InícioGeralGramado e CanelaCanela recebe Mostra Consciencine com cinema indígena e programação gratuita

Canela recebe Mostra Consciencine com cinema indígena e programação gratuita

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O projeto Canela Cineclube apresenta neste mês a Mostra Consciencine, iniciativa realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. A programação encerra as atividades do projeto Conciencine, que promove o cinema como ferramenta de reflexão social, ambiental e cultural no município.

Com uma curadoria especial dos cineastas indígenas Morzaniel Ɨramari Yanomami (Acre) e Patrícia Ferreira Pará Yxapy Mbya Guarani (Missões), a mostra propõe uma imersão na cinematografia indígena e em temáticas voltadas à diversidade cultural, questões ambientais e sociais.

Morzaniel Ɨramari Yanomami é do estado do Acre. Crédito: Divulgação

Serão cinco dias de exibições e debates, realizados tanto em aldeias indígenas Kaingang e Mbya Guarani. A proposta é integrar diferentes públicos em um espaço de discussão, crítica e experimentação cinematográfica.

Programação aberta ao público

As sessões abertas e gratuitas acontecem sexta-feira (17) e sábado (18), às 18h, no Espaço Nydia Guimarães, no Centro. A cada noite, serão exibidos cinco curtas e um longa-metragem, totalizando cerca de três horas de projeção, com intervalo para café e debate final às 21h.

Na sexta, o destaque é o filme “Fuá, o Sonho”, produção das mulheres Kaingang de Canela, vencedora do prêmio de Melhor Direção na Mostra de Curtas-Metragens do Festival de Cinema de Gramado 2025, além de “A Queda do Céu”, premiado filme Yanomami reconhecido internacionalmente em Nova York.

Já no sábado (18), a programação traz o curta “Itsuni Uguno: A febre da mata” e o longa “Yõg Âtak: Meu pai, Kaiowá”, que exploram o olhar indígena sobre identidade e território.

Sessões nas aldeias

Entre domingo (19) e terça-feira (21), a Consciencine realiza sessões fechadas, exclusivas para o público indígena, nas aldeias Kaingang e Mbya Guarani. As exibições ocorrerão nos idiomas dos povos locais, com mediação dos caciques durante os debates.

Curadoria e coordenação

A seleção dos filmes foi feita pelos curadores Morzaniel Ɨramari, cineasta Yanomami e três vezes vencedor do Kikito no Festival de Gramado, e Patrícia Ferreira (Pará Yxapy), professora, realizadora audiovisual e fundadora do coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A coordenação de conteúdo é de Izaias Reginatto da Costa.

Com entrada franca e programação diversa, a Mostra Consciencine 2025 reforça o papel do cinema como ponte entre culturas, convidando o público a ouvir e enxergar o mundo pela lente dos povos originários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido