InícioEVENTOSGramado e CanelaAfroturismo ganha protagonismo no 37º Festuris

Afroturismo ganha protagonismo no 37º Festuris

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos eventos mais importantes do setor na América Latina, chega à sua nova edição com uma proposta ainda mais plural e transformadora. Uma das novidades deste ano é a ampliação do Espaço LGBT+ que passa a abraçar novas formas de turismo inclusivo como, por exemplo, o Afroturismo, e vai sendo reconhecido como Espaço Diversidade.

Com o fortalecimento de iniciativas de valorização da cultura afro-brasileira e o crescimento do interesse por experiências autênticas e socialmente responsáveis, o afroturismo ganha visibilidade estratégica no cenário nacional e internacional. O Festuris 2025 acompanha essa tendência global ao abrir espaço para debates, conexões de negócios e vivências que exaltam a ancestralidade negra e o protagonismo de afroempreendedores.

“Estamos vivendo um novo momento no turismo. A diversidade é uma pauta que merece atenção e para o turismo se trata de uma oportunidade real de desenvolvimento econômico, inovação e justiça social. O Espaço Diversidade surge para refletir essa mudança”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Afroturismo: turismo com identidade e propósito

O afroturismo é uma tendência que movimenta e conecta os visitantes às raízes da cultura afro, promovendo experiências imersivas que passam por roteiros históricos, manifestações culturais, vivências em comunidades quilombolas, religiosidade, gastronomia e empreendedorismo negro.

A presença do tema no Festuris acontece em um momento de fortalecimento do segmento. Em parceria com a Unesco, o Ministério do Turismo está realizando um mapeamento nacional do afroturismo, que visa reunir informações sobre rotas, destinos, produtos e eventos protagonizados por afroempreendedores. A iniciativa compõe o Programa Rotas Negras, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras por meio do turismo.

O crescimento do setor, impulsionado por movimentos como o Black Lives Matter e pelo aumento da consciência social entre os viajantes, torna o afroturismo uma poderosa ferramenta de valorização cultural, empoderamento e geração de renda para comunidades negras.

ESPAÇO DIVERSIDADE – Ampliar o Espaço LGBT+ para Diversidade representa um avanço significativo na forma como o turismo é apresentado e debatido no Festuris. O ambiente será dedicado à promoção de ações inclusivas que representem as diferentes identidades e possibilidades de atuação no setor, incluindo o afroturismo, o turismo LGBTQIA+, o turismo indígena, o turismo acessível, entre outros.

“O turismo é um reflexo da sociedade, e a sociedade é diversa. O Festuris compreende isso e oferece um espaço onde todas as vozes podem ser ouvidas e respeitadas, promovendo inovação e inclusão de forma genuína”, ressalta Zorzanello.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...
error: Conteúdo protegido