Coluna publicada no dia 23/12.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, esteve na redação do JI na manhã de ontem. Em entrevista ao vivo, falou sobre as mais diversas obras e ações do município, realizadas em 2025 e projetadas para 2026. Aqui neste espaço já faz uma semana que venho trazendo detalhes apresentados nessa fala do prefeito no Jornal e, já na semana passada, quando da coletiva que concedeu. Também nesta edição estamos trazendo alguns pontos destacados e, nos próximos dias, seguiremos pinçando informações contidas ali que percebemos serem de relevância. A live está salva na página do Facebook do JI e recomendo fortemente que todos assistam.
Esclarecimentos
O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, não pôde vir hoje pela manhã, conforme estava marcado. A assessoria mandou mensagem dizendo que surgiu um compromisso. Chamei o prefeito no WhatsApp hoje à tarde para tentar remarcar, mas ele não havia respondido até o fechamento da coluna. De todo modo, seguimos à disposição. Acho que seria muito bom o prefeito vir conversar com nossa imensa audiência para termos noção de como foi esse primeiro ano e conhecer os planos para 2026.
Raspa do taxo
Como já é tradicional, o prefeito Nestor vai a Brasília na semana que vem para tentar alguma verba de fechamento de gestão que esteja disponível. Se algum outro prefeito, entre os 5.570, bobeou e terá de devolver recursos por erro de projeto, Gramado aproveita. É a perspicácia de quem está no quarto mandato. Quem está iniciando e não olhar para esses exemplos pode estar perdendo oportunidades importantes.
Incansável
Um dos objetivos do prefeito Nestor nessa viagem é o asfaltamento da Linha Hörlle. Ele tem uma carta da União e outra do Estado na manga, mas já adiantou que, se nenhuma dessas der certo, vai executar o trecho com recurso próprio. Ao todo, para 2026, são 11 quilômetros que o prefeito quer fazer no interior:
- Linha Hörlle – 3,5 km
- Linha Tapera – Trecho 6 – 1,6 km
- Linha Ávila Alta – Trecho 3 – 1,6 km
- Morro Agudo – Trecho 1 – 2,8 km
- Pedras Brancas – Trecho 2 – 1,4 km
- Linha Marcondes – Trecho 5 – Projeto em desenvolvimento
- Linha 15 – Projeto em desenvolvimento
- Linha Moreira – Projeto previsto
6 km são para logo
Outros seis quilômetros já estão com a infraestrutura pronta, e o capeamento asfáltico deve ser iniciado em janeiro e fevereiro:
- Rua José Inácio Andreis (Olaria) – 1,3 km
- Rua Alcino Sthal – 1,8 km
- Rua Idalina Swaizer – 1 km
- Rua na Linha Marcondes – 800 m
- Rua Golf Club – 1 km
Sem apontamentos
Os vereadores de Canela chancelaram mais dois anos de prestação de contas do governo Constantino. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou-as por unanimidade e, assim, também passaram na Câmara.
Diabetes
Dois projetos em defesa da população que sofre com a doença foram aprovados na sessão de ontem pelos vereadores de Canela. Um deles, de autoria do vereador Roberto Danani, obriga os médicos, ao consultarem um paciente com diabetes, mesmo que seja por outros motivos, a avaliar seus pés, para observar sinais da doença e evitar amputações pelo agravamento. Outro projeto, de iniciativa do vereador Adir Denardi, garante treinamento para familiares e cuidadores sobre a aplicação da insulina.
É estranho que tais leis sejam necessárias, mas, se os vereadores as aprovaram, é porque são importantes. Roberto, aliás, vem narrando a situação de seu pai, que passou por três amputações.
Praças e espaços públicos
Projeto de lei aprovado ontem autoriza o município a buscar parceiros para adoção de espaços públicos, como praças. O “Amigo de Canela” cuida, deixa bonito e, em troca, coloca sua marca em local discreto. Gramado já adota esse modelo há alguns anos.
Código tributário
Canela também aprovou, através de seus vereadores, na última sessão do ano, ontem à noite, projeto que prevê alteração do artigo 47 do Código Tributário Municipal, objetivando positivar a incidência do ISS sobre os serviços de hospedagem quando intermediados por plataformas digitais. Gramado também seguiu esse caminho em projeto aprovado pelos vereadores na semana passada.
O cheiro de Brasília
Está insuportável. Poucos escapam. Está difícil saber para onde correr. Pelo menos dois ministros do STF estão diretamente envolvidos no escândalo do Banco Master. E ainda nem esclarecemos o caso Frei Chico, dos ladrões do INSS. Para piorar, o líder da oposição foi flagrado com quase quinhentos mil reais em casa, em um saco de lixo preto.
Transporte escolar
Como a secretária da Fazenda disse, quando a situação aperta é preciso atender às prioridades. Porém, acredito que a administração pode voltar atrás na ideia de cobrar parte do transporte escolar dos universitários. É pouca economia para o que significa. São 600 estudantes que custam 2,77 milhões, em um orçamento de 570 milhões. Pelo efeito que causa junto aos estudantes, não vale a pena. Espero que o governo repense.
Show de drones
Foi bonito. Teve grande divulgação e boa repercussão. As imagens correram o Brasil.
O maior do mundo

No sábado à noite, o Natal Luz de Gramado recebeu oficialmente o certificado do Guinness World Records como o Maior Natal do Mundo. A cerimônia ocorreu no Serra Park, antecedendo o espetáculo Nativitaten. Além da presença de autoridades como o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o evento prestou uma homenagem especial aos seus fundadores. Pedro Henrique Bertolucci (prefeito na época) e Luciano Peccin (então secretário de Turismo), que deram início ao projeto há exatos 40 anos, foram ovacionados durante a premiação.
Na foto, Luciano Peccin, com a esposa Marlene e Pedro Henrique Bertolucci. À coluna, Peccin confidenciou que ainda está magoado pelo que ocorreu em 2011, quando ele e sua família foram afastados do evento e tratados como bandidos.












