Coluna publicada no dia 06/11.

O investimento em ações sociais é, antes de tudo, um investimento em pessoas. Em um mundo onde tantas oportunidades ainda são desiguais, é nas iniciativas comunitárias que muitas crianças, adolescentes e seus familiares encontram o apoio e o estímulo necessários para mudar suas próprias histórias. A importância do social está justamente aí: na transformação na vida das pessoas e para melhor.
Acolhimento
Um exemplo claro disso é o Centro Social Padre Franco, em Canela. Um espaço que há anos se tornou referência em acolhimento, formação e desenvolvimento humano. Ali, o tempo livre das crianças e adolescentes ganha significado. São diversas atividades realizadas no contraturno escolar como esportivas, educacionais, culturais e artísticas, entre outras, que não apenas ocupam o tempo, mas ampliam horizontes.
Inovação
Recentemente, o Centro deu mais um passo à frente ao criar um projeto de Robótica, uma iniciativa inovadora que coloca a tecnologia como ferramenta de aprendizado e inclusão. O grupo participou da Mostratec, em Novo Hamburgo, levando o nome de Canela e mostrando que talento e criatividade não dependem de origem, mas de oportunidade. Esse é o tipo de projeto que mostra o quanto o investimento social é capaz de gerar resultados concretos, despertando sonhos e abrindo portas.
Bem-estar da garotada
Além das oficinas e projetos, o Centro Social Padre Franco garante alimentação de qualidade, acompanhamento e afeto, pilares que sustentam o desenvolvimento integral dos jovens. Tudo isso é resultado do esforço coletivo: educadores dedicados, voluntários engajados, gestores comprometidos e apoiadores que acreditam que vale a pena investir no social.
Necessidade de apoio
Mas é preciso reforçar: sempre há necessidade de mais apoio. Mais empresas e pessoas da comunidade precisam conhecer de perto o trabalho realizado ali. Uma visita basta para perceber o impacto e o valor humano que o Centro Social Padre Franco entrega todos os dias.
Transformação
Quando uma criança sai da entidade, sai transformada. E essa transformação cada jovem que encontra um caminho melhor representa um futuro mais promissor para todos. Por isso, Canela precisa de mais “Centros Sociais como o Padre Franco”. Porque investir no social não é caridade, construir uma cidade mais justa, humana e com esperança renovada a cada nova geração.
Transporte irregular

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, em parceria com a Brigada Militar (BM), realizou na noite de ontem, quarta-feira (5), uma operação visando o combate ao transporte irregular de passageiros. A ação foi desencadeada devido ao grande fluxo turístico na cidade, com a realização do 40º Natal Luz e do Festuris. Conforme o secretário Tiago Procópio, o objetivo é evitar o transporte clandestino, já que estes veículos podem colocar em risco os passageiros pela falta de inspeções de segurança regulares, além da cobrança abusiva de tarifas.











