Foto Julio Soares, Divulgação
Para frear o avanço do novo coronavírus, a Marcopolo Next, divisão da Marcopolo focada em inovação, lançou no início de abril desafios de inovação aberta, buscando startups e tecnologias especializadas em biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais. A seleção dos projetos é conduzida por um grupo técnico multidisciplinar de infectologistas, engenheiros e especialistas da Marcopolo e segue critérios como adequação a aplicação em ônibus e o nível de maturidade da solução. Com foco na oferta de pacotes embarcados de biossegurança ou disponíveis em formato de serviços, mais de 20 soluções apresentadas foram escolhidas e, entre essas, algumas já estão em processo de aprovação de conceito junto a operadores e clientes. Os segmentos que conduzem a escolha das soluções são higienização, sistemas de isolamento e triagem, nanotecnologia e materiais, e sistemas de informações e comunicação.
Novo adiamento
A diretoria do Sebrae RS anunciou novo adiamento para a retomada das suas atividades presenciais. A nova data é 27 de abril, próxima segunda-feira. Até lá seguem suspensos todos os eventos coletivos, como reuniões, cursos, treinamentos e seminários, entre outros, em todo o Rio Grande do Sul. Já houve determinação às gerências de levantamento de alternativas para estabelecer um protocolo de prevenção à disseminação do coronavírus na sede e nas unidades regionais para quando ocorrer a retomada gradual das atividades. Até segunda segue o plano de ação especial que abrange a Rede Sebrae de Atendimento Remoto, que pode ser acessada pelo 0800.570.0800, das 10h às 16h, e no site www.sebraers.com.br, via chat. Em um mês foram realizados mais de 80 mil atendimentos a empreendedores que buscaram ajuda.
Baque no varejo
A quarentena determinada pela maioria dos estados e municípios derrubou o fluxo de visitantes e de vendas em lojas e shopping centers do Brasil. Os dados são do Índice de Performance do Varejo, realizado pela FX Retail Analytics, especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, e F360º, plataforma de gestão de varejo para franquias, pequenos e médios varejistas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Pelo estudo, as lojas físicas registraram, em março, queda de 46,5% no fluxo na comparação com o mesmo mês de 2019 e de 43% em relação a fevereiro. No trimestre, o recuo é de 15%. Nos shopping centers, a movimentação caiu 44,5% e 40% nas mesmas bases de comparação. No acumulado de três meses a perda é de 17%. Nos pontos de venda em ruas o declínio foi de 35% em relação a março de 2019 e de 24,5% sobre fevereiro, acumulando 15,5% no ano. As lojas de shopping centers sofreram mais: recuo de 50% em relação ao ano passado e de 49% sobre fevereiro, totalizando variação negativa de 15% no trimestre. O segmento de drogarias foi o único com altas: 16,5% sobre março de 2019 e 22,5% em relação a fevereiro. O piores resultados foram registrados nos segmentos de moda, ótica e calçados. Sobre março do ano passado, as variações foram de 54%, 53% e 45%, respectivamente. Em relação a fevereiro, 52,5%, 50% e 53%.
Salão de imóveis virtual
A Prolar Imobiliária Inteligente, de Caxias do Sul, participa até o dia 26, domingo, do primeiro salão nacional de imóveis, o Digimobi. As ações ocorrem desde a terça, 21, pelas plataformas salaodigimobi.com.br e www.prolar.imb.br/salao-digimobi. Os interessados podem visualizar e fechar negócios de locação ou compra, de forma digital, online, formato conveniente para estes tempos de coronavírus e isolamento social. “O momento é delicado e não podemos deixar de estar ao lado dos clientes. E a melhor forma de chegar, agora, é pelo meio digital”, assinala Fernando Gonçalves dos Reis, diretor-executivo da Prolar. A empresa estará ofertando 30 imóveis residenciais e 20 corporate para locação e 38 unidades para venda.
ADCE organiza live
A terceira edição do projeto Liderança com Valores On-line está marcado para a quinta-feira, 30, a partir das 19h30, no perfil da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ACDE) no Instagram. A conversa será sobre “O propósito da espiritualidade: você é a mudança”, com a terapeuta Lisi Suzim, que também apresentará técnicas para resolver os problemas enfrentados no dia a dia. Para acompanhar acesse @adcecaxiasdosul.