CANELA – O esporte tomou conta do Parque do Lago no sábado (7), com a realização dos Torneios de Duplas de Vôlei Masculino e Feminino e de Pênaltis. O evento marcou a abertura oficial do calendário esportivo de 2026 em Canela e reuniu atletas, famílias e moradores de diferentes bairros da cidade.
Ao todo, participaram das disputas 12 duplas no Vôlei Masculino, seis duplas no Vôlei Feminino e 33 duplas no Torneio de Pênaltis, reunindo atletas e público em uma manhã marcada pelo esporte e pela integração.
O diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), Marcelo Savi, destacou a grande participação do público e o sucesso da competição, que neste ano registrou recorde de inscrições.
Segundo ele, o torneio é um dos eventos mais aguardados do início da temporada esportiva no município. “O campeonato de pênaltis e o torneio de duplas de vôlei sempre são um sucesso. Este ano tivemos um número recorde de participantes, o maior já realizado até agora em Canela”, afirmou.
Além da disputa esportiva, o evento teve forte caráter de integração comunitária. De acordo com Savi, o torneio permite que pessoas que normalmente não participam das competições municipais também tenham a oportunidade de entrar em quadra. As competições tiveram também caráter solidário. Como forma de inscrição, cada dupla doou 10 quilos de alimentos não perecíveis. Foram arrecadados cerca de 550 quilos de alimentos, que serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação para posterior distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade.
“É uma competição democrática. Tem gente de todos os bairros, da zona rural e do centro participando. No vôlei, por exemplo, muitas duplas se formaram apenas para jogar o torneio. O importante não é ganhar, é participar, além de ajudar de forma solidária as pessoas que mais necessitam”, ressaltou.
A disputa de pênaltis também chamou atenção pelo clima familiar, reunindo duplas formadas por pais e filhos, tios e sobrinhos, tornando o evento ainda mais descontraído. “O esporte serve para isso: confraternização e união. Aqui vemos famílias inteiras participando e torcendo juntas”, completou o diretor.

Calendário esportivo
Durante a entrevista, Marcelo Savi também adiantou algumas das próximas competições previstas no calendário esportivo do município. Entre elas estão os campeonatos de vôlei feminino, canastra e a terceira divisão do futebol municipal, além do retorno de modalidades tradicionais como bocha, bolão e o veterano de campo.
As inscrições para algumas dessas competições já estão abertas e a expectativa da organização é de mais um ano de grande participação.

Esporte como integração
Os jogos no Parque do Lago ocorreram ao longo de todo o dia, reunindo grande público que acompanhou as partidas e prestigiou os atletas. A movimentação reforçou o papel do esporte como ferramenta de integração social e lazer para a comunidade.
“O convite fica para que a população participe e prestigie. Esses eventos são feitos justamente para unir a comunidade, reunir amigos, famílias e fortalecer o esporte em Canela”, concluiu Marcelo Savi.












