GRAMADO – Marco na história do município, o Colégio Estadual Santos Dumont comemorou, ontem (27), 89 anos. Em quase nove décadas, a escola foi responsável por preparar mais de 20 mil estudantes para o futuro. Grande parte dos moradores do município passaram pelas salas de aula do colégio e contribuíram para a consolidação do Santos Dumont. Hoje, 774 alunos frequentam o colégio todos os dias e constroem novas histórias.
A comemoração dos 89 anos do colégio contou com uma cerimônia aberta em frente à escola na manhã de ontem. A banda marcial do Santos Dumont foi responsável por animar os estudantes com a execução dos hinos e, até mesmo, com um Parabéns pra Você. Balões e faixas comemorativas também fizeram parte da ação. A organização foi realizada pelos alunos do colégio e pelo Grêmio Estudantil Machado de Assis.
Conforme a diretora Michele, a proposta da iniciativa foi despertar o espírito de coletividade entre os alunos, além de resgatar o histórico da escola. “O propósito principal foi retomar a história do colégio. Muitas pessoas procuravam a escola para saber há quantos anos ela existia, e percebemos que essa história estava se perdendo. Por outro lado, também buscamos colocar os alunos como parte central dessa história. E, assim, tentar construir uma nova tradição de comemoração aqui dentro, porque ano que vem já será um outro grande marco, de 90 anos”, afirma.
Localizada na rua São Pedro, no Centro de Gramado, a escola oferece turmas para ensino fundamental e médio nos turnos da manhã, tarde e noite. São 60 professores que atuam na formação desses quase 800 alunos, além da equipe diretiva formada pela diretora Lilian Michele Fioreze de Moura, pelas vices Catia Pastorino Mendes, Mariângela Velho Brolini e Luana Borges Manea, pela supervisora Alline Mendes Batista Biberg, pela financeiro Ketlin Taiane Nunes Pereira Campos e pela orientadora Classinir Broilo.
Mesmo já cursando o ensino superior, o músico Gabriel de Castilhos Drecksler, de 22 anos, ainda participa da banda marcial do Santos Dumont. Há cinco anos, ele é trompetista e solista, e considera a banda um instrumento social muito importante. “Tanto para formação pessoal, seja nos valores éticos de convívio em grupo até a formação de caráter dos integrantes, quanto para minha formação profissional, como músico e professor. Tenho a oportunidade de compartilhar essa arte com jovens ingressantes na música, como ter também a honra de ter aulas com o Heitor, que é um baita profissional e uma pessoa ímpar”, frisa.
Para Gabriel, o Santos Dumont é uma instituição marcante para Gramado e a história de quase 90 anos é símbolo de luta pela educação. “Grande parte da sociedade gramadense teve sua educação básica formada nessa escola. Merece todo o nosso respeito. Devemos trabalhar todos juntos para tornar uma escola melhor todos os dias, assim como todas as escolas do município. Em tempos onde a educação não é visada como prioridade pelos nossos representantes governamentais, cabe à comunidade escolar lutar contra esse revés e por um país melhor no futuro”, salienta.
Histórico – Fundada em 27 de maio de 1930, a escola era inicialmente chamada de Grupo Escolar de Gramado. Dez anos depois, passou a ser chamada de Grupo Escolar Santos Dumont. Na década de 1940, a escola funcionava em instalações na rua Madre Verônica. Já em 1963, foi criado o Ginásio Estadual de Gramado, com funcionamento independente do Grupo Escolar Santos Dumont. Em 1971, criou-se o Curso de Grau Colegial Secundário, fazendo com que o Ginásio Estadual fosse denominado como Colégio Estadual de Gramado.
Apenas em 5 de fevereiro de 1979, foram unificados os dois cursos estaduais, formando a Escola Estadual de 1° e 2° Graus Santos Dumont, que foi reconhecida oficialmente em 23 de julho de 1980. Após essas diversas denominações, em 31 de maio de 2000 a escola passou a adotar a nomenclatura atual.
Sou Eliete professora de Arte da rede municipal de educação , do ciclo 1 e 2 aqui em Campinas, São Paulo.
Tendo a pedagogia Freinet como nossa referência, gostaríamos de convidar seus alunos para trocarem desenhos com os nossos alunos num projeto de “Arte Postal”, onde nossos alunos fariam postais , desenhando os lugares mais característicos da nossa região e nós os mandaríamos virtualmente para vocês junto com um modelo em pdf do postal em branco para você imprimir para os seus alunos poderem desenhar o que tem de mais característico aí onde moram e depois de fotografados seriam enviados para os nossos alunos que estão estudando as várias regiões brasileiras para descobrirem sua identidade brasileira e aprenderem que as diversidades do nosso Brasil tem suas belezas e merecem ser respeitadas e preservadas.
Você gostaria de participar? Meu contato é 19 996092628