InícioColunistasColuna do WebinhaSó fale para melhorar o silêncio!

Só fale para melhorar o silêncio!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um velho amigo meu, sabedor do meu gosto por discursos consistentes sempre dizia:

É um desrespeito à inteligência alheia, fazer uma palestra, pronunciamento, sem expor coisas pessoais, conclusões e algo de novo. É desrespeitoso falar de coisas que podem ser encontradas em qualquer livro. Muita gente se delicia em contar dez vezes o mesmo caso, ou repetir sempre as mesmas coisas decoradas.

Contaram-me que, em certo país determinado turista estranhou que ali se falasse tão pouco. Foi quando alguém lhe explicou:

-É que nós temos aqui uma lei especial.

-É proibido falar?… Uma lei de não falar?

Não é isto, não é bem assim, esclarece. A lei diz que todo mundo está proibido de falar, a não ser que possa melhorar o silêncio.

UM POUCO DE HUMOR

Um caminhoneiro tinha no para-choque dizeres provocativos: “Não carrego mulher da vida nem policial”.

No posto policial, o patrulheiro mal humorado parou o caminhão e disse:

– Ou você apaga isto ou o caminhão fica apreendido!

Na semana seguinte o patrulheiro foi conferir se o motorista havia tirado o que estava escrito no caminhão. Então leu o seguinte; “Apaguei, mas não carrego!”

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Embora possa soar estranho ou surpreendente, nesta época, a existência de onça parda ou leão baio em nosso interior, existem indícios reais desta realidade, conforme publicado pelo Jornal Integração semana passada. Neste sentido, lembro de uma colocação de meu amigo Ernesto Comellate, falecido há poucos anos, que dizia existirem atualmente mais pássaros e animais em nossos matos, que antigamente. Sabem por que? É que em décadas atrás, a caça era permitida e vista com naturalidade, ao contrário dos anos atuais, quando passou a ser severamente proibida. Mudou a cultura e os animais puderam se reproduzir com tranquilidade. Quem sabe já não existem até alguns leões baios por aí?
  • Sabem como começou o carnaval fora de época em Uruguaiana no RS? Em uma das trocas das administrações municipais, o prefeito que saia deixara dívidas acumuladas para o novo prefeito pagar e assim nos primeiros meses do ano não existiam recursos para bancar o carnaval. A forte tradição carnavalesca do povo uruguaianense não poderia ser truncada. A solução encontrada foi realizar o evento mais tarde, quando as dívidas estivessem pagas e os recursos disponíveis. E assim começou a ser feito anualmente com ampla adesão de carnavalescos da região, estando hoje consagrado. Este ano o carnaval do Rio de Janeiro, o mais famoso do país, também será realizado em data extemporânea, porém em razão da pandemia.
  • Nesta lenta retomada dos eventos pós-pandemia e a importância da páscoa como data cristã, cabe relembrar a Chocofest que por anos foi o maior e mais glamouroso evento de páscoa da região. Nasceu em Gramado, aconteceu uma encrenca entre os realizadores do evento e o poder público e a festividade se transferiu para Canela, tendo sido a razão da construção do nosso centro de feiras a toque de caixa. Depois voltou a ser realizado em Gramado, posteriormente em Nova Petrópolis, sempre com sucesso de público. Hoje não acontece mais. Cumpriu uma finalidade.
  • A prefeitura conta hoje com 1.295 funcionários, sendo 85 por contrato, 56 estagiários, e 142 CCs os demais são efetivos e inativos.
  • A Secretaria do Meio Ambiente com 54 funcionários é a que tem a melhor média salarial: R$ 6.199.00. A segunda melhor média salarial entre as secretarias é a da fazenda com R$ 6.154,53 com 46 funcionários.
  • Trata-se de uma observação, uma leitura particular minha. Esse pessoal do meio político e da velha imprensa que sustenta o discurso de terceira via, são os que não se colocaram ou não encontraram espaço com Bolsonaro nem com Lula. Simples assim.
  • Acompanhei no dia 13 de abril de 2016, no plenário da Câmara de Vereadores de Canela, a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, que visava debater a situação do Parque do Caracol, contando inclusive com a presença do secretário de turismo do Estado. Foi uma lavagem de roupa suja pública de todos os lados. Nesta ocasião tomei conhecimento que a prefeitura não repassava, há meses os valores de direito do Estado na receita do parque. O episódio pode ser visto como o início de desgaste junto ao governo do Estado, com relação específica ao Parque.
  • O piloto canelense José Pedro Piva (filho de Ari Piva) é o convidado especial do “Café de Homens” da Comunidade Evangélica para o sábado dia 23 de abril (4° sábado excepcionalmente).

“Quanto mais tempo escondemos um pecado, mais difícil se torna confessá-lo”

Salmo 32.1-3

Texto: Eno Weber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido