APARTE 91

Tempo de leitura: < 1 minuto

Hortênsias só com o aval do Legislativo

A Justiça de Caxias concedeu liminar à ação popular impetrada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) a fim de impedir que o Município passe a integrar a Região das Hortênsias – deixando de pertencer à Região da Uva e Vinho. O despacho é do juiz da 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública, João Pedro Cavalli Júnior. Conforme a decisão temporária, o governo está impedido de realizar qualquer alteração de região turística. No despacho, o magistrado determina que o ato somente possa ser feito depois de aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores, segundo os artigos 192 e 193, 1º e 4º, da Lei Orgânica Municipal.

O presidente do diretório municipal do PDT, Maurício Flores, diz que o partido defende o mesmo critério que o prefeito Daniel Guerra tem utilizado para várias decisões de governo, consideradas como conflituosas. “O PDT tem orgulho de defender a legalidade. O importante agora é a ganhar tempo. Precisamos provocar a discussão com a população e todos os setores envolvidos e quem tem que fazer isto é o órgão competente, que é a Câmara de Vereadores”, ressaltou.

 

PARA BOM ENTENDEDOR…

O ex-governador José Ivo Sartori/MDB deixou para a análise dos presentes ao evento Papo Amigo, da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), na quinta-feira (25), o futuro político dele. A resposta para um empresário que perguntou sobre os planos dele para a vida pública foi de que, naquele momento, iria se omitir de afirmar qualquer posicionamento.

Contudo, quando se usa a palavra omissão é porque há algo a dizer. Em 2018, até a última hora, Sartori nunca havia afirmado que iria concorrer à reeleição ao Palácio Piratini. A impressão que dá é que, para 2020, a estratégia é a mesma.

 

CONTRA A PROMOÇÃO PESSOAL

Depois de protocolar o projeto da Lei Antinepotismo na administração pública municipal, a bancada do PSB de Caxias do Sul (Alberto Meneguzzi, Edi Carlos Pereira de Souza e Elói Frizzo) entrou com outra proposição, no Legislativo, nesta quinta-feira (25). Agora, os vereadores pretendem fixar regras para a publicidade do Executivo nos veículos do transporte coletivo e em qualquer tipo de mobiliário público urbano.

A matéria proíbe a veiculação de propaganda que contenha nomes, símbolos, mensagens ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades, além de mensagens sobre atos, ações, projetos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos ou entidade públicas. Nos ônibus, a divulgação está prevista em lei municipal de 2012.

Os socialistas argumentam que o artigo 37 da Constituição Federal determina que a publicidade do setor público seja informativa, educativa e totalmente impessoal. Também alegam os parlamentares que, muitas vezes, a publicidade não reflete a realidade e pode induzir o eleitor a acreditar na falsa eficiência da administração.

 

BAIXA NA BASE ALIADA

A troca de sigla do PEN para Patriota promove uma reversão na base de sustentação do prefeito Daniel Guerra. Segundo disse o vice estadual, Ricardo Fabris, o partido, em Caxias do Sul, também mudou de lado: saiu da situação e foi para a oposição. De acordo com ele, os cargos de confiança do ex-PEN no governo deverão ser exonerados ou têm a alternativa de assinar ficha no PR, do vereador Renato Nunes, ou no Republicanos, de Daniel e Chico Guerra e Elisandro Fiuza – as únicas siglas que sobraram à coligação Caxias, Força e Coragem, vencedora da eleição majoritária de 2016. A baixa na composição da aliança deverá refletir na possível candidatura à reeleição do prefeito. Nos bastidores, dizem que o Solidariedade (SD) – do deputado estadual Neri, O Carteiro e da vereadora Tatiane Frizzo – é forte possibilidade para compor uma chapa ao Executivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido