InícioColunistasImpressõesA confusão da vaga coringa e o futuro da Bronze

A confusão da vaga coringa e o futuro da Bronze

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 04/06.

Bueno, gurizada, vocês lembram daquele rolo que eu trouxe aqui na coluna sobre possíveis mudanças na Série Bronze, né? Pois agora o DMEL veio a público botar os pingos nos “i” e explicar direitinho como vai funcionar o regulamento a partir de 2026. E olha, tem detalhe ali que se o vivente não prestar atenção, se perde mais que cusco em dia de rodeio.

Pra começar, a famosa “vaga coringa” já é conhecida de todos, correto? O que vai mudar, de fato, é que ela deixa de ser pra atleta 35+ e passa a ser pra 40+. Ou seja: nada de surpresas de última hora. O que muda mesmo é a idade do veterano permitido.

Cada time da Bronze tem direito a uma única vaga especial, e pode escolher usar essa vaga de duas formas:

  1. Pra um jogador de até 18 anos que já tenha disputado a Série Prata ou a Série Ouro.
  2. Ou pra um jogador Master 40+ que também tenha atuado na Prata ou Ouro.

Não tem essa de botar os dois. É um ou outro. Só um.

Agora, se o Master 40+ (ou o piazito sub-18) quiser jogar a Bronze sem ocupar essa vaga especial, por estar na Série Ouro, por exemplo, aí tem que seguir a tal da quarentena boleira: ficar dois anos sem jogar, ou seja, sem atuar em uma edição da ouro e uma da prata. Só no terceiro ano é que o vivente pode voltar e jogar a Bronze como “comum”, sem queimar a vaguinha coringa. É tipo escada: da primeira para a segunda, e da segunda para a terceira, sem pular.

O DMEL mandou a real na nota:

“Com o fim das categorias Sub-17 e Sub-20 por questões de calendário e estrutura, muitos atletas atualmente saem do Sub-15 diretamente para a Série Bronze. […] Em 2025, já observamos essa transição com muito sucesso, com quatro equipes jovens participando da Série Bronze, entre elas a campeã GDE, que contou com destaques como Vini Tomazi e José Henrique Borges, ambos com 16 anos […]”

Ou seja, a ideia é transformar a Bronze numa vitrine pros guri novo, mas sem fechar as porteiras pros veteranos que ainda tão com gasolina no tanque.

O DMEL ainda falou que está trabalhando pra reforçar o Campeonato de Veteranos, talvez com todos contra todos, como a galera pede há tempos. Com um calendário mais ajeitado, 2026 pode vir com novidade nesse campo também.

Reforçando, não vai mais ter aquele pega-ratão de jogar a Primeira num ano e já cair na Bronze no seguinte. Jogou a Primeirona (Série Ouro)? Ano seguinte tu, em teoria, é jogador da Prata. Quer ir da Ouro pra Bronze sem usar a vaga coringa? Dois anos fora.

Tem muita gente insatisfeita com a decisão. E aí? Qual é a tua opinião sobre isso?

Gralha bufando contra a Saúde

Mudando de cancha, mas ainda no Canela, o vereador Leandro Gralha (MDB) usou a tribuna da Câmara para “sentar a pua” no secretário de Saúde, Jean Spall — sem citar o nome, mas sem fazer mistério para ninguém. Gralha, que foi secretário na gestão passada, não economizou no tom nem nas palavras:

“Se o secretário de Saúde é incompetente não é de hoje. Ah, mas o Gralha está falando isso. O Gralha está falando por quê? Já estou aqui, já é a terceira vez que eu estou aqui (como vereador). O secretário já foi secretário do MDB, já foi secretário várias vezes. E o que ele conseguiu fazer? Vamos fazer uma regressão rápida aqui. Ah, mas o vereador está falando isso. Está visível. Comentei na comissão, não é, vereadora? Com as reclamações que nós estamos recebendo, todos estão recebendo, e a comunidade está falando.

Como que a pessoa vai em um postinho de saúde e não tem atendimento? Onde é que eles vão? Hospital! A pessoa que trabalha em um restaurante, em um hotel, ele vai chegar em casa às 17h, às 18h, o postinho está fechado, ele vai para o hospital. Isso é o normal da cidade de Canela. Mas agora, indo no postinho de saúde, agora a gente sabe que não tem mais dentista. Por quê? Volto a dizer, incompetência do secretário.

Esse dia eu até comentei com o meu presidente: bah, presidente, eu queria te ver lá de secretário da Saúde, mas eu retiro. Eu retiro, porque eu não quero te ver lá. Eu gosto de ti, e do jeito que está lá, o senhor não vai conseguir voltar.

Hoje eu estava conversando com os servidores da Saúde, está difícil lá dentro. A falta de comunicação. Não adianta o nosso prefeito estar correndo para cima e para baixo, Porto Alegre, Brasília, se a gente não tem um secretário que está dando a resposta. O secretário de Trânsito está aqui, está dando a resposta necessária. A secretária da Educação está dando a resposta. Todos os outros secretários estão dando resposta. Somente a Saúde que tem reclamação na rede social, como foi falado. O povo vai aonde? Na rede social. Vocês veem eles falar do Trânsito? Vocês veem eles falar da fiscalização? Vocês veem eles falar da Educação. É Saúde! É Saúde!

Volto a dizer, um incompetente que fez parte do governo do MDB, meus vereadores. Não fui eu que tirei ele, quem tirou ele foi o ex-prefeito. O porquê? Agora não adianta dizer, ah, o prefeito me tirou, porque… Por que o prefeito te tirou? Tu não deu resposta. E o prefeito Gilberto Cézar vai fazer o mesmo. Se o secretário não dá resposta, ele vai trocar.”

Foi um estouro, daqueles que se escuta até lá na pracinha. E a crítica foi direta: sem atendimento nos postinhos, sem dentista, sem resposta da pasta. Disse ainda que a saúde virou alvo das redes sociais porque é a única que não dá retorno, enquanto os outros secretários tão dando conta do recado.

É esperar pra ver se o prefeito Gilberto Cézar vai seguir o conselho — ou se segura o tranco e banca o time até o fim do campeonato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido