Mobilização

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 18/11.

Como disse a vereadora Professora Denise, o Estado preocupa-se em justificar o projeto dos novos pedágios, mas não compartilha da mesma percepção que nós, usuários. Se fosse diferente, não estaria lançando o edital. Será difícil demover o Governo, pois houve todo um “estudo” e articulação até chegar a este ponto. Somente uma força muito grande poderá alterar o quadro que se apresenta. Realizar a audiência pública às 9h30min é uma estratégia de esvaziamento: o povo, que gostaria de protestar a plenos pulmões, está preso ao horário de trabalho e não consegue participar. Pelo menos, nossas lideranças e representantes eleitos, se fizeram presentes em grande número.

Além disso, já faz quase trinta anos que pagamos pedágios para todo o nosso ir e vir, sem nunca termos estradas realmente respeitáveis. Pelo contrário, a precariedade é generalizada. É perigoso trafegar pela maioria delas, sem acostamento e com pistas simples. Como sempre, o discurso oficial é de que, “se” aprovarem mais pedágios, as estradas serão duplicadas e melhoradas — promessa que nunca se concretiza.

Kenia dá tchau

Tornou-se público hoje a saída da secretária de Turismo de Canela, Kenia Jaeger, no fim do mês. Vai ficar até o fim do mês para fazer a transição. Ela confirmou a informação ao Integração.

É uma luta essa do Governo, acertar o ponto nesta secretaria. Primeiro é de fato complexa, especialmente pelo formato das contratações. Contratar serviço através do Executivo é bem complicado. Serviços como artistas, projetos de decoração, enfim, itens difíceis de licitar. Tanto é que essa secretaria vive o caos desde muito tempo. E segue assim e seguirá assim, até alguém entender que não são as pessoas, mas sim, o sistema.

Athos será o próximo

Como a transição é amigável, eis que a Kenia vai ficar até fim do mês, é certo que o próximo será o adjunto, Athos Cunha. Assim como foi com ela que ascendeu deste cargo na queda de Rafael Carniel, em maio passado. Athos, porém, é o primeiro dos três que estava diretamente envolvido na campanha para a eleição do Prefeito, é morador da cidade e de ora em diante o caldo será mais grosso. Fritar um home desse tamanho pode contaminar muito mais gente.

Luciano Perotoni

O presidente da APAE utilizou a Tribuna do Povo na sessão da Câmara de Canela realizada ontem à noite. Chama atenção o crescimento expressivo no número de alunos da Rodolfo Schlieper: de 136 em 2023 para 239 atualmente. A distribuição por faixa etária é a seguinte: de 0 a 6 anos, 76; de 7 a 12 anos, 74; de 13 a 18 anos, 48; e 45 adultos.

Após a sessão, conversei com o presidente para entender sua impressão sobre o motivo desse aumento. Ele explicou que se deve, sobretudo, à ampliação do quadro de profissionais de diversas especialidades. Em 2023 eram apenas seis; hoje já são 20. Como destacou em sua fala na tribuna, este é um excelente destino para os vereadores aplicarem os recursos de suas emendas — um investimento realmente bem empregado.

Também me marcou a fala de Perotoni, que demonstrou todo o seu amor pela função. Foi emocionante ouvi-lo.

Gramado aprova

Em Gramado, os projetos de lei do Governo costumam ser aprovados com facilidade, sem grandes resistências. Pelo menos até surgir mais um de repasses à Gramado Turismo. Ontem, foram aprovados dois projetos relevantes: o primeiro autoriza o município a receber dois milhões de reais da Oceanic, como contrapartida pela instalação de um parque aquário. O valor será destinado ao ginásio da Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho. O segundo projeto permite ao município utilizar recursos do Fundo de Impacto de Vizinhança para o pagamento de aluguel social — verba que, originalmente, deveria ser destinada apenas à habitação. Esse fundo também é gerado por empresas que pagam contrapartida quando o empreendimento é de até 4 mil metros quadrados.

A vivência ensina

Os alemães que vieram para a COP30 disseram estar aliviados e felizes ao retornar ao seu país. A conferência acabou sendo uma péssima propaganda para o Brasil sob o governo Lula — uma lástima, comparável ao que ocorreu na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. Ainda assim, há alguns que certamente se beneficiarão muito bem desse cenário. Acostumado ao estilo de Olaf Scholz, que vinha aqui puxar o saco, Lula se queixou de Frederic Melz.

Preso já está

Publicado o acórdão, haverá ainda uns dias e em seguida, será decretado o cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro. Ele está sendo usado como exemplo para todos nós. Mesmo sem uma causa justa, vai preso para que sejamos silenciados diante de atos ditatoriais.

Que a situação tenha chegado a esse ponto, em parte, culpo sim o ex-presidente Bolsonaro: ele ameaçava, instigava, mas não agia — e acabou não agindo. Agora, paga igual ou até mais caro.

Quando a coisa preteia

Estamos acostumados a ouvir as bravatas do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, contra os Estados Unidos. Até poucos dias atrás, mostrava-se entusiasmado, sempre em tom de ameaça. Agora, diante da situação que começa a se complicar para o seu lado, aprendeu até a falar e cantar em inglês, dizendo que quer paz e não deseja guerra.

Perguntinha

Porque a Kenia está deixando a secretaria de Turismo de Canela?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido