Por Eno Weber | [email protected]
Ao visitar o monumento Cristo Protetor no município de Encantado no último final de semana, chamou a atenção dos visitantes um pedido da guia que orientava a visita, ao pedir que olhássemos nos troncos das árvores ao redor as manchas vermelhas nelas existentes. A seguir passou a explicar: “estas manchas vermelhas são liquens. São bio indicadores de ar puro. Estes liquens só se formam onde o ar é puro, logo, nós estamos respirando ar puríssimo aqui no alto da montanha ao lado do Cristo. Sua presença é ligada a ar puro. Somos privilegiados em todos os sentidos”.
Uma sacada inteligente esta de associar a pureza do ar ao monumento do Cristo. Imagino que nos meus tempos de estudante devo ter recebido estas informações nas aulas de biologia, que, todavia, se perderam nas brumas do tempo.
Senhoras e senhores. O povo de Encantado acertou em cheio ao criar esta atração turística. O monumento ainda inacabado e sem infraestrutura já recebeu mais de 40 mil visitantes oriundos de mais de 14 países, nas visitações permitidas de final de semana. Estudos realizados revelaram que cidades que possuem grandes monumentos religiosos se desenvolvem mais facilmente e neste caso a regra será confirmada. O município e a região são reconhecidos pelo vigor progressista da sua gente em atividades sem ligação com turismo, mas a partir de agora haverá um novo divisor de águas, uma nova matriz de desenvolvimento, em razão deste extraordinário e arrojado empreendimento.
Necessário se faz dizer, que a atividade turística não é bem a praia, nem o perfil daquela população, mas o pique do pessoal de origem italiana lá predominante, acelerará o processo e passará a colocar mais dinheiro no bolso das pessoas, fato de agrado de todo mundo e especialmente da italianada. Aprenderão com rapidez a manha comercial da atividade. Cabe ainda um registro: nos tempos atuais, um povo comum não abraça desafio desta magnitude. Tem que ter muita autoestima e lideranças verdadeiras, somadas a muito trabalho voluntário, virtudes ora em desuso em grande parte das comunidades, pois viabilizar um monumento daquele porte sem dinheiro público assemelha-se a milagre dos tempos bíblicos.
RÁPIDAS E SELECIONADAS
- Preciso registrar a verdadeira paixão que o empresário Luciano Rigotto tem pela pratica do futebol de mesa, originada desde os tempos de criança. Organiza campeonatos internos, participa de torneios intermunicipais, ensina a jogar e disponibiliza o local junto à empresa. Diz ser um esporte que utiliza a estratégia do xadrez e a precisão da sinuca. Segundo o Luciano, até um campeonato com abrangência municipal está sendo viabilizado.
- Ao contrário de todos os governadores que o antecederam, nosso atual governador Eduardo Leite tem prestigiado pouco o nosso Palácio das Hortênsias e o final de mandato está próximo. O ex-governador Sartori, por exemplo, que sempre residiu em Caxias do Sul, próximo de Canela, era assíduo frequentador do Palácio em finais de semana.
- Sempre respeitando o espaço no qual o amigo Pedro Oliveira é especialista e detentor de todo conhecimento, desejo reforçar o registro dos 20 anos do falecimento de Luis Carlos Barbosa Lessa, completados neste dia 11 aos 72 anos. Foi pesquisador, compositor, contista, folclorista, um construtor da nossa identidade. Um retrato vivo da melhor do Rio Grande.
- Atualmente, a Prefeitura tem um total de 1288 servidores, 134 cargos em comissão, 71 estagiários e 42 contratos.
- Dia 31 de agosto termina o contrato de cedência do Parque do Caracol para a prefeitura.
- No último sábado dia 05 faleceu a canelense Luciana Seco Da Ros, aos 70 anos. Luciana foi rainha do 4° Festival da Serra realizado em 1968 e era esposa do advogado e ex-jogador profissional de futebol Dirceu Hugo Da Ros de Gramado. O Festival da Serra atingiu seis edições objetivando divulgar a cidade. Luciana tinha porte e beleza digna de uma rainha, fato que pode ser comprovado em fotos da época.
- No dia 13 de março de 1963 era suspensa a linha de trem para Canela. Faz 59 anos.
- No Japão, somente aos professores e a nenhuma outra profissão é concedida a dispensa de se curvar diante do imperador. A cultura do reconhecimento e respeito é privilegio de nações desenvolvidas.
- Tudo certo para a palestra do senador Lasier Martins no “Café de Homens” dia 19, sábado, às 19h30 horas na Igreja Evangélica. Após acontecerá um jantar no salão pequeno da comunidade, mediante adesão.
“A velhice tira o que herdamos e nos dá o que merecemos”.
Provérbio Chinês