Acompanhe o Jornal Integração também pelo meio rádio. Acesse no seu celular, ou computador, www.leiafacil.com, vá no menu que fica no alto, à esquerda, e logo verá. Bem fácil. Ou baixe o APP do JI Leia Fácil e ouça por lá. Eu baixei o APP radiosnet, através deste eu ouço as rádios do Brasil todo, inclusive a Integração Digital. Ou ainda pelo Facebook, aí tem até imagem… Das sete as oito, de segundas as sextas-feiras, eu e o Daniel Santos estamos ao vivo. Participe!
Classificados JI
Estamos testando uma nova ferramenta para facilitar a nossa vida quando buscamos algo que consta nos Classificados do JI. São cerca de 150 itens. Salve aí na agenda do seu celular o número (54) 9 9653.4005 e depois pergunte pelo WhatsApp algum produto que temos nos Classificados JI. Exemplos: casa para alugar; carro; Chevette; Kombi; Palio; carro; lenha e por aí vai.
Silvio Daniel dos Santos
É o nome da pessoa que precisa das nossas orações para se recuperar dos ferimentos resultantes do atropelamento que sofreu quando tentava barrar a ação dos bandidos que assaltaram a família do seu Adail Bertolucci, sexta à tarde. Em serviço, no cumprimento da sua missão, foi atingido pelo carro dos bandidos. Hospitalizado em Caxias do Sul, recebeu ajuda da comunidade gramadense que estendeu a mão a quem colocou a sua vida pela segurança de todos. A comunidade também estendeu a mão aos demais policiais que seguiram na perseguição aos criminosos, de todas as maneiras possíveis. Foi uma parceria polícia/comunidade.
Conclusões
Sobre os meliantes: conheciam a região e as vítimas. Para isso se infiltraram com grupos de jipeiros, para conhecer as estradas vicinais, e “possivelmente” contaram com pessoas daqui para saber das vítimas. São altamente armados e não se importam em matar.
Da polícia: sem fazer o que fizeram, se arriscar e ficar de tocaia, dias e noites se necessário, não se pega este tipo de bandido. Por isso polícia, PC e BM, muito obrigado!
Da comunidade: fez o que tem de ser feito. Apoiou em todos os momentos e de todas as formas. Nas redes sociais é preciso mais um pouco de paciência, mas se compreende pela tensão que todos vivemos.
Mensagem do delegado
Ontem perguntei ao delegado Gustavo Barcellos sobre o que representa essa parceria polícia/sociedade. Segue sua resposta: “A Polícia tem uma missão constitucional e ela dá a sua vida por esta missão, para proteger a sociedade. E quando ela está cumprindo esta missão e encontra uma sociedade que a acolhe, que lhe dá carinho, e que também, de certa forma lhe protege, ela tem muito mais força para desempenhar bem esta atividade. Eu sempre digo que a Polícia é o reflexo da sociedade. Uma comunidade que apoia a Polícia, que auxilia a Polícia, que presta informações para a Polícia, ela vai ter uma Polícia muito mais eficiente. Porque isso é um estímulo muito grande, pois este acolhimento traz, além da responsabilidade inerente ao cargo, uma responsabilidade ainda maior, por saber que aquela comunidade reconhece teu trabalho, seja com palavras, gestos, ou com atitudes concretas e materiais. Eu particularmente fiquei muito emocionado com tudo o que foi feito até agora. Por todo o apoio, toda a corrente positiva da comunidade gramadense, das forças vivas, do empresariado, de todos os setores produtivos de Gramado, da sociedade em si, do cidadão gramadense em apoiar a Polícia em todos os momentos. Com alimentação em abundância, não nos faltou nada. Estávamos cansados mas sabíamos que se tivéssemos que ficar sete, oito, dez dias no mato, ficaríamos e teríamos este aporte. Então isso é muito gratificante”.
David Canabarro
Ontem à noite, a diretora da Escola Estadual de Educação Fundamental David Canabarro, do bairro Jardim, Gramado, Tatiana Dalle Molle, esteve na Câmara de Vereadores, onde usou a Tribuna do Povo para voltar ao assunto da reforma do prédio.
Parte interditada
Há mais de ano parte dela está interditada por motivos de segurança, por falta de reforma. Muito já foi falado, o JI já fez matéria, acho que todos os vereadores já se referiram ao tema, mas de concreto, até agora nada.
Provar que o prédio existe
Mesmo antes da obra ocorrer, me parece que muitos pretendem mesmo garantir o apadrinhamento. Se vier a ocorrer a reforma, foi eu que interferi junto ao Governo do Estado. Até a diretora Tatiana disse lá na tribuna, ontem à noite, que é pré-candidata a vice-prefeita e declarou reiteradamente seu amor por Gramado, além de muitos e muitos agradecimentos, embora ainda nada ocorreu. Mas, sobre o prédio da escola trouxe um assunto realmente absurdo. Pois o Estado lhe pediu para que ela prove que o prédio existe. Aí foi verificar que não tem Habite-se. Aí pediram uma prova, uma foto aérea anterior a 1996 onde já conste o prédio, para então obter a isenção. Que barbaridade!
Eleições 2020
O ex-prefeito, ex-vereador, pré-candidato a prefeito e presidente do Progressistas de Gramado, Nestor Tissot, emitiu uma nota oficial no sábado (2), para esclarecer boatos e repercussões das redes sociais. Ao que disse ontem à noite na Câmara o vereador Rafael Ronsoni, foi o secretário de Governo, o petista Júlio Dorneles, de Parobé, que fez o post em sua conta no Facebook. Segundo consta, ele disse que Nestor não poderá ser candidato por ter os direitos políticos cassados, por ser condenado em segunda instância (caso da compra do Centrinho Comercial, em frente à Vila Olímpica – Várzea Grande, para um posto de saúde, que nem se concretizou).
Nota Oficial
Diz parte da nota: “Com intuito de induzir o erro, provocar e disseminar o ódio, foi dito que Nestor Tissot estaria inelegível nas eleições 2020, o que de fato é MENTIRA. Em uma tentativa esdrúxula de ludibriar os eleitores, atentar contra a honra, dissimular a verdade e dignidade do ex-prefeito que muito trabalhou por Gramado, um secretário mentiu ao afirmar que “a pessoa condenada em segunda instância, pela legislação vigente torna-se ficha suja, sendo, portanto, inelegível”.
Resta esclarecer que na quarta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) rejeitou os embargos solicitados pela defesa do ex-prefeito Nestor Tissot quanto à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Gramado no que diz respeito à tentativa de aquisição de um prédio localizado no bairro Várzea Grande, onde funcionaria o novo Centro Municipal de Saúde. Uma movimentação que causou desespero em representantes da administração.
O mesmo Tribunal já havia reconhecido em maio de 2019, que não houve prejuízo ao erário, reduzindo inclusive a multa aplicada. Com a decisão dos desembargadores, a defesa irá recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília. Enquanto isso, os direitos políticos serão mantidos”.