Edição passada, esta coluna citou a Trilha de Canela, que não foi incluída no calendário de eventos oficiais da cidade. Sobre este assunto, o secretário de Turismo, Ângelo Sanches, fez contato para explicar que a organização do evento não enviou o ofício com as datas a tempo de incluir no documento.
“O que foi combinado com a Secretaria de Turismo foi cumprido. Entretanto até a data para o envio do calendário a organização do evento não havia informado por ofício as datas do seu evento. Assim como eles, outros também não conseguiram enviar suas datas. Quem enviou está na lista”, revelou. “Quando eles e os outros enviarem, vamos pedir uma inclusão na lei aprovada pela Câmara. Isso é bem simples de resolver”, observou o secretário.
A 8ª Trilha de Canela, organizada pela equipe Mato ou Morro, será realizada nos dias 14, 15 e 16 de agosto.
Sinalização
Assim como aconteceu com a Ignácio Saturnino de Moraes, a Augusto Pestana e a Sete de Setembro também receberão sinalização de trânsito quando as obras de asfaltamento forem plenamente concluídas. O que esta coluna sugere é que se coloque também sinalização horizontal (pintadas no asfalto), especialmente com identificação de PARE nas esquinas de ambas com a Teixeira Soares. Mesmo com a sinalização vertical (placas) turistas e canelenses cruzam direto nessas esquinas como se a preferencial fossede quem trafega pela Augusto Pestana e Sete de Setembro.Quem passa por ali precisa redobrar a atenção. Por isso a coluna julga pertinente que se incremente a sinalização, ou que se mude a preferência.
Ônibus com motores ligados
Uma moradora da rua Teixeira Soares, naquela quadra em frente ao ginásio Maristão, gravou um vídeo na semana passada expondo a rotina deste problema que é os ônibus de turismo estacionados com motores ligados. “É todo dia isso. Quem é que descansa com essa barulheira o tempo todo?”, indagou a moradora.
Canela não tem nenhum impedimento legal para esta situação dos motores ligados e esta coluna está adotando a ideia para que tenha. Os motoristas estão sendo orientados a estacionarem na quadra do Marista e podiam, também, receber orientação para desligarem os motores tão logo estacionem. Claro que sob multa a orientação é levada mais a sério.
Gramado tem um regramento neste sentido dentro do Código de Posturas, inclusive com multa de R$ 778,25.
Sobre as faixas na rodovia
Os engavetamentos na rodovia Gramado-Canela são corriqueiros. Cerca de um mês atrás, em menos de duas horas, dois foram registrados no redutor de velocidade em frente àTaQie resultaram em prejuízos em pelo menos oito veículos.
A faixa é uma garantia de travessia segura para o pedestre, mas pondero que não está sendo utilizada de forma adequada. É comum ver transeuntes indo para as faixas sem olhar para os lados, ignorando aquilo que mamãe ensinou na infância. Eu, enquanto pedestre, prefiro esperar um carro passar do que estar com a razão e uma perna quebrada.
De outro lado, dentro dos carros, o que mais se vê é motorista que não respeita a faixa de segurança lá na sua cidade e quando vem pra nossa região mete o pé no freio até onde não tem faixa.
Sinaleira com botão
Mas enfim, precisamos de uma solução. Estas faixas na rodovia não serão retiradascomo já foi solicitado ao Daer(inclusive botaram uma nova ali na frente do Zelão). O Estado não vai construir passarelas, e muito menos túneis. Esqueçam. Tirem isso da cabeça. E mais: os turistas vão continuar ‘se jogando’ nas faixas e os motoristas de fora vão continuar parando.
A sugestão que esta coluna acredita ser interessante é a instalação de semáforos com botão para pedestre. Com esses equipamentos o sinal fica sempre verde para os carros. Quando um pedestre quer atravessar, ele aciona o botão e aguarda, o sinal vai fechar para os veículos e ele terá alguns segundos para fazer a travessia. Este aparelho tem, inclusive, sinal sonoro para auxiliar deficientes visuais.
A coluna pediu a opinião de um profissional que durante muitos anos ministrou aulas teóricas e práticas em Centro de Formação de Condutores em Gramado. Sobre as faixas nas rodovias ele foi enfático ao dizer: “Tirar urgente e educar os motoristas a não pararem nas faixas em rodovias”.
Blá, blá, blá…
A Câmara de Vereadores de Canela está de férias. Por isso aproveito a falta de assunto para expor um detalhe que faz horas que tenho escrito e me falta espaço para compartilhar contigo. É sobre amplos espaços para pronunciamentos que os vereadores têm durante as sessões. É um exagero que eleva o tempo de uma reunião ordinária, às vezes, para mais de 3h de duração. Mas está no regimento interno, é direito dos nobres edis.
VEJAMOS: começa com o Grande Expediente, que tem duração de 90 minutos para manifestações de assuntos gerais. Depois vem a Ordem do Dia, onde cada vereador tem mais cinco minutos para falar estritamente sobre as matérias em discussões naquela sessão (ou seja, mais 55 minutos). Depois da votação dos temas da ordem do dia (essa parte é mais rápida que consulta médica) vem a parte das Explicações Pessoais e aqui cada vereador tem mais três minutos para falar (+ 33 minutos, mas nem todos fazem uso deste espaço). Até aqui, só de prosa e verso já dá quase três horas de sessão.
Mas peraí. Tem mais. Depois vem o espaço destinado ao líder de bancada que tem mais cinco minutos para se pronunciar (são 5 bancadas e pelo menos um edil sempre usa o espaço). E por fim ainda tem o espaço para representação partidária com mais três minutos para cada partido (são 5 partidos).
A penúltima sessão do ano (9 de dezembro), por exemplo, teve duração total de 2h56. Ela foi permeada de bons assuntos, pautas pertinentes à sociedade e anotações interessantes para colunista de jornal, mas em geral é um festival de assuntos repetitivos. Uma pessoa que consegue assistir uma sessão em Canela do início ao fim merece louvores. É um herói.
MAIS REGIMENTO – Já na última sessão do ano (dia 16), que durou 2h58, o que chamou a atenção foi que o presidente declarou aberto espaço para pronunciamento do líder da oposição e também líder de governo. Bah!