A redação havia marcado entrevista com a vereadora, atual e eleita para a próxima legislatura, quando veio a notícia da sua indicação para a secretaria da Assistência Social e Habitação. Entrevista mantida, hoje pela manhã Tiago Manique foi lá na casa dela, conforme combinado. Para a estrutura administrativa municipal, a máquina pública, e nem mesmo para a referida secretaria, Carmen não representa renovação, pois já esteve lá em duas ocasiões, e em outras secretarias, além de ter sido por dois mandatos vice-prefeita. Quanto a isso, sua volta a Assistência, no entanto, abre uma oportunidade para a verdadeira renovação na Câmara de Vereadores. Adir Junior, primeiro suplente do PSDB, vai para a cadeira dela lá e esse sim, é novidade na Câmara, e na política. E, em que pese não represente novidade, o histórico de vida da Carmen justifica por demais ocupar o cargo. Desejo boa sorte à Carmen.
Recado aos escorados

Sexta passada quando encontrei o prefeito eleito, Gilberto Cezar, na Estação Campos Canella, ele já demonstrou sua preocupação com o gasto em ajuda aos que estão hospedados em hotel desde maio, custando 300 mil mensais aos cofres públicos.
Neste sentido, o recado da futura secretária de Assistência veio na medida aos que gostam de se encostar no poder público ao invés de trabalhar. Carmen destacou que vai fazer as pessoas entender que conquistar o pão com o próprio suor é bem melhor, honroso, do que depender de governo. Para desmamar estas pessoas a proposta do novo governo e capacita-las. “Mostrar para elas que elas têm condições de lutar por uma vida com dignidade, que o trabalho é a dignidade do ser humano. Então a gente tem que mostrar a estas pessoas que através do trabalho e da dedicação eles podem buscar uma vida digna sem depender do auxílio do Governo, sem depender da cesta básica. Mas este é um trabalho lento, porque as famílias estão acostumadas a este assistencialismo, então nós temos que mostrar para eles que a dignidade vem do trabalho, do suor, onde tu colocas na mesa o pão do teu suor é outro sentido”, explicou dona Carmen. Falou certo, Dona Carmen, apoiada. Cada um de nós lutou muito para ter e ser o que somos, como disseste na entrevista. Como diria a vereadora Mana “te dou o almoço, mas tu tens que me dizer como vai resolver o jantar”.
Três já estão se organizando
Os três secretários anunciados por Gilberto Cezar já podem se organizar, montar os times e ficarem apostos para o trabalho que inicia no dia da ‘pauleira’, 1º de janeiro. A própria Dona Carmen disse na entrevista hoje de manhã que já vai vendo com quem vai poder contar e selecionar pessoas de confiança para ajuda-la na assistência aos mais necessitados de Canela. Adriel Buss e Rafael Carniel são os demais que já estão se organizando para assumir Transito, Fiscalização (e segurança no futuro) e Turismo, respectivamente. Hoje faltam 34 dias para o novo governo.
Fernanda Pereira Dias Schüt

Estar no lugar certo na hora certa faz a diferença. Ela foi procurada para ser candidata, a última carta para preencher as três mulheres do grupo do PP. Com homens de muito potencial eleitoral, poucas se encorajaram a colocar a cara a tapa em um grupo onde se eleger parecia ilógico. E foi mesmo! O partido elegeu os sete homens e nenhuma das três mulheres. Porém, como o PP é muito forte no município de Gramado e vários dos sete eleitos, ou todos, têm potencial para assumir cargos ainda de maior responsabilidade no Executivo, como as secretarias, já se dá como certo a ida das três para a Câmara e por lá permanecer a maior parte dos quatro anos da legislatura. É ter coragem e enfrentar mesmo quando o bicho parece feio.
Fernanda vem da iniciativa privada, veterinária e atualmente CEO no hotel da família, mas tem a veia, eis que filha de ex-vereador e político de grande habilidade de articulação, que chegou a ser presidente do PP, seu Remi Pereira Dias. Também é esposa e mãe de duas meninas. Tenho convicção que será uma baita vereadora. Tem todo o perfil e se mostrou entusiasmada e orgulhosa, hoje na entrevista ao Integração. Disse que fez a campanha com alegria e humildade e que seus 210 votos a realizam. “A gente fez todo o possível dentro do prazo que a gente tinha (45 dias), fiquei bem orgulhosa”, descreveu.

O casamento de Ademir e Estela
Quero parabenizar o casal Ademir Corrêa e Estela Wingert, no domingo passado. O Dr. Ademir Miguel Corrêa é amigo do Integração desde o início, em 2003. Sempre estivemos por perto, nos ajudando. Um amigo que tenho e do qual eu me orgulho. Ver os amigos felizes, nos faz bem, e por isso também estou feliz, Ademir e Estela. Deus siga os abençoando muito e desejamos (eu e a Iva)) que sejam muito felizes, para sempre. Foi um belo evento na Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Ipiranga (SERCI).