazendo carinho a favor do pelo só para ficar bem na foto, como fazem os vereadores com as famigeradas emendas parlamentares que nada mais são do que o nosso dinheiro, usado para suas campanhas pela reeleição. Fossem necessárias tais emendas poderíamos extinguir a secretaria de assistência e mandar toda a população para a Câmara de Vereadores.