Hoje cedo receberemos no Chimarrão & Atualidade o vereador Volnei Desiam, Volnei da Saúde, de Gramado. Ontem à noite ele fez uma série de apontamentos sobre os contratos de prestação de serviços entre o Hospital São Miguel e a Prefeitura, com aumento de valores nos repasses e significativa redução nos serviços prestados, segundo ele. A vereadora Rosi e o vereador Dr. Ubiratã também relataram que vêm recebendo reclamações sobre o atendimento na saúde. Para esclarecer melhor o assunto ele vem cedinho, às sete horas, bater um papo conosco.
Caxias não é Região das Hortênsias
A titular da pasta de Turismo no município de Caxias do Sul, Renata Aquino Carraro, participará da sessão ordinária do Legislativo caxiense de hoje (20). O comunicado foi feito ao presidente da Câmara, vereador Flávio Cassina (PTB), por meio de ofício assinado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). A secretária cumpre convocação do Parlamento para esclarecer tentativa de mudança de região turística a que a cidade pertence, que é da Uva e do Vinho, para Região das Hortênsias. O início da sessão é às 8h30 e a previsão do seu manifesto é às 10h. Estamos acompanhando.
Convocatória do inexplicável
Entre outras perguntas, os vereadores querem saber de onde surgiu essa ideia e qual o benefício que traria para o Município. Perguntas estas, que nunca foram bem respondidas pelo Executivo, que insiste no pleito. Inclusive, entrou na Justiça contra uma liminar ganha pelo PDT de Caxias, que suspendia qualquer alteração no mapa turístico.
Andreia Rech vereadora
Na sessão de ontem dos vereadores de Gramado a vereadora Manu da Costa, titular da vaga obtida pela coligação entre o seu partido, o PRB e o PSDB, se licenciou do cargo por 15 dias para permitir que a tucana Andreia Rech assuma por este período a vaga.
Prinstrop e Piratini
Como obra pela mobilidade urbana o município está adquirindo (encaminhou projeto de lei aos vereadores para isso), uma área de terras para permitir que se faça a ligação destes dois bairros, da Rua Abramo Eberle (Piratini) com a Avenida Alphaville (Prinstrop). Boa iniciativa. Hora de ir além e ligar o Carniel ao Avenida Centralpara ser via alternativa à ERS.
Alvarás
O vereador Rafael Ronsoni sugeriu que a Prefeitura abra mão do habite-se para que cerca de 700 pequenas empresas possam obter o alvará de funcionamento e passar a contribuir, empregar e gerar renda. “São empresas que querem trabalhar, gerar empregos e renda, mas não deixamos”, expressou. Disse que obteve resposta da Prefeitura de que não poderia, mas ele questionou como isso é possível se toda a comunidade seria beneficiada, sendo que todos são do município. “Falta uma atitude, apenas de uma pessoa (o prefeito)”.
Parque da Turma da Mônica
É da empresária e vereadora Manu da Costa o Parque da Turma da Mônica. A pedra fundamental será inaugurada quinta-feira, junto ao Parque Tomasini, aproveitando a presença na cidade do fundador, criador da turminha, o cartunista Mauricio Araújo de Sousa.
Abrace o São Miguel
Desde ontem (19), camisetas da campanha estão sendo vendidas para angariar fundos para a instituição de saúde. Nos tamanhos P, M e G, cada unidade custa R$ 50 e o valor adquirido servirá para compra de equipamentos. O principal ponto de venda é o próprio hospital. Eu apoio!
Balões, não solte, não!
“Solte fogos e foguetes, mas balões não solte, não”, dizia São João, preocupado com os incêndios que os balões causavam. Atualmente, porém, com o aumento cada vez maior dos animais de estimação, até os foguetes estão sendo proibidos, para não causar estresse aos bichinhos, que se desesperam a cada estampido. O assunto ainda gera polêmica, mas já é um caminho sem volta que os fogos sejam silenciosos.
Só fogos sem barulho
Os vereadores de Gramado aprovaram, por unanimidade, ontem à noite, projeto de autoria conjunta entre o prefeito Fedoca e o presidente da Câmara, Rafael Ronsoni, que proíbe uso de fogos de artifício com barulho no território municipal. Assim, nem mesmo os espetáculos do Natal Luz poderão contar com um dos atrativos que elevou o evento natalino ao nível de ser um dos melhores do mundo.
Como vai ser
Sérgio Kosakoff, diretor do Iluminition, evento do Lago Joaquina, que substitui o inesquecível Nativitaten, Eu Sou Maria e nos dois últimos anos o Reencontros de Natal, que justamente se destacavam pela participação dos fogos, disse em entrevista à Rádio e Jornal Integração, dias atrás, que ainda não sabe como será com essa proibição.
Pioneirismo
Rafael Ronsoni destacou que em toda a história do município este foi o primeiro projeto assinado em conjunto pelo Executivo e Legislativo e a importância do cuidado do meio ambiente, dos animais e das pessoas. Para ele os turistas vêm para encontrar em Gramado, paz, tranquilidade e qualidade de vida e que esta atitude, de não soltar fogos barulhentos, vem a este encontro.
Atitude bem vista
Ainda há alguma polêmica e principalmente curiosidade em relação a esta novidade, mas de modo geral a iniciativa é bem vista. E o evento natalino deste ano e início de 2020 segue nos padrões tradicionais. Mas o jogo e o gol no futebol, a festa comunitária, de casamento, enfim, nossas emoções, em Gramado, não poderão mais serem expressadas com foguetes, decorrido o prazo de 180 dias (meio ano), quando a lei entrar em vigor.
Cultura
Sou do tempo em que as comunidade soltavam os foguetes bem cedinho nos domingos de festa para lembrar as comunidades vizinhas sobre o evento e acordar todos já no clima. Não era só para curtir, tinha uma simbologia de festa e confraternização e essa questão de utilidade pública até.
Hoje em dia está tudo mudado, até os traficantes passaram a usar os foguetes para avisar os usuários da chegada de “material”. Mas as comunidades também seguem utilizando os foguetes com a finalidade a que foram fabricados.