REGIÃO – O setor industrial gaúcho e de todo o Brasil está em contagem regressiva para adquirir mais conhecimento, fomentar negócios e conhecer as tendências da indústria. Isso porque faltam cinco dias para o início da Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina. Em sua 34ª edição, o evento, realizado pelo Sebrae RS e pelo Sistema Fiergs, começará na próxima terça-feira (14). Com a aproximação da data, as visitas técnicas dos organizadores ao Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, local onde a Mercopar vai acontecer, têm se intensificado, e a montagem da estrutura já teve início no dia 27 de setembro.
Cerca de 2 mil trabalhadores estão se empenhando para que tudo esteja pronto para o evento. Segundo o vice-presidente do Sistema Fiergs Ubiratã Rezler, existe todo um cronograma com etapas para atender a toda a demanda da feira. Nos primeiros dias de montagem, o trabalho foi de marcações do espaço que será utilizado e destinado para cada setor e estande da feira. Com o passar dos dias, as equipes passaram a se concentrar também na instalação de internet e ar comprimido, além da parte elétrica e hidráulica.
“Obedecemos ao cronograma logístico e vamos escalonando o trabalho para melhor organizar a feira. Por exemplo, são muitas máquinas que serão utilizadas e precisamos de uma inteligência de montagem, para a entrada dessas máquinas e sua montagem e testagem. Temos consultorias sobre normas como NR12 e NR18 voltadas para a segurança de todos os trabalhadores e visitantes”, comenta.
A 34ª edição da Mercopar terá mais de 500 expositores e 60 startups, com empresas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A organização já comercializou 100% dos espaços destinados aos expositores, e também haverá participação de empresários da China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.
Luiz Carlos Bohn, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, diz que a expectativa aumenta nestes dias que antecedem a feira. Ele comenta que são esperadas mais conexões entre grandes e pequenas empresas, além de negócios e difusão de inovações. “A Mercopar busca aproximar os participantes do que há de mais inovador e do que é tendência e solução para a indústria. É voltada a um público gerador de negócios e interessado em conteúdo técnico qualificado”, afirma.
Para o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, a edição de 2025 da Mercopar será um marco tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Brasil. “A feira se consolida como principal vitrine da indústria e da inovação industrial na América Latina. É uma chance de gerar negócios, estabelecer parcerias estratégicas, atualizar-se sobre tendências e fortalecer a presença das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e inovador”, diz.
Saiba mais
34ª Mercopar
Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h
Público: maiores de 18 anos, ligados à indústria
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)
Inscrições gratuitas no site: http://mercopar.com.br